Efeitos do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o português europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Patrícia Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27078
Resumo: Em Portugal são escassos os programas de estimulação de consciência fonológica (CF) que sejam testados e validados para crianças do pré-escolar. Recentemente foi desenvolvido e validado o Programa de Estimulação de Consciência Fonológica (PECF). O PECF tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar ou no início de idade escolar. Pode ser utilizado por diversos profissionais, tais como terapeutas da fala, educadores de infância, professores e psicólogos. É composto por uma versão papel e uma versão digital. O PECF inclui diversas atividades organizadas em 3 níveis de CF, abordando a consciência silábica, a consciência intrassilábica e a consciência segmental. O presente estudo pretende analisar os efeitos do PECF - versão papel em crianças na faixa etária dos 4 aos 6 anos com desenvolvimento linguístico típico. Foram selecionadas para este estudo 44 crianças, sendo 19 do grupo controlo e 25 do grupo experimental. As 25 crianças do grupo experimental usufruíram do programa durante 13 semanas, com sessões semanais de 45 minutos de duração. As medidas de resultados de CF (totais das provas de segmentação silábica, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial, segmentação intrassilábica, segmentação fonémica e síntese fonémica) foram obtidas nos momentos de pré e pós implementação do PECF. Após 13 semanas, o grupo experimental mostrou melhorias estatisticamente significativas comparativamente ao grupo de controlo. O PECF mostrou-se eficaz no desenvolvimento das competências de CF das crianças, com evidência para a utilização deste programa na promoção da CF em crianças de idade pré-escolar.
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