Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251 |
Resumo: | The teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up. |
id |
RCAP_ff147d6d9817d90f3e9aee19205e8d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola AlfaThe teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up.A avaliação do desempenho docente constitui uma prática social complexa e problemática, com repercussões na vida das escolas. Dos diversos modelos teóricos propostos, têm tomado terreno, a nível internacional, os que integram, complementarmente, uma dimensão formativa e desenvolvimentista e uma outra de caráter sumativo, com objetivos de diferenciação. Neste trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes na Universidade Católica, é feita, em primeiro lugar, uma análise a essa problemática com base na literatura da especialidade e na produção normativa em Portugal. É também apresentada uma reflexão crítica do processo avaliativo de 2009/2011 numa escola básica dos 2º e 3º ciclos. Os dados, recolhidos através da aplicação de entrevista a três docentes dessa escola, permitem identificar algumas infidelidades em relação aos referenciais (internos e externos), mas sobretudo, um desvio substancial face aos modelos teóricos propostos pela literatura. Com base na identificação de alguns pontos menos conseguidos, e tendo como referência esses mesmos modelos, são adiantadas algumas propostas que poderão contribuir para a melhoria do processo.Universidade Católica Portuguesa2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251Gestão e Desenvolvimento; No 21 (2013); 271-288Gestão e Desenvolvimento; n. 21 (2013); 271-2882184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.21reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251/238Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria2022-09-23T15:47:14Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:33.683791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
title |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
spellingShingle |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa Martins, Maria |
title_short |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
title_full |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
title_fullStr |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
title_full_unstemmed |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
title_sort |
Supervisão e desenvolvimento profissional em contexto de ADD: olhar crítico sobre o processo avaliativo de 2009/2011 na Escola Alfa |
author |
Martins, Maria |
author_facet |
Martins, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria |
description |
The teacher performance evaluation is a complex and problematic social practice, affecting the lives of schools. From a various range of theoretical models, the ones which, for purposes of differentiation, combine a formative and developmental dimension with one of summative assessment have taken ground internationally. In this work, developed within the master's degree in Supervision and Evaluation of Teachers, in Universidade Católica, we firstly lead an analysis of this issue based on the literature and the Portuguese legislation. We also present a critical analysis of the assessment process for 2009/2011 performed in an elementary school. The data, based on the application of interviews conducted on three teachers of the school, identify some infidelities in relation to the references (internal and external) but above all, a substantial variance compared to the theoretical models proposed in the literature. Based on the identification of some unreached aspects, and taking as reference these same models, some proposals which can contribute to improve the process are brought up. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251 |
url |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251 https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.251 https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/251/238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2013 Maria Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento; No 21 (2013); 271-288 Gestão e Desenvolvimento; n. 21 (2013); 271-288 2184-5638 0872-556X 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.21 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130508250054656 |