Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138265 |
Resumo: | Abstract: Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação. |
id |
RCAP_ff181810c3e22b269c3adbeea925ec70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/138265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge DisseminationUtilização da Tecnologia em Humanidades Digitais para Aprendizagem e Divulgação de ConhecimentoDigital HumanitiesLearningInteractionGeographic InformationStoryTellingHumanidades digitaisAprendizagemInteraçãoInformação GeográficaNarrativasAbstract: Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação.DI - Departamento de InformáticaNOVALincsRUNRodrigues, ArmandaCorreia, Nuno Manuel Robalo2022-05-19T22:13:26Z2021-06-012021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1382651983-2664PURE: 42894849info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:35Zoai:run.unl.pt:10362/138265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:02.925481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination Utilização da Tecnologia em Humanidades Digitais para Aprendizagem e Divulgação de Conhecimento |
title |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
spellingShingle |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination Rodrigues, Armanda Digital Humanities Learning Interaction Geographic Information StoryTelling Humanidades digitais Aprendizagem Interação Informação Geográfica Narrativas |
title_short |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
title_full |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
title_fullStr |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
title_full_unstemmed |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
title_sort |
Using Technology in Digital Humanities for Learning and Knowledge Dissemination |
author |
Rodrigues, Armanda |
author_facet |
Rodrigues, Armanda Correia, Nuno Manuel Robalo |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Nuno Manuel Robalo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DI - Departamento de Informática NOVALincs RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Armanda Correia, Nuno Manuel Robalo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Humanities Learning Interaction Geographic Information StoryTelling Humanidades digitais Aprendizagem Interação Informação Geográfica Narrativas |
topic |
Digital Humanities Learning Interaction Geographic Information StoryTelling Humanidades digitais Aprendizagem Interação Informação Geográfica Narrativas |
description |
Abstract: Research on Digital Humanities (DH) has been boosted due to the investment intechnology for developing access and interaction tools for handling Humanities andHeritage data. The availability of these tools lowers the distance between DHscholars and data generators, and students at various levels, not only because itfacilitates access to information but also through the dissemination technologies usedin these tools, designed for the improvement of user experience. Most of thedisciplines associated with the humanities involve geographical and temporal references, often integrated. These references have been scientifically and pedagogically handled for centuries and are established through the use of maps and timelines. These have been implemented and used digitally and their potential has been risen through their innovative integration with narratives, storytelling and storymaps, enabling the telling of historical events in narratives superimposed on maps.These can be enhanced when supported by rich data, such as images, videos,sound, and their possible combinations in virtual and augmented reality. In thispaper, we describe an initial set of tools which are using a subset of thesetechnologies and data types to enable learning and dissemination of Humanities dataand knowledge. We describe how techniques for making data available and tools forenhancing interaction with these data can improve user experience and potentiatelearning and dissemination. Resumo: A investigação em Humanidades Digitais (DH) desenvolveu-se devido ao investimento em tecnologia para a criação de ferramentas de acesso e interação para o manuseamento de dados de Humanidades e Património. A disponibilização dessas ferramentas diminui a distância entre os especialistas em DH e os seus estudantes a diversos níveis, não só porque estas facilitam o acesso à informação, mas também pelas tecnologias de disseminação utilizadas nessas ferramentas, destinadas à melhoria da experiência do utilizador. A maior parte das disciplinas associadas às humanidades envolve referências geográficas e temporais, muitas vezes integradas. Essas referências têm sido cientificamente e pedagogicamente tratadas há séculos e são estabelecidas através do uso de mapas e linhas do tempo. Estes foram também disponibilizados digitalmente e o seu potencial aumentou graças à integração inovadora em narrativas e em mapas de narrativas, permitindo a disseminação de eventos históricos através da sua sobreposição geográfica em mapas digitais. Estas ferramentas podem ser aperfeiçoadas quando suportadas por dados ricos, como imagens, vídeos, sons e suas possíveis combinações em realidade virtual e aumentada. Neste artigo, descrevemos um conjunto inicial de ferramentas que utilizam um subconjunto destas tecnologias e tipos de dados para permitir a aprendizagem e a disseminação de dados e conhecimentos de Humanidades. Descrevemos ainda como as técnicas para disponibilização de dados e as ferramentas para melhorar a interação com esses dados podem enriquecer a experiência do utilizador e potenciar a aprendizagem e a disseminação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 2021-06-01T00:00:00Z 2022-05-19T22:13:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/138265 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/138265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-2664 PURE: 42894849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138090374135808 |