Compreender o mundo através do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariana Helena Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89399
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_41036e4beacd609a58a8db05ac6a4847
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreender o mundo através do corpoUnderstanding the world through the bodyBrincarCapacidades e habilidades motorasDesenvolvimento sensorialExploraçãoMotricidade fina e grossaExplorationFine and baisc motor skillsMotor skills and abilitiesPlaySensory developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO atual relatório é a prova escrita da minha intervenção pedagógica desenvolvida nos contextos de Berçário e Jardim de Infância, inserido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio incluída no programa curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O seu foco principal foi o desenvolvimento sensorial e motor, através da proporcionalidade de diversas atividades lúdicas como forma de compreender o mundo. Em ambos os contextos, o projeto arquitetou-se e edificou-se através da observação e interação nas primeiras semanas com os diferentes grupos de crianças, assim como foi sendo estruturado e organizado através da reflexão dialogada com as respetivas educadoras cooperantes. Estes momentos de análise reflexiva, permitiram-me compreender os contextos bem como identificar os interesses e necessidades das crianças guiando-me, dessa forma, a desenvolver intervenções pedagógicas com intencionalidade assim como promover, naturalmente, um ambiente onde a aprendizagem ativa fosse constante. Todo este trabalhado foi sustentado na observação inicial. Assim, de acordo com os interesses e necessidades das crianças, este projeto procurou atender e dar resposta, auxiliando a desenvolver capacidades e habilidades motoras de acordo com os respetivos indicadores-chave do modelo HighScope. No Berçário, as estratégias de intervenção pedagógica focaram-se no desenvolvimento dos cinco sentidos em articulação com o desenvolvimento gradual das capacidades motoras de acordo com as idades das crianças. Deste modo, foram planificadas atividades em que a exploração de materiais sonoros, de diferentes texturas e promotores do desenvolvimento motor se tornou o objetivo principal em cada uma das atividades planeadas. Contactaram e manipularam com objetos e alimentos do quotidiano o que tornou possível construírem outras aprendizagens acerca do mesmo. No berçário as aprendizagens são realizadas a um ritmo acelerado. Já no Jardim de infância, foram desenvolvidas atividades lúdicas de modo a estimular a criança a compreender o mundo pela estimulação motora. Dessa forma, foram planeadas atividades quer para a motricidade fina quer para a motricidade grossa. Paralelamente a desenvolverem as suas habilidades percetivas e motoras, as crianças desenvolveram a linguagem, a cooperação e as emoções através de momentos de tensão nos jogos e, naturalmente, o veículo da aprendizagem foi o brincar.The following account is the written version of my pedagogical intervention, developed in the contexts of Nursery school and Kindergarten, within the scope of the Internship for my Curricular Unit, included in the curriculum of the Master's degree in Pre-School Education of the Institute of Education at the University of Minho. Its main focus was sensory and motor development, through the display of various recreational activities as a way of understanding the world. In both contexts, the project was designed and built through observation and interaction in the first weeks with the different groups of children, as well as structured and organized through dialogic reflection with the respective cooperating educators. These moments of reflective analysis allowed me to understand the contexts as well as identify the interests and needs of children, thus guiding me to develop pedagogical interventions with purpose as well as naturally promoting an environment where active learning was constant. All this work was supported by my initial observations. Thus, according to the interests and needs of children, this project sought to meet and respond, helping to develop motor skills and abilities according to the respective key indicators of the HighScope model. In Nursery school, pedagogical intervention strategies focused on the development of the five senses in conjunction with the gradual development of motor skills according to the children's ages. Hence, activities were planned in which the exploration of sound materials, of different textures and promoters of motor development became the main objective in each of the planned activities. They entered in contact and manipulated everyday objects and foods, which made it possible to build further knowledge about them. In nursery school, learning takes place at an accelerated pace. In Kindergarten, playful activities were developed in order to encourage the child to understand the world through motor stimulation. In this way, activities were planned for both fine and basic motor skills. In parallel to developing their perception and motor skills, children developed language, cooperation and emotions through moments of tension in games and, naturally, the vehicle of learning was play.Pereira, BeatrizUniversidade do MinhoDias, Mariana Helena Matos2022-06-142022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89399por203545150info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:03.328262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreender o mundo através do corpo
Understanding the world through the body
title Compreender o mundo através do corpo
spellingShingle Compreender o mundo através do corpo
Dias, Mariana Helena Matos
Brincar
Capacidades e habilidades motoras
Desenvolvimento sensorial
Exploração
Motricidade fina e grossa
Exploration
Fine and baisc motor skills
Motor skills and abilities
Play
Sensory development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Compreender o mundo através do corpo
title_full Compreender o mundo através do corpo
title_fullStr Compreender o mundo através do corpo
title_full_unstemmed Compreender o mundo através do corpo
title_sort Compreender o mundo através do corpo
author Dias, Mariana Helena Matos
author_facet Dias, Mariana Helena Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mariana Helena Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Capacidades e habilidades motoras
Desenvolvimento sensorial
Exploração
Motricidade fina e grossa
Exploration
Fine and baisc motor skills
Motor skills and abilities
Play
Sensory development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Brincar
Capacidades e habilidades motoras
Desenvolvimento sensorial
Exploração
Motricidade fina e grossa
Exploration
Fine and baisc motor skills
Motor skills and abilities
Play
Sensory development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
2022-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89399
url https://hdl.handle.net/1822/89399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184888582144