Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41464 |
Resumo: | Esta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização. |
id |
RCAP_ffa3e4a8ff86442109e8d27edc47e6d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41464 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da VitalidadeFidelizaçãoQualidade do Serviço PercebidaPreço AdequadoSatisfaçãoWord of MouthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização.Mena, RicardoRepositório ComumMartins, Patrícia Carvalho2022-07-26T15:33:01Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41464203042395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.745068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
title |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
spellingShingle |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade Martins, Patrícia Carvalho Fidelização Qualidade do Serviço Percebida Preço Adequado Satisfação Word of Mouth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
title_full |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
title_fullStr |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
title_full_unstemmed |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
title_sort |
Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade |
author |
Martins, Patrícia Carvalho |
author_facet |
Martins, Patrícia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mena, Ricardo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Patrícia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fidelização Qualidade do Serviço Percebida Preço Adequado Satisfação Word of Mouth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Fidelização Qualidade do Serviço Percebida Preço Adequado Satisfação Word of Mouth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Esta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:33:01Z 2022-07-22T00:00:00Z 2022-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41464 203042395 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41464 |
identifier_str_mv |
203042395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013567549440 |