Educação para a cidadania: uma exigência constitucional para a efetivação da democracia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Beatriz de Castro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76122
Resumo: A presente dissertação desenvolve a perspectiva de uma educação voltada para a cidadania, tendo em vista a possibilidade de utilizá-la como eficaz instrumento constitucional de consciência política e emancipação social, necessário à efetivação da democracia no Brasil. Tal conjectura fundamenta-se, sobretudo, no fato de Estado Democrático de Direito ser algo muito recente em nosso país. Como conseqüência, a cultura democrática é muito limitada, sendo a elitização dos direitos uma das características mais acentuadas da sociedade brasileira. Para discutir o tema realizou-se pesquisa bibliográfica e documental em obras clássicas e contemporâneas, tanto específicos da área do direito, quanto da educação e áreas afins. O foco primordial deste trabalho é a Educação Básica, especialmente, os Ensinos Médio e Fundamental, sem que, no entanto, se esqueça a relevância da Educação Infantil, já que a própria Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tratam desses níveis de ensino como relevantes etapas para a formação do jovem cidadão. Inicialmente, apresenta-se uma breve digressão histórica, para contextualizar o leitor sobre os momentos históricos mais marcantes e, dessa forma, ser possível identificar os preceitos legais que conduziram as políticas públicas na área da educação no Brasil, da época colonial aos dias atuais. A seguir são traçados comentários sobre as previsões constitucionais relativos à educação, no decorrer das Constituições Brasileiras, bem como tecidas algumas considerações sobre a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, destacando-se, principalmente, a importância dos temas transversais e a educação para a cidadania pela inclusão de uma disciplina no currículo da Educação Básica, denominada de Educação Jurídica, na qual estariam inseridos assuntos diversos da legislação brasileira e tópicos de assuntos como cidadania, democracia e participação. Além disso, realiza-se uma análise sobre o tema em si, a partir de reflexões político-pedagógicas. Em outro momento, apresenta-se a contextualização do tema exposto e sua relação direta com a democracia e com o Estado Brasileiro. Por fim, exibem-se experiências exitosas na prática da educação para a cidadania, que ratificam a possibilidade de modificação do processo educacional brasileiro, para concretizar a efetivação da democracia no Brasil, demonstrando-se que os alunos devem ser capazes de compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais; além de poderem se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar os conflitos e de tomar decisões coletivas.
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O foco primordial deste trabalho é a Educação Básica, especialmente, os Ensinos Médio e Fundamental, sem que, no entanto, se esqueça a relevância da Educação Infantil, já que a própria Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tratam desses níveis de ensino como relevantes etapas para a formação do jovem cidadão. Inicialmente, apresenta-se uma breve digressão histórica, para contextualizar o leitor sobre os momentos históricos mais marcantes e, dessa forma, ser possível identificar os preceitos legais que conduziram as políticas públicas na área da educação no Brasil, da época colonial aos dias atuais. A seguir são traçados comentários sobre as previsões constitucionais relativos à educação, no decorrer das Constituições Brasileiras, bem como tecidas algumas considerações sobre a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, destacando-se, principalmente, a importância dos temas transversais e a educação para a cidadania pela inclusão de uma disciplina no currículo da Educação Básica, denominada de Educação Jurídica, na qual estariam inseridos assuntos diversos da legislação brasileira e tópicos de assuntos como cidadania, democracia e participação. Além disso, realiza-se uma análise sobre o tema em si, a partir de reflexões político-pedagógicas. Em outro momento, apresenta-se a contextualização do tema exposto e sua relação direta com a democracia e com o Estado Brasileiro. Por fim, exibem-se experiências exitosas na prática da educação para a cidadania, que ratificam a possibilidade de modificação do processo educacional brasileiro, para concretizar a efetivação da democracia no Brasil, demonstrando-se que os alunos devem ser capazes de compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais; além de poderem se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar os conflitos e de tomar decisões coletivas.La tesi attuale sviluppa la prospettiva di una educazione rivolta verso la cittadinanza, guardando la possibilià di utilizzarla come efficace strumento costituzionale, di coscenza polittica e emancipazione sociale e di effetto sulla democrazia in Brasile. Il rapporto tra educazione per i cittadini e la legittimità della democrazia brasiliana è un discorso opportuno per relizzare una discussione sulla realtà brasiliana, soprattutto davanti alla persistente cultura polittica oligarchica ancora presente nella società. Tali congetture fondamentonosi ,soprattutto nel fatto che lo Stato Democratico di Diritto è molto recente nel nostro paese. Di conseguenza la cultura democratica è piuttosto limitata essendo l'aumento del livello dei diritti una delle caratteristiche più accentuate nella società brasiliana. Per discuttere il concetto si è realizzata una ricerca bibliografica e documentata nelle opere classiche e contemporanee,tanto specificamente nelle aree della giurisprudenza, quanto nell'educazione ed affini. L'inquadratura fondamentale di questo lavoro è l'educazione di base, specialmente, riguardanti la scuola media e le elementari, senza che, comunque, non si dimentichi l'importanza della scuola materna dato che la propria Costituzione d'Estato e la legge di Direzionamento e Basi dell'Educazione Nazionale (LDB) trattano tali livelli di apprendimento come importanti tappe per la formazione del giovane cittadino. Inizialmente si presenta un breve racconto storico per far conoscere al lettore i momenti storici piu importanti, in questo modo far sì che sia possibile individuare gli aspetti legali che portarono le polittiche pubbliche all'educazione brasiliana dall'epoca delle colonie ai giorni d'oggi. Successivamente furono tracciati commenti sulle previsioni costituzionali riguardanti l'educazione, nel decorrere delle Costituenti Brasiliane, così come elaborate alcune considerazioni sulla legge dei Direzionamenti Basici dell'Educazione, in primo piano soprattutto l'importanza dei temi trasversali e le proposte di aggiungimento di una disciplina nominata come Educazione Giuridica Basica sulla quale sarebbero stati aggiunti argomenti diversi sulle leggi brasiliane e argomenti come cittadinanza, democrazia e partecipazione, oltre che la verifica dell'argomento in sè, partendo da riflessioni politticopedagogiche. In un altro momento si presentò il contesto dell'argomento esposto ed il suo rapporto diretto con la democrazia e con lo Stato Brasiliano. Infine l'esposizione sull'esperienze con risultati positivi nella pratica dell'educazione per cittadini, che confermano la possibilità di modifiche del processo dell' educazione in Brasile con la finalità di rendere di fatto concreta la democrazia in Brasile, dimostrando che gli allunni devono essere capaci di capire la cittadinaza come partecipazione sociale e polittica, così come compito dei diritti e dei doveri polittici, civili e sociali, oltre poter mettersi come critici in maniera responsabile e costruttiva sulle diverse situazioni sociali, utilizzando il dialogo per dimezzare i conflitti e prendere decisioni collettive.Rodrigues, Francisco Luciano LimaRodrigues, Francisco Luciano LimaPompeu, Gina Vidal MarcilioFalcao, Raimundo BezerraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Direito ConstitucionalRosa, Beatriz de Castro2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76122https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/2287Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 74798porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T18:36:46Zoai::76122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T18:36:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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