Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Fernando Miguel Farinha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30069
Resumo: A força de vendas das seguradoras em Portugal está assente na tradicional rede de agentes, que de uma forma geral ainda adotam abordagens de venda pouco digitais. Os desenvolvimentos tecnológicos e as novas tendências de consumo, com grande enfoque no e-commerce, reforçados pela pandemia Covid, alteraram significativamente a forma como os consumidores pesquisam e compram produtos e serviços e os seguros não ficaram imunes a este fenómeno. Identificou-se a necessidade de operar uma transformação digital na rede de agentes da seguradora Alfa, com a elaboração de um plano de ação, sendo este o principal objetivo do trabalho. Foi feita uma revisão da literatura sobre o tema e sobre as melhores práticas, e um levantamento de todas as ferramentas disponíveis e a sua aplicabilidade na venda de seguros. Depois foi realizado um inquérito junto da rede de agentes da seguradora para identificar o estágio digital em que se encontram e percecionar a sua recetividade para novas ferramentas e novos métodos de trabalho. Concluiu-se que o nível de formação e de literacia digital é de uma forma geral reduzido, tanto da rede de agentes como da estrutura comercial da Seguradora. É necessário formar, introduzir novas ferramentas e abordar a transformação digital de uma forma holística, envolvendo todas as estruturas da empresa. A implementação deste plano vai contribuir para uma melhoraria da performance comercial relativamente às oportunidades digitais, elevar o nível de serviço e melhorar a produtividade, continuando a oferecer aquilo em que os agentes são mais fortes, nomeadamente consultoria e aconselhamento.
id RCAP_ff00263798623c8bd1e8d2848074a394
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora AlfaSeguro -- InsuranceTransformação digital -- Digital transformationAgentes de segurosEquipa de vendasInsurance agentsSales teamA força de vendas das seguradoras em Portugal está assente na tradicional rede de agentes, que de uma forma geral ainda adotam abordagens de venda pouco digitais. Os desenvolvimentos tecnológicos e as novas tendências de consumo, com grande enfoque no e-commerce, reforçados pela pandemia Covid, alteraram significativamente a forma como os consumidores pesquisam e compram produtos e serviços e os seguros não ficaram imunes a este fenómeno. Identificou-se a necessidade de operar uma transformação digital na rede de agentes da seguradora Alfa, com a elaboração de um plano de ação, sendo este o principal objetivo do trabalho. Foi feita uma revisão da literatura sobre o tema e sobre as melhores práticas, e um levantamento de todas as ferramentas disponíveis e a sua aplicabilidade na venda de seguros. Depois foi realizado um inquérito junto da rede de agentes da seguradora para identificar o estágio digital em que se encontram e percecionar a sua recetividade para novas ferramentas e novos métodos de trabalho. Concluiu-se que o nível de formação e de literacia digital é de uma forma geral reduzido, tanto da rede de agentes como da estrutura comercial da Seguradora. É necessário formar, introduzir novas ferramentas e abordar a transformação digital de uma forma holística, envolvendo todas as estruturas da empresa. A implementação deste plano vai contribuir para uma melhoraria da performance comercial relativamente às oportunidades digitais, elevar o nível de serviço e melhorar a produtividade, continuando a oferecer aquilo em que os agentes são mais fortes, nomeadamente consultoria e aconselhamento.The sales force of insurance companies in Portugal is based on the traditional network of agents, who generally still adopt less digital sales approaches. Technological developments and new consumer trends, with a strong focus on e-commerce, reinforced by the Covid pandemic, have significantly altered the way consumers research and buy products and services, and insurance has not been immune to this phenomenon. The need to operate a digital transformation in the Alfa insurance agent network was identified, with the elaboration of an action plan, this being the main objective of the work. A review of the literature on the subject and best practices was carried out, as well as a survey of all available tools and their applicability in the sale of insurance. Afterwards, a survey was carried out among the network of insurance agents to identify the digital stage they are in and to perceive their receptiveness to new tools and new working methods. It was concluded that the level of training and digital literacy is generally low, both in the network of agents and in the commercial structure of the insurer. It is necessary to train, introduce new tools and approach the digital transformation in a holistic way, involving all the company's structures. The implementation of this plan will contribute to an improvement in commercial performance in relation to digital opportunities, raise the level of service and improve productivity, continuing to offer what agents are strongest at, namely consultancy and advice.2025-12-20T00:00:00Z2023-02-24T00:00:00Z2023-02-242022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30069TID:203244419porSimão, Fernando Miguel Farinhainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:20:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:47.829045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
title Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
spellingShingle Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
Simão, Fernando Miguel Farinha
Seguro -- Insurance
Transformação digital -- Digital transformation
Agentes de seguros
Equipa de vendas
Insurance agents
Sales team
title_short Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
title_full Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
title_fullStr Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
title_full_unstemmed Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
title_sort Plano de transformação digital da rede de agentes da seguradora Alfa
author Simão, Fernando Miguel Farinha
author_facet Simão, Fernando Miguel Farinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Fernando Miguel Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Seguro -- Insurance
Transformação digital -- Digital transformation
Agentes de seguros
Equipa de vendas
Insurance agents
Sales team
topic Seguro -- Insurance
Transformação digital -- Digital transformation
Agentes de seguros
Equipa de vendas
Insurance agents
Sales team
description A força de vendas das seguradoras em Portugal está assente na tradicional rede de agentes, que de uma forma geral ainda adotam abordagens de venda pouco digitais. Os desenvolvimentos tecnológicos e as novas tendências de consumo, com grande enfoque no e-commerce, reforçados pela pandemia Covid, alteraram significativamente a forma como os consumidores pesquisam e compram produtos e serviços e os seguros não ficaram imunes a este fenómeno. Identificou-se a necessidade de operar uma transformação digital na rede de agentes da seguradora Alfa, com a elaboração de um plano de ação, sendo este o principal objetivo do trabalho. Foi feita uma revisão da literatura sobre o tema e sobre as melhores práticas, e um levantamento de todas as ferramentas disponíveis e a sua aplicabilidade na venda de seguros. Depois foi realizado um inquérito junto da rede de agentes da seguradora para identificar o estágio digital em que se encontram e percecionar a sua recetividade para novas ferramentas e novos métodos de trabalho. Concluiu-se que o nível de formação e de literacia digital é de uma forma geral reduzido, tanto da rede de agentes como da estrutura comercial da Seguradora. É necessário formar, introduzir novas ferramentas e abordar a transformação digital de uma forma holística, envolvendo todas as estruturas da empresa. A implementação deste plano vai contribuir para uma melhoraria da performance comercial relativamente às oportunidades digitais, elevar o nível de serviço e melhorar a produtividade, continuando a oferecer aquilo em que os agentes são mais fortes, nomeadamente consultoria e aconselhamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-02-24T00:00:00Z
2023-02-24
2025-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30069
TID:203244419
url http://hdl.handle.net/10071/30069
identifier_str_mv TID:203244419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136444114010112