Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19011 |
Resumo: | Esta dissertação teve como problemática as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens, que três educadoras de infância da cidade de Évora utilizam para avaliar as crianças, segundo o modelo ou as orientações curriculares que seguem. Privilegiámos uma investigação de natureza qualitativa, utilizando como estratégia de investigação o estudo de casos e como técnicas de recolha e tratamento de dados a observação, análise documental, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Para desenvolver este estudo, realizámos pesquisa bibliográfica sobre a avaliação das aprendizagens em geral e segundo os modelos curriculares do Movimento da Escola Moderna e o High-Scope e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Constatámos que o referencial teórico da ação educativa influencia as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens que as educadoras utilizam. Também verificámos alguns constrangimentos na avaliação, nomeadamente o tamanho do grupo de crianças. /ABSTRACT: This thesis had as problematic the conceptions and assessment practices of learning that three nursery teachers in the city of Évora use to assess children, according to the model or the curriculum guidelines according to the work. We gave importance to a research of a qualitative nature, using as strategy research the study of cases and as techniques for collecting and processing data the observation, document analysis, enquiry through interview and analysis of the content. To develop this study, we conducted bibliographic research about the assessment of learning in general and according the curricular models of the Movement of Modem School, High-Scope and Guidelines for the Pre-School education. We found that the theoretical framework of educational action influences educational concepts and practice of learning assessment that educators use. We have also seen some constraints in the assessment, including the size of the group of children. |
id |
RCAP_ff92beed2d41ce7675c376ba0e9b84d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/19011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolarConceções de avaliaçãoPráticas de avaliaçãoEducação pré-escolarAprendizagensInstrumentos de avaliação e modelos de avaliaçãoEsta dissertação teve como problemática as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens, que três educadoras de infância da cidade de Évora utilizam para avaliar as crianças, segundo o modelo ou as orientações curriculares que seguem. Privilegiámos uma investigação de natureza qualitativa, utilizando como estratégia de investigação o estudo de casos e como técnicas de recolha e tratamento de dados a observação, análise documental, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Para desenvolver este estudo, realizámos pesquisa bibliográfica sobre a avaliação das aprendizagens em geral e segundo os modelos curriculares do Movimento da Escola Moderna e o High-Scope e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Constatámos que o referencial teórico da ação educativa influencia as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens que as educadoras utilizam. Também verificámos alguns constrangimentos na avaliação, nomeadamente o tamanho do grupo de crianças. /ABSTRACT: This thesis had as problematic the conceptions and assessment practices of learning that three nursery teachers in the city of Évora use to assess children, according to the model or the curriculum guidelines according to the work. We gave importance to a research of a qualitative nature, using as strategy research the study of cases and as techniques for collecting and processing data the observation, document analysis, enquiry through interview and analysis of the content. To develop this study, we conducted bibliographic research about the assessment of learning in general and according the curricular models of the Movement of Modem School, High-Scope and Guidelines for the Pre-School education. We found that the theoretical framework of educational action influences educational concepts and practice of learning assessment that educators use. We have also seen some constraints in the assessment, including the size of the group of children.Universidade de Évora2016-10-13T15:12:57Z2016-10-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19011http://hdl.handle.net/10174/19011pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Ribeiro, Sofia Isabel Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:49.575972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
title |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar Ribeiro, Sofia Isabel Varela Conceções de avaliação Práticas de avaliação Educação pré-escolar Aprendizagens Instrumentos de avaliação e modelos de avaliação |
title_short |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
title_full |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
title_sort |
Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar |
author |
Ribeiro, Sofia Isabel Varela |
author_facet |
Ribeiro, Sofia Isabel Varela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sofia Isabel Varela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções de avaliação Práticas de avaliação Educação pré-escolar Aprendizagens Instrumentos de avaliação e modelos de avaliação |
topic |
Conceções de avaliação Práticas de avaliação Educação pré-escolar Aprendizagens Instrumentos de avaliação e modelos de avaliação |
description |
Esta dissertação teve como problemática as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens, que três educadoras de infância da cidade de Évora utilizam para avaliar as crianças, segundo o modelo ou as orientações curriculares que seguem. Privilegiámos uma investigação de natureza qualitativa, utilizando como estratégia de investigação o estudo de casos e como técnicas de recolha e tratamento de dados a observação, análise documental, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Para desenvolver este estudo, realizámos pesquisa bibliográfica sobre a avaliação das aprendizagens em geral e segundo os modelos curriculares do Movimento da Escola Moderna e o High-Scope e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Constatámos que o referencial teórico da ação educativa influencia as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens que as educadoras utilizam. Também verificámos alguns constrangimentos na avaliação, nomeadamente o tamanho do grupo de crianças. /ABSTRACT: This thesis had as problematic the conceptions and assessment practices of learning that three nursery teachers in the city of Évora use to assess children, according to the model or the curriculum guidelines according to the work. We gave importance to a research of a qualitative nature, using as strategy research the study of cases and as techniques for collecting and processing data the observation, document analysis, enquiry through interview and analysis of the content. To develop this study, we conducted bibliographic research about the assessment of learning in general and according the curricular models of the Movement of Modem School, High-Scope and Guidelines for the Pre-School education. We found that the theoretical framework of educational action influences educational concepts and practice of learning assessment that educators use. We have also seen some constraints in the assessment, including the size of the group of children. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2016-10-13T15:12:57Z 2016-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/19011 http://hdl.handle.net/10174/19011 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/19011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136590100955136 |