Posicionamento da banca face à marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15733 |
Resumo: | A presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution. |
id |
RCAP_ffb5b58faf7e1432a2fb67a63c65339d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Posicionamento da banca face à marcaMarketingMarcaPosicionamento e bancaBrandPositioning and banking sectorA presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution.Universidade de Évora2015-09-07T09:42:13Z2015-09-072005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15733http://hdl.handle.net/10174/15733porDep. C. S.teses@bib.uevora.pt661Cabral, Miguel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:13.934928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamento da banca face à marca |
title |
Posicionamento da banca face à marca |
spellingShingle |
Posicionamento da banca face à marca Cabral, Miguel de Sousa Marketing Marca Posicionamento e banca Brand Positioning and banking sector |
title_short |
Posicionamento da banca face à marca |
title_full |
Posicionamento da banca face à marca |
title_fullStr |
Posicionamento da banca face à marca |
title_full_unstemmed |
Posicionamento da banca face à marca |
title_sort |
Posicionamento da banca face à marca |
author |
Cabral, Miguel de Sousa |
author_facet |
Cabral, Miguel de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Miguel de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marca Posicionamento e banca Brand Positioning and banking sector |
topic |
Marketing Marca Posicionamento e banca Brand Positioning and banking sector |
description |
A presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2015-09-07T09:42:13Z 2015-09-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15733 http://hdl.handle.net/10174/15733 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dep. C. S. teses@bib.uevora.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551319183917056 |