Conexões matemáticas através dos padrões : Uma abordagem globalizante no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1925 |
Resumo: | O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II está subdividido em três partes. A primeira parte do documento refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda descreve-se o estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de PES II e, na última parte, apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O presente estudo tinha como principal objetivo compreender o contributo da exploração de padrões na aprendizagem em diferentes áreas e domínios do currículo, por crianças em idade pré-escolar. Com base neste problema foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) quais as potencialidades de tarefas desta natureza?; e (2) quais as dificuldades evidenciadas pelas crianças na resolução de tarefas desta natureza?. No âmbito deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, estruturada num estudo de caso, desenvolvido com o grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Este grupo era constituído por vinte e duas crianças, de cinco e seis anos de idade. Os dados foram recolhidos através de diferentes técnicas, nomeadamente: observação, entrevistas, gravações áudio/vídeo e documentos de natureza diversa. Foi construída uma sequência de quatro tarefas, tendo por base uma perspetiva integradora, associando a matemática, através da exploração de padrões, a outrasáreas/domínios do currículo. Ao analisar os dados foi possível verificar que as crianças, através deste tipo de tarefas, se sentem motivadas e desafiadas, descobrindo padrões em diferentes contextos. Estas tarefas permitiram realizar aprendizagens no domínio da Matemática, mas também na Expressão Plástica, na Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, na Expressão Musical e na Área do Conhecimento do Mundo. |
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