Aquisição de português língua não materna - o conjuntivo na interlíngua da falantes nativos de neerlandês
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10124 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira |
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Aquisição de português língua não materna - o conjuntivo na interlíngua da falantes nativos de neerlandêsPortuguês língua não maternaAquisição/aprendizagemConjuntivoAnálise de errosDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e EstrangeiraO presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira, tem como principal objetivo a identificação de padrões na aquisição/aprendizagem do conjuntivo, a partir da análise de desvios produzidos por aprendentes de Língua Portuguesa, de nível intermédio e avançado, falantes nativos de Língua Neerlandesa. Através desta análise pretende-se aferir em que contextos os aprendentes apresentam mais dificuldades e quais os fatores que influenciam a tendência dos desvios. Para atingir estes objetivos, tendo em conta as especificidades do conjuntivo, com base em Mateus et al (2003), procedeu-se à análise detalhada dos desvios de uso do conjuntivo selecionados a partir de um conjunto de textos produzidos por alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), recolhido e disponibilizado pelo Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). Além dos textos de falantes nativos de neerlandês, analisaram-se também os textos produzidos por falantes nativos de português e espanhol. A escolha do grupo de controlo de falantes de espanhol LM, serviu, sobretudo, para comparar o desenvolvimento linguístico de aprendentes de PLNM falantes de línguas maternas distintas, em que uma se assemelha ao português e outra tem uma base gramatical diferente, e perceber até que ponto a LM é determinante para a ocorrência de comportamentos desviantes. As correlações estabelecidas entre tipos de desvios, características do conjuntivo, nível de proficiência e língua materna dos aprendentes de PLNM permitem concluir que há uma evolução gradual no desenvolvimento da interlíngua dos aprendentes, evidente nas diferentes percentagens de ocorrência de desvios e usos corretos de conjuntivo identificados e analisados nos dois níveis de proficiência linguística. Embora alguns comportamentos desviantes resultem de estratégias interlinguísticas desenvolvidas pelos aprendentes em relação à LA, parece claro que a LM tem um papel influente no desenvolvimento do PLNM. Concluída a apresentação e análise da tipologia de desvios, realça-se a importância do estudo dos comportamentos desviantes no ensino de PLNM.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBento, Carla Isabel da Silva2013-07-17T09:54:43Z2013-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:38Zoai:run.unl.pt:10362/10124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:15.196716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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