A formação de educadores de infância para a educação multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Pascoalina Emílio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24006
Resumo: A pluralidade existente nas sociedades atuais leva ao surgimento de novos desafios para as organizações escolares e, em particular, para os profissionais de ensino, especialmente no que se refere à atualização da sua formação no domínio da integração das crianças das diversas culturas e à sensibilização das mesmas para o entendimento da diversidade a partir de vários universos culturais. Esta dissertação, tem a finalidade de refletir sobre a abordagem da multiculturalidade na formação base e profissional dos educadores de infância, e contribuir para a compreensão da importância da sua prática e formação na integração de crianças provenientes de diferentes culturas. Com base na pesquisa de terreno e nas leituras realizadas no decorrer deste trabalho, verificou-se que apesar da maioria dos educadores de infância considerar importante a abordagem da educação multicultural, este modelo educativo não é visto como prioridade nem pelos profissionais nem pelas instituições formadoras.
id RCAP_ff87cde5851a014ddbd7f6ed13ba2de4
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de educadores de infância para a educação multiculturalDiversidade -- DiversityJardim-de-infânciaMulticulturalismoFormaçãoEducadores de infânciaKindergartenMulticulturalismTrainingKindergarten educatorsA pluralidade existente nas sociedades atuais leva ao surgimento de novos desafios para as organizações escolares e, em particular, para os profissionais de ensino, especialmente no que se refere à atualização da sua formação no domínio da integração das crianças das diversas culturas e à sensibilização das mesmas para o entendimento da diversidade a partir de vários universos culturais. Esta dissertação, tem a finalidade de refletir sobre a abordagem da multiculturalidade na formação base e profissional dos educadores de infância, e contribuir para a compreensão da importância da sua prática e formação na integração de crianças provenientes de diferentes culturas. Com base na pesquisa de terreno e nas leituras realizadas no decorrer deste trabalho, verificou-se que apesar da maioria dos educadores de infância considerar importante a abordagem da educação multicultural, este modelo educativo não é visto como prioridade nem pelos profissionais nem pelas instituições formadoras.The plurality existing in today's societies leads to the emergence of new challenges for school organizations and for teaching professionals, particularly with regard to updating their training in the field of integration of children from different cultures and raising awareness of for the understanding of diversity from various cultural universes. This dissertation aims to reflect on the approach of multiculturalism in the basic and professional training of kindergarten teachers, and to contribute to the understanding of the importance of their practice and training in the integration of children from different cultures. Based on the field research and the readings carried out during this work, it was found that although most kindergarten teachers consider the approach of multicultural education important, this educational model is not seen as a priority either by professionals or by educational institutions.2022-01-11T15:15:55Z2021-12-21T00:00:00Z2021-12-212021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24006TID:202833623porMendes, Pascoalina Emílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:21.058225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de educadores de infância para a educação multicultural
title A formação de educadores de infância para a educação multicultural
spellingShingle A formação de educadores de infância para a educação multicultural
Mendes, Pascoalina Emílio
Diversidade -- Diversity
Jardim-de-infância
Multiculturalismo
Formação
Educadores de infância
Kindergarten
Multiculturalism
Training
Kindergarten educators
title_short A formação de educadores de infância para a educação multicultural
title_full A formação de educadores de infância para a educação multicultural
title_fullStr A formação de educadores de infância para a educação multicultural
title_full_unstemmed A formação de educadores de infância para a educação multicultural
title_sort A formação de educadores de infância para a educação multicultural
author Mendes, Pascoalina Emílio
author_facet Mendes, Pascoalina Emílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Pascoalina Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade -- Diversity
Jardim-de-infância
Multiculturalismo
Formação
Educadores de infância
Kindergarten
Multiculturalism
Training
Kindergarten educators
topic Diversidade -- Diversity
Jardim-de-infância
Multiculturalismo
Formação
Educadores de infância
Kindergarten
Multiculturalism
Training
Kindergarten educators
description A pluralidade existente nas sociedades atuais leva ao surgimento de novos desafios para as organizações escolares e, em particular, para os profissionais de ensino, especialmente no que se refere à atualização da sua formação no domínio da integração das crianças das diversas culturas e à sensibilização das mesmas para o entendimento da diversidade a partir de vários universos culturais. Esta dissertação, tem a finalidade de refletir sobre a abordagem da multiculturalidade na formação base e profissional dos educadores de infância, e contribuir para a compreensão da importância da sua prática e formação na integração de crianças provenientes de diferentes culturas. Com base na pesquisa de terreno e nas leituras realizadas no decorrer deste trabalho, verificou-se que apesar da maioria dos educadores de infância considerar importante a abordagem da educação multicultural, este modelo educativo não é visto como prioridade nem pelos profissionais nem pelas instituições formadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T00:00:00Z
2021-12-21
2021-11
2022-01-11T15:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24006
TID:202833623
url http://hdl.handle.net/10071/24006
identifier_str_mv TID:202833623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134826834427904