Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23754 |
Resumo: | A transformação digital remodela a dinâmica do negócio, alterando não apenas as tecnologias da empresa, mas sim o negócio por completo. Desta forma, as empresas devem se adaptar as novas maneiras de agir e se atualizar perante as novas influências do mercado. Diante disso, este processo esbarra nos paradigmas das relações de trabalho. Este projeto tem como objetivo principal analisar a aceleração da transformação digital em uma seguradora, em época de atendimento remoto, causado pela pandemia. Para atingir este propósito, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, é realizado o estudo em uma seguradora brasileira, sediada no Rio de Janeiro. Para melhor compreensão do escopo, são previstos conceitos e referências sobre transformação digital, a importância dos dados para informação, os impactos da pandemia na tecnologia, inovação, cultura e mudança organizacional e a análise do mercado segurador brasileiro, desde um histórico breve até o atual cenário do mercado segurador |
id |
UFF-2_c96c09afbd4d1a44121cca9b2cc29079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23754 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradoraTransformação digitalInovaçãoMercado seguradorInovação tecnológicaSeguroDigital transformationInnovationInsurance marketA transformação digital remodela a dinâmica do negócio, alterando não apenas as tecnologias da empresa, mas sim o negócio por completo. Desta forma, as empresas devem se adaptar as novas maneiras de agir e se atualizar perante as novas influências do mercado. Diante disso, este processo esbarra nos paradigmas das relações de trabalho. Este projeto tem como objetivo principal analisar a aceleração da transformação digital em uma seguradora, em época de atendimento remoto, causado pela pandemia. Para atingir este propósito, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, é realizado o estudo em uma seguradora brasileira, sediada no Rio de Janeiro. Para melhor compreensão do escopo, são previstos conceitos e referências sobre transformação digital, a importância dos dados para informação, os impactos da pandemia na tecnologia, inovação, cultura e mudança organizacional e a análise do mercado segurador brasileiro, desde um histórico breve até o atual cenário do mercado seguradorDigital transformation reshapes the dynamics of the business, changing not only the company's technologies, but the business as a whole. Thus, companies must adapt with new ways of acting and update themselves in the face of new market influences. Therefore, this process collides with the paradigms of labor relations. This project's main objective is to accelerate the digital transformation into a security, at the time of remote service, transmission by the pandemic. To achieve this purpose, in addition to a bibliographical research on the subject, the study is carried out in a Brazilian insurance company, headquartered in Rio de Janeiro. For a better understanding of the scope, there are brief concepts and references on digital transformation, the importance of data for information, the impacts of the pandemic on technology, innovation, culture and organizational change and the analysis of the Brazilian insurance market, from a historical to the current scenario of the insurance marketUniversidade Federal FluminensePetrópolisStefano, Ercilia deAbdalla, José Gustavo FrancisCosta, Marcelle Feitoza BassiFreitag, Alberto Eduardo BesserYamamoto, Fernanda da Rocha2021-12-01T18:37:50Z2021-12-01T18:37:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfYAMAMOTO, Fernanda da Rocha. Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23754Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T18:37:50Zoai:app.uff.br:1/23754Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:21.437431Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
title |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
spellingShingle |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora Yamamoto, Fernanda da Rocha Transformação digital Inovação Mercado segurador Inovação tecnológica Seguro Digital transformation Innovation Insurance market |
title_short |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
title_full |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
title_fullStr |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
title_full_unstemmed |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
title_sort |
Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora |
author |
Yamamoto, Fernanda da Rocha |
author_facet |
Yamamoto, Fernanda da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Stefano, Ercilia de Abdalla, José Gustavo Francis Costa, Marcelle Feitoza Bassi Freitag, Alberto Eduardo Besser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamamoto, Fernanda da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Inovação Mercado segurador Inovação tecnológica Seguro Digital transformation Innovation Insurance market |
topic |
Transformação digital Inovação Mercado segurador Inovação tecnológica Seguro Digital transformation Innovation Insurance market |
description |
A transformação digital remodela a dinâmica do negócio, alterando não apenas as tecnologias da empresa, mas sim o negócio por completo. Desta forma, as empresas devem se adaptar as novas maneiras de agir e se atualizar perante as novas influências do mercado. Diante disso, este processo esbarra nos paradigmas das relações de trabalho. Este projeto tem como objetivo principal analisar a aceleração da transformação digital em uma seguradora, em época de atendimento remoto, causado pela pandemia. Para atingir este propósito, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, é realizado o estudo em uma seguradora brasileira, sediada no Rio de Janeiro. Para melhor compreensão do escopo, são previstos conceitos e referências sobre transformação digital, a importância dos dados para informação, os impactos da pandemia na tecnologia, inovação, cultura e mudança organizacional e a análise do mercado segurador brasileiro, desde um histórico breve até o atual cenário do mercado segurador |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T18:37:50Z 2021-12-01T18:37:50Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YAMAMOTO, Fernanda da Rocha. Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23754 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
YAMAMOTO, Fernanda da Rocha. Serviço 4.0: análise da percepção da aceleração digital em uma seguradora. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Petrópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Petrópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823694856585216 |