O Jogo: entre o movimento e as regras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Maria Teresa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38066
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_ff147dbea81011d1ffc718ea95de340f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Jogo: entre o movimento e as regrasMotricidadeJogoBrincarLúdicoExpressão corporalConhecimento do corpoMotricidade finaManipulaçãoAprendizagem ativaMotor skillsGamePlayBodily expressionBody knowledgeFine motor skillsManipulationActive learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolarNeste relatório será apresentado o projeto pedagógico posto em prática nos contextos de Jardim de Infância e Creche, no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Este projeto foi desenvolvido na área de motricidade dando ênfase ao jogo e à brincadeira, pois através deles a criança desenvolve competências cognitivas, pratica regras de socialização e adquire destrezas motoras. Foi um projeto que teve origem na observação e análise do grupo e das suas necessidades. No Jardim de infância foi trabalhado o jogo e o jogo tradicional, bem como as regras e a sua importância através da introdução de um momento na rotina semanal para a prática de jogos em grupo, sempre num clima lúdico e não competitivo, embora, aos poucos se fossem introduzindo os conceitos de saber ganhar e saber perder. Na Creche foi dada mais importância ao movimento e à brincadeira livre como modo de expressão e conhecimento do corpo e desenvolvimento da motricidade fina. Foram realizadas atividades de expressão corporal e de manipulação de materiais. Teve-se em atenção criar um clima de aprendizagem ativa de modo a que as crianças pudessem construir conhecimentos na área de intervenção. As crianças envolveram-se nos jogos e brincadeiras aprendendo conceitos, desenvolvendo estratégias e socializando. Ao longo deste relatório encontram-se descrições de algumas atividades assim como considerações aos resultados obtidos ao longo do tempo com cada um dos contextos.In this report a pedagogical project developed for kindergarten and day care will be presented. It regards the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching Practice which is part of the Master’s study plan for Preschool Education at University of Minho. This project was developed in the area of motor skills, emphasizing games and playing. Through them children can develop cognitive and motor skills as well as the practice of rules and socialization. It originated in the observation and analysis of the group and their needs. In Kindergarten games, traditional games, rules and their importance have been developed by introducing a moment in the weekly routine for the practice of group games in a playful and non-competitive atmosphere. In Day Care it was centered in playing freely has a way of expression, knowing their own bodies and developing fine motor skills. Activities of bodily expression and manipulation of materials have been carried. A climate of active learning was carefully created so that the children to develop their knowledge in the area. With that purpose they have been involved in games and free paying, so learning new concepts developing strategies and socializing. Descriptions of the most significant activities as well as considerations of its results will be found along this thesis.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoSobreira, Maria Teresa da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38066por201513730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:08.701875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo: entre o movimento e as regras
title O Jogo: entre o movimento e as regras
spellingShingle O Jogo: entre o movimento e as regras
Sobreira, Maria Teresa da Silva
Motricidade
Jogo
Brincar
Lúdico
Expressão corporal
Conhecimento do corpo
Motricidade fina
Manipulação
Aprendizagem ativa
Motor skills
Game
Play
Bodily expression
Body knowledge
Fine motor skills
Manipulation
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Jogo: entre o movimento e as regras
title_full O Jogo: entre o movimento e as regras
title_fullStr O Jogo: entre o movimento e as regras
title_full_unstemmed O Jogo: entre o movimento e as regras
title_sort O Jogo: entre o movimento e as regras
author Sobreira, Maria Teresa da Silva
author_facet Sobreira, Maria Teresa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreira, Maria Teresa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motricidade
Jogo
Brincar
Lúdico
Expressão corporal
Conhecimento do corpo
Motricidade fina
Manipulação
Aprendizagem ativa
Motor skills
Game
Play
Bodily expression
Body knowledge
Fine motor skills
Manipulation
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motricidade
Jogo
Brincar
Lúdico
Expressão corporal
Conhecimento do corpo
Motricidade fina
Manipulação
Aprendizagem ativa
Motor skills
Game
Play
Bodily expression
Body knowledge
Fine motor skills
Manipulation
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38066
url http://hdl.handle.net/1822/38066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133071615721472