Fiabilidade técnica de sistemas e aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7702 |
Resumo: | A Manutenção Aeronáutica é constantemente alvo de estudos e alterações para atingir um variado espetro de fins tais como, a redução dos seus custos, o melhoramento da segurança operacional e a aeronavegabilidade. A Fiabilidade anda de mãos dadas com a Manutenção Aeronáutica nestas tarefas. O presente estudo procurou ir ao encontro das necessidadades da entidade com a qual foi desenvolvido, a SATA Air Açores, de forma a dar uma nova visão acerca da fiabilidade de sistemas e uma nova forma de avaliar a fiabilidade de uma frota de aeronaves. O trabalho prático desenvolvido assenta, numa primeira parte, em estudar a fiabilidade intrínseca do subsistema de Extensão do Trem, tendo como base os principais componentes nos sistemas Hidráulico e Trem de Aterragem. Numa segunda parte, avalia-se a fiabilidade de uma frota de 4 aeronaves do tipo Bombardier Dash 8 Q-400 tendo em conta os 10 componentes menos fiáveis, aplicando um método ainda não utilizado pela operadora e definindo níveis de alerta para cada componente. No desenvolvimento deste trabalho utilizaram-se dados disponibilizados pela Bombardier Aerospace e pela SATA Air Açores, no entanto, este estudo permite a utilização destes métodos para qualquer frota de aeronaves. |
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