Transformação digital: aplicações e limitações de seu uso em empresas de seguro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Líndice Thiengo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/25987
Resumo: Objetivo – Este estudo analisou em que medida as empresas de seguro no Brasil estão preparadas para trabalhar com novos modelos de negócio em um ambiente cada vez mais digital, diante do novo contexto mundial a partir da Quarta Revolução Industrial. Metodologia – A pesquisa dividiu-se entre um aprofundamento teórico – a partir de uma análise bibliográfica – que orientou a execução de uma pesquisa de característica qualitativa exploratória, baseada em análises e entrevistas com relação à realidade da área de estudo escolhida. A pesquisa de campo conta com um questionário respondido por pessoas que trabalham em empresas nacionais e multinacionais que atuam no mercado brasileiro de seguros e as entrevistas foram feitas com especialistas da área de seguros no Brasil. Resultados – Foi demonstrado que as seguradoras brasileiras estão em busca de inovação tecnológica em um mercado marcado pela regulação, burocracia e intermediários. Percebeu-se que a tecnologia é uma ferramenta importante, porém, as seguradoras também precisam se atentar ao desenvolvimento humano, rever seus processos e regras de negócio. Fatores esses, podem se apresentar até mais importantes do que o investimento tecnológico. Além disso, identificou-se que a pressão pela redução de custos, rentabilização dos ativos e o provável acirramento da concorrência são os grandes motivadores para a transformação digital nas seguradoras brasileiras. Limitações – As limitações deste trabalho podem ser observadas sob o aspecto prático, já que se optou pela realização de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas. Tais ações demandam demasiado tempo, tanto para a sua realização como para sua análise. Consequentemente, não foi possível realizar um recorte mais amplo do mercado nacional de seguradoras, oportunidade que pode ser trabalhada em pesquisas futuras. A pesquisa se restringiu ao mercado brasileiro, em pesquisas futuras, pode-se trabalhar com o contexto mundial. Aplicabilidade do trabalho – Este trabalho traz subsídios para a definição de estratégias das empresas de seguro no Brasil. Trata-se de um mercado tradicionalmente burocrático e associado a atividades lentas e manuais, sendo, deste modo, um dos que mais necessita da inovação tecnológica para ter como possibilidade real o acompanhamento da evolução e competitividade do mercado. A partir desses resultados, as seguradoras podem identificar forças e fraquezas presentes em sua organização ligadas diretamente ao processo de transformação digital. Contribuições para a sociedade – Analisando o ramo de seguros no Brasil, identificou-se sua importância para a economia brasileira e como os fatores históricos influenciam no processo de transformação que as seguradoras precisam para se adaptar aos novos modelos de negócio. Originalidade – Este estudo está entre os primeiros que analisam o impacto da transformação digital no ramo de seguros no Brasil.
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Resultados – Foi demonstrado que as seguradoras brasileiras estão em busca de inovação tecnológica em um mercado marcado pela regulação, burocracia e intermediários. Percebeu-se que a tecnologia é uma ferramenta importante, porém, as seguradoras também precisam se atentar ao desenvolvimento humano, rever seus processos e regras de negócio. Fatores esses, podem se apresentar até mais importantes do que o investimento tecnológico. Além disso, identificou-se que a pressão pela redução de custos, rentabilização dos ativos e o provável acirramento da concorrência são os grandes motivadores para a transformação digital nas seguradoras brasileiras. Limitações – As limitações deste trabalho podem ser observadas sob o aspecto prático, já que se optou pela realização de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas. Tais ações demandam demasiado tempo, tanto para a sua realização como para sua análise. Consequentemente, não foi possível realizar um recorte mais amplo do mercado nacional de seguradoras, oportunidade que pode ser trabalhada em pesquisas futuras. A pesquisa se restringiu ao mercado brasileiro, em pesquisas futuras, pode-se trabalhar com o contexto mundial. Aplicabilidade do trabalho – Este trabalho traz subsídios para a definição de estratégias das empresas de seguro no Brasil. Trata-se de um mercado tradicionalmente burocrático e associado a atividades lentas e manuais, sendo, deste modo, um dos que mais necessita da inovação tecnológica para ter como possibilidade real o acompanhamento da evolução e competitividade do mercado. A partir desses resultados, as seguradoras podem identificar forças e fraquezas presentes em sua organização ligadas diretamente ao processo de transformação digital. Contribuições para a sociedade – Analisando o ramo de seguros no Brasil, identificou-se sua importância para a economia brasileira e como os fatores históricos influenciam no processo de transformação que as seguradoras precisam para se adaptar aos novos modelos de negócio. Originalidade – Este estudo está entre os primeiros que analisam o impacto da transformação digital no ramo de seguros no Brasil.Objective – This study analyzed the extent to which insurance companies in Brazil are prepared to work with new business models in an increasingly digital environment, facing the new global context from the Fourth Industrial Revolution. Methodology – The research was divided between a theoretical study – based on a bibliographical analysis – that guided the execution of a qualitative exploratory research, based on analyzes and interviews regarding the reality of the chosen study area. The field research has a questionnaire answered by people who work in national and multinational companies from the Brazilian insurance market and the interviews were made with Brazilian insurance specialists. Results – It has been revealed that Brazilian insurance companies are looking for technological innovation in a market marked by regulation, bureaucracy and intermediaries. It has been realized that technology is an important tool, but insurance companies also need to pay attention to human development, review their processes and business rules. These factors may be even more important than technological investment. In addition, it was identified that the pressure for cost reduction, asset monetization and the probable increase in competition are the main motivators for digital transformation in Brazilian insurance companies. Research limitations – The limitations of this work can be observed under the practical aspect, since it was chosen to carry out bibliographical research, questionnaires and interviews. Such actions require too much time, both for its realization and analysis. Consequently, it was not possible to carry out a larger representation in the national insurance market, an opportunity that can be explored in future research. The research was restricted to the Brazilian market, in future research it is possible to investigate the global context. Practical implications – This work provides insights for the definition of strategies to insurance companies in Brazil. It is a traditionally bureaucratic market and is associated with slow and manual activities, being thus one of the most required technological innovations to have as a real possibility of monitoring of the evolution and competitiveness of the market. From these results, insurance companies can identify forces and weaknesses existent in their organization directly linked to the digital transformation process. Social implications – Analyzing the insurance industry in Brazil, it was identified its importance for the Brazilian economy and how the historical factors influence the process of transformation that insurance companies need to adapt to the new business models. Originality – This dissertation is among the first studies to analyze the impact of digital transformation in the Brazil‘s insurance industry.porSegurosSeguradorasTransformação digitalQuarta Revolução IndustrialTransformação digital enxutaInovaçãoInovação tecnológicaInovação em segurosInsuranceInsurersDigital transformationFourth Industrial RevolutionLean digital transformationAdministração de empresasSeguros - BrasilSeguros - Inovações tecnológicasCompanhias de seguro - BrasilTransformação digital: aplicações e limitações de seu uso em empresas de seguro no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT2019_01_21 Dissertacao.pdf.txt2019_01_21 Dissertacao.pdf.txtExtracted 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