Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Armanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Nuno Manuel Robalo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/138265
Resumo: Abstract:  Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação.
id RCAP_ff181810c3e22b269c3adbeea925ec70
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/138265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge DisseminationUtilização da Tecnologia em Humanidades Digitais para Aprendizagem e Divulgação de ConhecimentoDigital HumanitiesLearningInteractionGeographic InformationStoryTellingHumanidades digitaisAprendizagemInteraçãoInformação GeográficaNarrativasAbstract:  Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação.DI - Departamento de InformáticaNOVALincsRUNRodrigues, ArmandaCorreia, Nuno Manuel Robalo2022-05-19T22:13:26Z2021-06-012021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1382651983-2664PURE: 42894849info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:35Zoai:run.unl.pt:10362/138265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:02.925481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
Utilização da Tecnologia em Humanidades Digitais para Aprendizagem e Divulgação de Conhecimento
title Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
spellingShingle Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
Rodrigues, Armanda
Digital Humanities
Learning
Interaction
Geographic Information
StoryTelling
Humanidades digitais
Aprendizagem
Interação
Informação Geográfica
Narrativas
title_short Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
title_full Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
title_fullStr Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
title_full_unstemmed Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
title_sort Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
author Rodrigues, Armanda
author_facet Rodrigues, Armanda
Correia, Nuno Manuel Robalo
author_role author
author2 Correia, Nuno Manuel Robalo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI - Departamento de Informática
NOVALincs
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Armanda
Correia, Nuno Manuel Robalo
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Humanities
Learning
Interaction
Geographic Information
StoryTelling
Humanidades digitais
Aprendizagem
Interação
Informação Geográfica
Narrativas
topic Digital Humanities
Learning
Interaction
Geographic Information
StoryTelling
Humanidades digitais
Aprendizagem
Interação
Informação Geográfica
Narrativas
description Abstract:  Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
2021-06-01T00:00:00Z
2022-05-19T22:13:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/138265
url http://hdl.handle.net/10362/138265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-2664
PURE: 42894849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138090374135808