Supervisão pedagógica entre pares e trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento profissional docente e para a inovação curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2625 |
Resumo: | Apesar de alguns sinais de mudança nos últimos anos, quer ao nível da decisão política, quer da ação prática nos contextos educativos, a Escola continua muito enraizada no isolamento organizacional e do trabalho docente, e com marcas acentuadas de “sedentarismo” pedagógico, refletido no predomínio de abordagens pedagógicas expositivas por contraposição a abordagens ativas (Palmeirão & Alves, 2017). Esta situação tem justificado algumas críticas quanto a um desfasamento entre a formação que a Escola oferece e as exigências do mundo atual, caracterizado por conflitos, mudança e rápidas transformações sociais, grandes avanços científicos e tecnológicos, globalização económica e cultural (Sá & Paixão, 2015). Enquadrados num contexto macro com estas características, também os alunos do século XXI esperam que a escola lhes proporcione oportunidades para a assunção de um papel ativo no processo de aprendizagem, cabendo aos docentes a seleção de métodos e experiências de ensino- aprendizagem suscetíveis de estimular a sua motivação e interesse e de os capacitar para uma atitude orientada para o aprender-a-aprender (Rato & Caldas, 2017; Roldão, 2010; Veiga, 2019). As várias reformas educativas das últimas décadas, têm remetido para a adoção de paradigmas sócio construtivistas, de forma a centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno pelo recurso a metodologias ativas. Esta tendência visa reforçar a necessidade de práticas de diferenciação pedagógica, de abordagens inclusivas, da capacitação para a aprendizagem ao longo da vida e de uma formação humanista e responsável na relação com a realidade envolvente. Os recentes normativos constituem, por isso, um impulso externo para que a Escola avance no sentido de inovar, melhorando as práticas educativas. Embora reconhecendo-se, como referem Hargreaves (1998) e Perrenoud (2001), que o professor é a chave derradeira para a mudança na educação e para a melhoria da escola, a resistência à introdução de novos métodos de ensino, à abertura da sala de aula e à partilha de problemas e soluções, continua a persistir. Esta situação justifica a necessidade de serem promovidas/ampliadas estratégias profissionais e institucionais potenciadoras da transformação positiva da Escola enquanto instituição e das culturas escolares, por via de abordagens colaborativas horizontais fundamentadas em processos de Supervisão Pedagógica. Com efeito, a Supervisão Pedagógica, como refere Alarcão (2020), orientando-se para o desenvolvimento profissional do professor (na sua dimensão de conhecimento e de ação), transcende essa ação sobre o professor ao assumir, como valor último, a melhoria da formação dos alunos, da escola, e da educação em geral. Neste enquadramento, o estudo que se apresenta nesta dissertação pretende analisar o potencial contributo da implementação de processos de supervisão pedagógica entre pares, e do trabalho colaborativo associado, para o desenvolvimento profissional docente e para a inovação curricular e pedagógica, com o foco em metodologias ativas. Para o estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, adotou-se a metodologia de investigação-ação por se considerar que é a que melhor proporciona uma reflexão sobre a práxis para promover a mudança, a adequação e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, como defendem Alonso, Roldão & Sousa (2013). Os dados foram recolhidos através de técnicas baseadas na observação participante (nomeadamente, grelhas de observação) técnicas baseadas na conversação (como a entrevista semiestruturada) e técnicas baseadas nos registos/reflexões das docentes e dos alunos (autoavaliação). Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise documental e à análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados alcançados permitem atribuir especial valor à supervisão entre pares e ao trabalho colaborativo como elementos facilitadores da experimentação/apropriação de metodologias ativas, que se concretizaram de forma regular e sistemática no contexto do estudo. Além disso, a prática letiva dos docentes envolvidos resultou enriquecida, com reflexos positivos no seu desenvolvimento profissional. |
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Supervisão pedagógica entre pares e trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento profissional docente e para a inovação curricularSupervisão pedagógica entre paresTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissional docenteMudança e inovação educacionalPráticas curriculares docentesMetodologias ativasPedagogical peer supervisionCollaborative workTeacher professional developmentEducational change and innovationTeacher curriculum practicesActive methodologiesApesar de alguns sinais de mudança nos últimos anos, quer ao nível da decisão política, quer da ação prática nos contextos educativos, a Escola continua muito enraizada no isolamento organizacional e do trabalho docente, e com marcas acentuadas de “sedentarismo” pedagógico, refletido no predomínio de abordagens pedagógicas expositivas por contraposição a abordagens ativas (Palmeirão & Alves, 2017). Esta situação tem justificado algumas críticas quanto a um desfasamento entre a formação que a Escola oferece e as exigências do mundo atual, caracterizado por conflitos, mudança e rápidas transformações sociais, grandes avanços científicos e tecnológicos, globalização económica e cultural (Sá & Paixão, 2015). Enquadrados num contexto macro com estas características, também os alunos do século XXI esperam que a escola lhes proporcione oportunidades para a assunção de um papel ativo no processo de aprendizagem, cabendo aos docentes a seleção de métodos e experiências de ensino- aprendizagem suscetíveis de estimular a sua motivação e interesse e de os capacitar para uma atitude orientada para o aprender-a-aprender (Rato & Caldas, 2017; Roldão, 2010; Veiga, 2019). As várias reformas educativas das últimas décadas, têm remetido para a adoção de paradigmas sócio construtivistas, de forma a centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno pelo recurso a metodologias ativas. Esta tendência visa reforçar a necessidade de práticas de diferenciação pedagógica, de abordagens inclusivas, da capacitação para a aprendizagem ao longo da vida e de uma formação humanista e responsável na relação com a realidade envolvente. Os recentes normativos constituem, por isso, um impulso externo para que a Escola avance no sentido de inovar, melhorando as práticas educativas. Embora reconhecendo-se, como referem Hargreaves (1998) e Perrenoud (2001), que o professor é a chave derradeira para a mudança na educação e para a melhoria da escola, a resistência à introdução de novos métodos de ensino, à abertura