O brincar livre e o jogo organizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44076 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_ffa605c1699933111dc2cda16c301e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O brincar livre e o jogo organizadoPlaying freely and organized gameMotricidade grossa e finaJogarBrincarDesenvolvimentoExploraçãoCriarImaginaçãoGross and fine motor skillsPlayFunDevelopmentExplorationCreateImaginationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente documento corresponde ao relatório de estágio relativo ao projeto pedagógico colocado em prática na valência de creche e na valência de Jardim de Infância, que teve lugar na Creche da Cruz Vermelha em Braga e na Escola Básica e Jardim de Infância de Arentim, respetivamente. Isto incorporado no Mestrado em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho no presente ano letivo 2014/2015. O projeto promove o desenvolvimento da motricidade, as competências cognitivas, competências intelectuais, sociais e ainda o respeito pelas regras. Este tema surge por um gosto pessoal e muito mais importante pelo interesse das crianças em questão neste estágio. É necessário que a aprendizagem das crianças aconteça de forma ativa para uma melhor cativação destas perante a apresentação do projeto. Na vertente de creche o projeto seguiu o projeto da instituição, os sentidos, assim sendo foi trabalhada principalmente a motricidade fina, a sensibilidade e o equilíbrio das crianças. O brincar livre também foi um ponto importante, apesar de que inicialmente eram dados alguns pontos orientadores, no entanto posteriormente as crianças exploravam cada uma a sua maneira, todos os materiais a explorar e os jogos propostos. Na vertente de Jardim de Infância foram trabalhados jogos para desenvolver a motricidade grossa essencialmente, aqui as regras mais específicas surgiam, fazendo com que o desafio colocado fosse maior. Criar respeito pelo amigo, saber ganhar e perder foi um ponto importante também neste grupo. Ao longo do documento são apresentadas algumas atividades realizadas, sendo que todas estas foram planeadas para desenvolver capacidades físicas, estratégias, a socialização e respeito uns pelos outros.The present document is the internship report for the intervention project. It was held in nursury and kindergarten and it took place in Creche da Cruz Vermelha de Braga and in Escola Básica e Jardim de Infância de Aretim, respectively. This document is incorporated into the Master Degree in Preschool Education in University of Minho, year 2014/2015. The project promotes the development of motor skills, cognitive skills, intellectual, social skills and even respect for the rules. This theme arises from a personal view and more important for the interest of the children at this internship. It is necessary to children learn in an active way so they get interest in the project. In the nursery valence, the project followed the institution's project, the senses, therefore was developed fine motor skills, sensitivity and balance of children. The free play was also an important point, although they were initially given some guidance points. However later on the children were exploring in its own way all the materials to explore and the proposed games. In kindergarten games were involved to develop essentially the gross motor. In this part, were introduced specific rules, making it more challenging. In this group, the important points was respect for the other, know how to win and lose. Throughout the document are presented some activities, and all of them were planned to develop physical abilities, strategies, socialization and respect for each other.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoGil, Carla José Freitas20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44076por201362201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:37.787509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar livre e o jogo organizado Playing freely and organized game |
title |
O brincar livre e o jogo organizado |
spellingShingle |
O brincar livre e o jogo organizado Gil, Carla José Freitas Motricidade grossa e fina Jogar Brincar Desenvolvimento Exploração Criar Imaginação Gross and fine motor skills Play Fun Development Exploration Create Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O brincar livre e o jogo organizado |
title_full |
O brincar livre e o jogo organizado |
title_fullStr |
O brincar livre e o jogo organizado |
title_full_unstemmed |
O brincar livre e o jogo organizado |
title_sort |
O brincar livre e o jogo organizado |
author |
Gil, Carla José Freitas |
author_facet |
Gil, Carla José Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carla José Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motricidade grossa e fina Jogar Brincar Desenvolvimento Exploração Criar Imaginação Gross and fine motor skills Play Fun Development Exploration Create Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Motricidade grossa e fina Jogar Brincar Desenvolvimento Exploração Criar Imaginação Gross and fine motor skills Play Fun Development Exploration Create Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44076 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201362201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133050763739136 |