Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Paula Stapenhorst
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35318
Resumo: Diversas metodologias tem sido utilizadas por empresas para se manterem competitivas. Em um contexto de muitas ofertas, as organizações precisam continuamente melhorar seus processos ou produtos existentes e, ao mesmo tempo, inovar e criar novos. O Seis Sigma é uma metodologia que foi criada para melhorar processos, ao passo que o Design Thinking é uma abordagem que proporciona soluções inovadoras. Observa-se que, independentemente da vertente, é necessário que as empresas tenham acesso rápido e constante (just-in-time) a conhecimento interno e externo, para que possam delinear e seguir uma estratégia para atingimento dos objetivos organizacionais. O trabalho em questão apresenta um procedimento que integra ferramentas das duas vertentes, juntamente com princípios da gestão do conhecimento just-in-time, para definir ações que possibilitem o atingimento dos objetivos institucionais e, portanto, possibilitem que as empresas se tornem ou se mantenham competitivas.
id RCAP_ff334919f15243e22857f638d877b82f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacionalDesign thinkingSeis SigmaResolução de problemasGestão do conhecimentoOKRsMetodologia de fusãoDiversas metodologias tem sido utilizadas por empresas para se manterem competitivas. Em um contexto de muitas ofertas, as organizações precisam continuamente melhorar seus processos ou produtos existentes e, ao mesmo tempo, inovar e criar novos. O Seis Sigma é uma metodologia que foi criada para melhorar processos, ao passo que o Design Thinking é uma abordagem que proporciona soluções inovadoras. Observa-se que, independentemente da vertente, é necessário que as empresas tenham acesso rápido e constante (just-in-time) a conhecimento interno e externo, para que possam delinear e seguir uma estratégia para atingimento dos objetivos organizacionais. O trabalho em questão apresenta um procedimento que integra ferramentas das duas vertentes, juntamente com princípios da gestão do conhecimento just-in-time, para definir ações que possibilitem o atingimento dos objetivos institucionais e, portanto, possibilitem que as empresas se tornem ou se mantenham competitivas.Companies use a variety of methodologies in order to remain competitive. In a context where there are many players in the market, companies must continually evaluate ways to improve their processes or products and, at the same time, promote innovation and create new solutions. Six Sigma is a methodology that was created to improve existing processes, whereas Design Thinking seeks to create innovative solutions. Regardless of the approach, it is imperative that companies have on time and constant access to internal and external knowledge, so that they can create and pursue a strategy to achieve key objectives. This study presents a procedure that integrates tools from both approaches, along with just-in-time knowledge management principles, to define actions that enable the achievement of institutional objectives and, therefore, allow companies to become or remain competitive.Rosa, Carlos AlvesRepositório ComumFrança, Paula Stapenhorst2021-02-10T14:40:26Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35318202629880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:32.815611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
title Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
spellingShingle Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
França, Paula Stapenhorst
Design thinking
Seis Sigma
Resolução de problemas
Gestão do conhecimento
OKRs
Metodologia de fusão
title_short Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
title_full Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
title_fullStr Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
title_full_unstemmed Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
title_sort Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional
author França, Paula Stapenhorst
author_facet França, Paula Stapenhorst
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Carlos Alves
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Paula Stapenhorst
dc.subject.por.fl_str_mv Design thinking
Seis Sigma
Resolução de problemas
Gestão do conhecimento
OKRs
Metodologia de fusão
topic Design thinking
Seis Sigma
Resolução de problemas
Gestão do conhecimento
OKRs
Metodologia de fusão
description Diversas metodologias tem sido utilizadas por empresas para se manterem competitivas. Em um contexto de muitas ofertas, as organizações precisam continuamente melhorar seus processos ou produtos existentes e, ao mesmo tempo, inovar e criar novos. O Seis Sigma é uma metodologia que foi criada para melhorar processos, ao passo que o Design Thinking é uma abordagem que proporciona soluções inovadoras. Observa-se que, independentemente da vertente, é necessário que as empresas tenham acesso rápido e constante (just-in-time) a conhecimento interno e externo, para que possam delinear e seguir uma estratégia para atingimento dos objetivos organizacionais. O trabalho em questão apresenta um procedimento que integra ferramentas das duas vertentes, juntamente com princípios da gestão do conhecimento just-in-time, para definir ações que possibilitem o atingimento dos objetivos institucionais e, portanto, possibilitem que as empresas se tornem ou se mantenham competitivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
2020-12-01T00:00:00Z
2021-02-10T14:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35318
202629880
url http://hdl.handle.net/10400.26/35318
identifier_str_mv 202629880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130002246074368