Posicionamento da banca face à marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Miguel de Sousa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15733
Resumo: A presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution.
id RCAP_ffb5b58faf7e1432a2fb67a63c65339d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Posicionamento da banca face à marcaMarketingMarcaPosicionamento e bancaBrandPositioning and banking sectorA presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution.Universidade de Évora2015-09-07T09:42:13Z2015-09-072005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15733http://hdl.handle.net/10174/15733porDep. C. S.teses@bib.uevora.pt661Cabral, Miguel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:13.934928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento da banca face à marca
title Posicionamento da banca face à marca
spellingShingle Posicionamento da banca face à marca
Cabral, Miguel de Sousa
Marketing
Marca
Posicionamento e banca
Brand
Positioning and banking sector
title_short Posicionamento da banca face à marca
title_full Posicionamento da banca face à marca
title_fullStr Posicionamento da banca face à marca
title_full_unstemmed Posicionamento da banca face à marca
title_sort Posicionamento da banca face à marca
author Cabral, Miguel de Sousa
author_facet Cabral, Miguel de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Miguel de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marca
Posicionamento e banca
Brand
Positioning and banking sector
topic Marketing
Marca
Posicionamento e banca
Brand
Positioning and banking sector
description A presente tese de mestrado, aborda o conceito de marca aplicada à indústria bancaria portuguesa. Tendo esta, como supra finalidade aferir o posicionamento de marca dos mais representativos bancos a operar em Portugal. Após cuidada revisão bibliográfica, onde os termos marketing e marca são relacionados, e os conceitos que estes incorporam são discutidos, através da produção científica dos autores mais avalizados para o efeito, é realizada uma abordagem ao contexto da indústria bancaria portuguesa no âmbito da sua envolvência na gestão e prática do marketing focalizando esses aspectos no espectro da marca. No comprimento dos objectivos gerais são realizados estudos - exploratório e de posicionamento, com vista a identificar quais os atributos mais valorizados pelos responsáveis de marketing/comunicação de cada instituição bancária, na gestão de uma marca financeira, bem como a identificação do posicionamento de marca de cada instituição bancária junto dos consumidores. ***/Abstract - The following dissertation overviews the brand concept applied to the Portuguese banking sector. The main purpose is to acknowledge the relative position of the most representative banks operating in Portugal. Based on a detailed bibliographic revision, in which the notions marketing and brand are associated and discussed, this dissertation pretends to focus banking management and marketing practices into the brand scope. In order to accomplish this objective, the results are based on an exploratory and positioning study. Simultaneously, they allow identifying which attributes are most relevant in managing a financial brand to the marketing/promotion department, and distinguish the brand positioning of each financial institution.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2015-09-07T09:42:13Z
2015-09-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15733
http://hdl.handle.net/10174/15733
url http://hdl.handle.net/10174/15733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dep. C. S.
teses@bib.uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565777137664