Pensando a democracia e a cidadania nas interfaces históricas e contemporâneas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4073 |
Resumo: | A educação não só do Brasil, mas de vários países, principalmente da América Latina vem sendo direcionada de acordo com os interesses internacionais capitalistas, de forma até mais marcante do que nos primórdios da organização dos sistemas públicos de ensino, expandidos sob a influência dos ideais iluministas. Nesta direção este estudo pretende discutir a relação entre educação e cidadania se propondo a pensar alternativas de transformação educativa e social na perspectiva de tornar os espaços sociais mais democráticos e emancipatórios. Com esta finalidade realizamos um estudo bibliográfico recorrendo a autores como: Alves (2010), Carvalho (2016), Coutinho (1979), Najjar (2006), Rummert (2011) e Vieira (2008). Buscamos compreender como a sociedade brasileira foi construindo esta lógica de exclusão, que nos primórdios da sua formação se fazia por meio da negação do direito de frequentar a escola a boa parte da população. Nos dias atuais, esta negação da cidadania se faz por meio da expropriação da classe trabalhadora dos seus direitos econômicos, sobretudo, mas também através da desinformação propiciada pelos meios de comunicação de massa. Os interesses economicistas internos e externos acabaram criando formas múltiplas de desigualdade social e embora reconheçamos a dificuldade de modificar as estruturas da sociedade alicerçadas sobre a injustiça social e a dualidade, precisamos construir uma “ética da rebeldia”, recusando a fatalidade das estruturas para criarmos projetos alternativos de uma sociedade mais justa e igualitária, onde os diferentes protagonistas da história, esquecidos e ilegitimados historicamente, tenham espaço na sociedade. |
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