A intervenção do professor na inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6382 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática da Intervenção do Professor na Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo geral compreender as dificuldades dos professores em relação a inclusão dessas crianças, bem como, perceber as intervenções por meio de práticas pedagógicas que os mesmos utilizam. O estudo desenvolveu-se em um colégio privado em Foz do Iguaçu no estado do Paraná, onde foram entrevistados 15 professores da Educação Infantil. Nesta investigação, optou-se pelo estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados desta investigação, indicam que os professores sentem que ainda não estão totalmente aptos para atender os alunos com PEA, devido a defasagem da formação inicial que não agrega conhecimentos específicos deste transtorno, seguido da falta de formação continuada. Sentem necessidade de maior apoio pedagógico da instituição e afirmam que os recursos materiais oferecidos não são suficientes para a prática pedagógica adequada à estas crianças. Conclui-se também que apesar das dificuldades encontradas para inserir crianças com PEA no contexto escolar, devido as especificidades que elas apresentam, os professores têm boa receptividade com as mesmas e conseguem perceber avanços pedagógicos nos seus alunos a partir da metodologia utilizada por eles. Como medidas sugeridas, propõe-se uma formação mais especializada em Educação Especial para os professores, tanto no que diz respeito à formação inicial como na formação continuada. Para além disso, sugere-se que a instituição de ensino regular prepare com mais rigor pedagógico, os materiais, os ambientes e os profissionais para atender as necessidades das crianças com PEA. |
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