Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Helena Isabel Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8044
Resumo: Um curso é uma jornada de aprendizagem e crescimento que nos leva a adquirir conhecimentos e habilidades numa área específica. É um caminho que escolhemos percorrer para aprimorar as nossas capacidades e alcançar os nossos objetivos profissionais. Muitas vezes temos grandes expectativas e inspirações, acreditamos que ele nos proporcionará as ferramentas necessárias para ter sucesso na nossa carreira e nos ajudará a construir uma base sólida de conhecimento. Durante o curso, enfrentei desafios e obstáculos que me obrigaram a sair da minha zona de conforto. A aprendizagem nem sempre é fácil, mas é nesses momentos de dificuldade que mais crescemos. Através dos projetos, tarefas e interações com colegas e professores, desenvolvemos habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipa. No entanto, é importante lembrar que a aprendizagem não se limita ao período do curso. O conhecimento construído deve ser constantemente atualizado e aprofundado ao longo da vida profissional. O percurso de estudo, incluindo os estágios que foram realizados durante os dois anos de mestrado, nem sempre foi fácil. Perceber qual o melhor método de aprendizagem que é adequado a cada grupo e a cada criança, foi o ponto em que mais senti dificuldade. Conhecer cada interesse que as diferenciadas crianças tinham pelos conteúdos propostos para as implementações, foi desafiante. Considero de extrema importância considerar cada criança e cada grupo como única, já que mesmo tendo alguma experiência, não significa que o trabalho seja mais fácil. Neste relatório é feita uma reflexão dos estágios que foram acontecendo ao longo dos semestres dos dois anos do curso. Tendo em conta os estágios que fui fazendo ao longo do mestrado, foi importante refletir criticamente sobre eles, para além de uma breve abordagem ao local onde aconteceram, a caraterização do grupo de crianças, os professores e orientadores, do ambiente educativo, entre outros. Ainda neste tópico são mencionados aprendizagens e conhecimentos que fui construindo ao longo destes dois anos. Na segunda parte deste relatório, encontra-se o trabalho de investigação cujo tema resultou não só das grandes ideias dos referenciais curriculares como, também, das necessidades que senti na prática desenvolvida. O tema escolhido foi a robótica educativa e o potencial que tem no envolvimento das crianças e no desenvolvimento de aprendizagens significativas, em particular na área da Matemática. Para concluir, é apresentado a análise dos resultados, onde se pode observar e analisar o trabalho desenvolvido durante a investigação e conclusões que foram tiradas no decorrer e depois de terminar a mesma. Relativamente ao trabalho de investigação, embora com algumas limitações abordando o tempo em que decorreu a investigação, penso que podia ter decorrido por mais tempo, ou seja, mais sessões com as crianças, o que não foi possível. Acredito que consegui atingir o objetivo que procurava. Outra limitação que encontrei no decorrer da investigação foi o facto de que nem todas as crianças que selecionei para a investigação puderam estar presentes em alguns dias da prática, assim era importante no início de cada sessão relembrar o que tinha sido feito na sessão anterior para aquelas crianças que não estiveram e para relembrar as outras.
id RCAP_ff6c22d50def14e82daeb8865e0f3a45
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da MatemáticaRobóticaEducação Pré-EscolarMatemáticaUm curso é uma jornada de aprendizagem e crescimento que nos leva a adquirir conhecimentos e habilidades numa área específica. É um caminho que escolhemos percorrer para aprimorar as nossas capacidades e alcançar os nossos objetivos profissionais. Muitas vezes temos grandes expectativas e inspirações, acreditamos que ele nos proporcionará as ferramentas necessárias para ter sucesso na nossa carreira e nos ajudará a construir uma base sólida de conhecimento. Durante o curso, enfrentei desafios e obstáculos que me obrigaram a sair da minha zona de conforto. A aprendizagem nem sempre é fácil, mas é nesses momentos de dificuldade que mais crescemos. Através dos projetos, tarefas e interações com colegas e professores, desenvolvemos habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipa. No entanto, é importante lembrar que a aprendizagem não se limita ao período do curso. O conhecimento construído deve ser constantemente atualizado e aprofundado ao longo da vida profissional. O percurso de estudo, incluindo os estágios que foram realizados durante os dois anos de mestrado, nem sempre foi fácil. Perceber qual o melhor método de aprendizagem que é adequado a cada grupo e a cada criança, foi o ponto em que mais senti dificuldade. Conhecer cada interesse que as diferenciadas crianças tinham pelos conteúdos propostos para as implementações, foi desafiante. Considero de extrema importância considerar cada criança e cada grupo como única, já que mesmo tendo alguma experiência, não significa que o trabalho seja mais fácil. Neste relatório é feita uma reflexão dos estágios que foram acontecendo ao longo dos semestres dos dois anos do curso. Tendo em conta os estágios que fui fazendo ao longo do mestrado, foi importante refletir criticamente sobre eles, para além de uma breve abordagem ao local onde aconteceram, a caraterização do grupo de crianças, os professores e orientadores, do ambiente educativo, entre outros. Ainda neste tópico são mencionados aprendizagens e conhecimentos que fui construindo ao longo destes dois anos. Na segunda parte deste relatório, encontra-se o trabalho de investigação cujo tema resultou não só das grandes ideias dos referenciais curriculares como, também, das necessidades