Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251
Resumo: The teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up.
id RCAP_ff147d6d9817d90f3e9aee19205e8d58
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola AlfaThe teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up.A avaliação do desempenho docente constitui uma prática social complexa e problemática, com repercussões na vida das escolas. Dos diversos modelos teóricos propostos, têm tomado terreno, a nível internacional, os que integram, complementarmente, uma dimensão formativa e desenvolvimentista e uma outra de caráter sumativo, com objetivos de diferenciação. Neste trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes na Universidade Católica, é feita, em primeiro lugar, uma análise a essa problemática com base na literatura da especialidade e na produção normativa em Portugal. É também apresentada uma reflexão crítica do processo avaliativo de 2009/2011 numa escola básica dos 2º e 3º ciclos. Os dados, recolhidos através da aplicação de entrevista a três docentes dessa escola, permitem identificar algumas infidelidades em relação aos referenciais (internos e externos), mas sobretudo, um desvio substancial face aos modelos teóricos propostos pela literatura. Com base na identificação de alguns pontos menos conseguidos, e tendo como referência esses mesmos modelos, são adiantadas algumas propostas que poderão contribuir para a melhoria do processo.Universidade Católica Portuguesa2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251Gestão e Desenvolvimento; No 21 (2013); 271-288Gestão e Desenvolvimento; n. 21 (2013); 271-2882184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.21reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251/238Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria2022-09-23T15:47:14Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:33.683791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
title Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
spellingShingle Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
Martins, Maria
title_short Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
title_full Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
title_fullStr Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
title_full_unstemmed Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
title_sort Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
author Martins, Maria
author_facet Martins, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria
description The teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251/238
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martins
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martins
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 21 (2013); 271-288
Gestão e Desenvolvimento; n. 21 (2013); 271-288
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.21
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130508250054656