Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41464
Resumo: Esta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização.
id RCAP_ffa3e4a8ff86442109e8d27edc47e6d1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da VitalidadeFidelizaçãoQualidade do Serviço PercebidaPreço AdequadoSatisfaçãoWord of MouthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização.Mena, RicardoRepositório ComumMartins, Patrícia Carvalho2022-07-26T15:33:01Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41464203042395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.745068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
title Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
spellingShingle Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
Martins, Patrícia Carvalho
Fidelização
Qualidade do Serviço Percebida
Preço Adequado
Satisfação
Word of Mouth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
title_full Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
title_fullStr Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
title_full_unstemmed Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
title_sort Fatores de fidelização dos clientes nas clínicas privadas de Saúde: A perspetiva dos clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade
author Martins, Patrícia Carvalho
author_facet Martins, Patrícia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mena, Ricardo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Patrícia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelização
Qualidade do Serviço Percebida
Preço Adequado
Satisfação
Word of Mouth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Fidelização
Qualidade do Serviço Percebida
Preço Adequado
Satisfação
Word of Mouth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta presente investigação teve como objetivo geral (ou foco principal) determinar quais os fatores que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade consideravam como sendo fidelizadores. Para além disso, de forma a sustentar a resposta ao problema central, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: avaliar se a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetavam positivamente a satisfação do cliente; avaliar se a satisfação tinha impacto na fidelização do cliente; avaliar a influência do word of mouth na fidelização do cliente. Esta presente dissertação recorreu a uma metodologia quantitativa de forma a dar resposta aos objetivos geral e específicos da investigação e desta forma, seguiu uma abordagem dedutiva, através da qual se procedeu a uma multiplicidade de testes de forma a validar as hipóteses de investigação através de uma análise descritiva e de uma análise fatorial e de múltiplos testes de hipóteses nomeadamente, o Teste t de amostras independentes, a análise correlacional de Spearman e o Teste de Kruskal-Wallis. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário a 383 clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade in loco, tendo optado por uma amostragem probabilística aleatória simples. Desta investigação retirou-se por intermédio de uma análise correlacional que, a qualidade do serviço percebida e o preço adequado afetam positivamente a satisfação do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; a satisfação tem impacto positivo na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade; o word of mouth não tem influência na fidelização do cliente da Clínica de Saúde da Vitalidade. De igual forma, extraiu-se que a satisfação exerce uma influência significativa na fidelização, sendo a variável que os clientes da Clínica de Saúde da Vitalidade reconhecem como sendo a mais influente e relevante entre as variáveis explicativas da fidelização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T15:33:01Z
2022-07-22T00:00:00Z
2022-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41464
203042395
url http://hdl.handle.net/10400.26/41464
identifier_str_mv 203042395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013567549440