que senti na prática desenvolvida. O tema escolhido foi a robótica educativa e o potencial que tem no envolvimento das crianças e no desenvolvimento de aprendizagens significativas, em particular na área da Matemática. Para concluir, é apresentado a análise dos resultados, onde se pode observar e analisar o trabalho desenvolvido durante a investigação e conclusões que foram tiradas no decorrer e depois de terminar a mesma. Relativamente ao trabalho de investigação, embora com algumas limitações abordando o tempo em que decorreu a investigação, penso que podia ter decorrido por mais tempo, ou seja, mais sessões com as crianças, o que não foi possível. Acredito que consegui atingir o objetivo que procurava. Outra limitação que encontrei no decorrer da investigação foi o facto de que nem todas as crianças que selecionei para a investigação puderam estar presentes em alguns dias da prática, assim era importante no início de cada sessão relembrar o que tinha sido feito na sessão anterior para aquelas crianças que não estiveram e para relembrar as outras.Gomes, HelenaGomes, Cristina AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Helena Isabel Alves2023-11-27T10:50:56Z2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8044TID:203406052pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.276354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
title Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
spellingShingle Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
Almeida, Helena Isabel Alves
Robótica
Educação Pré-Escolar
Matemática
title_short Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
title_full Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
title_fullStr Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
title_sort Robótica na Educação Pré-Escolar: contribuição para a aprendizagem da Matemática
author Almeida, Helena Isabel Alves
author_facet Almeida, Helena Isabel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Helena
Gomes, Cristina Azevedo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Helena Isabel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica
Educação Pré-Escolar
Matemática
topic Robótica
Educação Pré-Escolar
Matemática
description Um curso é uma jornada de aprendizagem e crescimento que nos leva a adquirir conhecimentos e habilidades numa área específica. É um caminho que escolhemos percorrer para aprimorar as nossas capacidades e alcançar os nossos objetivos profissionais. Muitas vezes temos grandes expectativas e inspirações, acreditamos que ele nos proporcionará as ferramentas necessárias para ter sucesso na nossa carreira e nos ajudará a construir uma base sólida de conhecimento. Durante o curso, enfrentei desafios e obstáculos que me obrigaram a sair da minha zona de conforto. A aprendizagem nem sempre é fácil, mas é nesses momentos de dificuldade que mais crescemos. Através dos projetos, tarefas e interações com colegas e professores, desenvolvemos habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipa. No entanto, é importante lembrar que a aprendizagem não se limita ao período do curso. O conhecimento construído deve ser constantemente atualizado e aprofundado ao longo da vida profissional. O percurso de estudo, incluindo os estágios que foram realizados durante os dois anos de mestrado, nem sempre foi fácil. Perceber qual o melhor método de aprendizagem que é adequado a cada grupo e a cada criança, foi o ponto em que mais senti dificuldade. Conhecer cada interesse que as diferenciadas crianças tinham pelos conteúdos propostos para as implementações, foi desafiante. Considero de extrema importância considerar cada criança e cada grupo como única, já que mesmo tendo alguma experiência, não significa que o trabalho seja mais fácil. Neste relatório é feita uma reflexão dos estágios que foram acontecendo ao longo dos semestres dos dois anos do curso. Tendo em conta os estágios que fui fazendo ao longo do mestrado, foi importante refletir criticamente sobre eles, para além de uma breve abordagem ao local onde aconteceram, a caraterização do grupo de crianças, os professores e orientadores, do ambiente educativo, entre outros. Ainda neste tópico são mencionados aprendizagens e conhecimentos que fui construindo ao longo destes dois anos. Na segunda parte deste relatório, encontra-se o trabalho de investigação cujo tema resultou não só das grandes ideias dos referenciais curriculares como, também, das necessidades que senti na prática desenvolvida. O tema escolhido foi a robótica educativa e o potencial que tem no envolvimento das crianças e no desenvolvimento de aprendizagens significativas, em particular na área da Matemática. Para concluir, é apresentado a análise dos resultados, onde se pode observar e analisar o trabalho desenvolvido durante a investigação e conclusões que foram tiradas no decorrer e depois de terminar a mesma. Relativamente ao trabalho de investigação, embora com algumas limitações abordando o tempo em que decorreu a investigação, penso que podia ter decorrido por mais tempo, ou seja, mais sessões com as crianças, o que não foi possível. Acredito que consegui atingir o objetivo que procurava. Outra limitação que encontrei no decorrer da investigação foi o facto de que nem todas as crianças que selecionei para a investigação puderam estar presentes em alguns dias da prática, assim era importante no início de cada sessão relembrar o que tinha sido feito na sessão anterior para aquelas crianças que não estiveram e para relembrar as outras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T10:50:56Z
2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8044
TID:203406052
url http://hdl.handle.net/10400.19/8044
identifier_str_mv TID:203406052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311254188032