da sala de aula e à partilha de problemas e soluções, continua a persistir. Esta situação justifica a necessidade de serem promovidas/ampliadas estratégias profissionais e institucionais potenciadoras da transformação positiva da Escola enquanto instituição e das culturas escolares, por via de abordagens colaborativas horizontais fundamentadas em processos de Supervisão Pedagógica. Com efeito, a Supervisão Pedagógica, como refere Alarcão (2020), orientando-se para o desenvolvimento profissional do professor (na sua dimensão de conhecimento e de ação), transcende essa ação sobre o professor ao assumir, como valor último, a melhoria da formação dos alunos, da escola, e da educação em geral. Neste enquadramento, o estudo que se apresenta nesta dissertação pretende analisar o potencial contributo da implementação de processos de supervisão pedagógica entre pares, e do trabalho colaborativo associado, para o desenvolvimento profissional docente e para a inovação curricular e pedagógica, com o foco em metodologias ativas. Para o estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, adotou-se a metodologia de investigação-ação por se considerar que é a que melhor proporciona uma reflexão sobre a práxis para promover a mudança, a adequação e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, como defendem Alonso, Roldão & Sousa (2013). Os dados foram recolhidos através de técnicas baseadas na observação participante (nomeadamente, grelhas de observação) técnicas baseadas na conversação (como a entrevista semiestruturada) e técnicas baseadas nos registos/reflexões das docentes e dos alunos (autoavaliação). Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise documental e à análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados alcançados permitem atribuir especial valor à supervisão entre pares e ao trabalho colaborativo como elementos facilitadores da experimentação/apropriação de metodologias ativas, que se concretizaram de forma regular e sistemática no contexto do estudo. Além disso, a prática letiva dos docentes envolvidos resultou enriquecida, com reflexos positivos no seu desenvolvimento profissional.Despite some signs of change in recent years, both at the level of political decision and practical action in educational contexts, the school remains very rooted in organizational isolation and teaching work, and with strong marks of pedagogical "sedentary", reflected in the predominance of expository teaching approaches versus active approaches (Palmeirão & Alves, 2017). This situation has justified some criticism regarding a mismatch between the training that the School offers and the demands of the current world, characterized by conflicts, change and rapid social transformations, major scientific and technological advances, economic and cultural globalization (Sá & Paixão, 2015). Within a macro context with these characteristics, the students of the 21st century also expect the school to provide them with opportunities to assume an active role in the learning process, and it is the teachers' responsibility to select teaching-learning methods and experiences that can stimulate their motivation and interest and enable them to have a learning- by-learning attitude (Rato & Caldas, 2017; Roldão, 2010; Veiga, 2019). The various educational reforms of recent decades have referred to the adoption of social constructivist paradigms, in order to focus the teaching-learning process on the student through the use of active methodologies. This trend aims to reinforce the need for pedagogical differentiation practices, inclusive approaches, training for lifelong learning and a humanistic and responsible training in relation to the surrounding reality. The recent regulations are, therefore, an external impulse for the School to move towards innovation, improving educational practices. Although it is recognised, as Hargreaves (1998) and Perrenoud (2001) state, that the teacher is the ultimate key to change in education and to school improvement, resistance to the introduction of new teaching methods, to the opening of the classroom and the sharing of problems and solutions still persists. This situation justifies the need to promote/increase professional and institutional strategies that enhance the positive transformation of the school as an institution and of school cultures, through horizontal collaborative approaches based on Pedagogical Supervision processes. In fact, the Pedagogical Supervision, as Alarcão (2020) states, being oriented to the teacher's professional development (in its dimension of knowledge and action), transcends this action on the teacher by assuming, as an ultimate value, the improvement of the students' training, of the school, and of education in general. Within this framework, the study presented in this dissertation aims to analyse the potential contribution of the implementation of peer pedagogical supervision processes, and the associated collaborative work, to teachers' professional development and curricular and pedagogical innovation, with a focus on active methodologies. For this qualitative and interpretative study, the action-research methodology was adopted as it is considered to be the one that best provides a reflection on the praxis to promote change, adequacy and improvement of the teaching-learning process, as argued by Alonso, Roldão & Sousa (2013). Data were collected through techniques based on participant observation (namely observation grids), techniques based on conversation (such as semi-structured interviews) and techniques based on teachers' and students' reflection (self-assessment). Data were processed using documental analysis and content analysis (Bardin, 2011). The results obtained allow us to assign special value to peer supervision and collaborative work as facilitators of the experimentation/appropriation of active methodologies, which were regularly and systematically implemented in the context of the study. In addition, the teaching practice of the teachers involved was enriched, with positive effects on their professional development.2022-01-17T12:11:29Z2021-12-29T00:00:00Z2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2625TID:202885658porSousa, Ana Maria Afonso Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:13.983566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Supervisão pedagógica entre pares e trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento profissional docente e para a inovação curricular Sousa, Ana Maria Afonso Costa Supervisão pedagógica entre pares Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional docente Mudança e inovação educacional Práticas curriculares docentes Metodologias ativas Pedagogical peer supervision Collaborative work Teacher professional development Educational change and innovation Teacher curriculum practices Active methodologies |
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