Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Artur Jorge Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15024
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração Escolar
id RCAP_ffbc3b58146858dce351fc15945a9e7a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das FreirasAlunosReputaçãoAfetosSatisfaçãoLealdade e EnvolvimentoStudentsReputationAffectionSatisfactionLoyalty and InvolvementDissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração EscolarO presente estudo é confirmatório e de natureza quantitativa. Decorreu nas instalações da EB123/PE do Curral das Freiras e envolveu alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico (CEB). Teve como principal objetivo avaliar a satisfação e a lealdade dos alunos e perceber quais as variáveis que estão associadas à satisfação e à lealdade, neste estudo, entende-se como clientes da escola os alunos da mesma. Construiu-se um modelo final que é constituído por cinco dimensões e trinta e nove indicadores de medida, estes foram obtidos através de inquérito por questionário aos alunos. Encontrou-se que os alunos tinham uma boa satisfação da escola, com um a média de 7,2 e um bom nível de lealdade, com uma média de 7. A reputação foi a dimensão que obteve um resultado mais baixo, com um nível de razoável, com uma média de 6,8. O modelo encontrado refere que os afetos têm um impacto direto muito forte na satisfação (0,80) e a reputação têm um impacto direto moderado na satisfação (0,13). Por sua vez a satisfação tem um impacto direto muito forte com na lealdade (0,77). A lealdade tem um impacto direto muito forte no envolvimento (0,56).The present study is confirmatory and quantitative in nature. It took place at the EB123 / PE facilities of Curral das Freiras and involved students from the 2nd and 3rd cycles of basic education. The main objective of this study was to evaluate students' satisfaction and loyalty and to understand which variables are associated with satisfaction and loyalty. In this study, the students of the school are understood as clients. A final model was constructed that consists of five dimensions and thirty-nine measurement indicators, these were obtained through a questionnaire survey of the students. It was found that students had good school satisfaction, with an average of 7.2 and a good level of loyalty, with an average of 7. Reputation was the dimension that achieved a lower score with a level of with an average of 6.8. The model found that affections have a very strong direct impact on satisfaction (0.80) and reputation have a moderate direct impact on satisfaction (0.13). In turn, satisfaction has a very strong direct impact on loyalty (0.77). Loyalty has a very strong direct impact on involvement (0.56).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroRepositório da Universidade de LisboaSilva, Artur Jorge Vieira da2018-03-02T16:01:21Z2018-02-022018-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15024TID:201970406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:46.441967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
title Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
spellingShingle Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
Silva, Artur Jorge Vieira da
Alunos
Reputação
Afetos
Satisfação
Lealdade e Envolvimento
Students
Reputation
Affection
Satisfaction
Loyalty and Involvement
title_short Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
title_full Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
title_fullStr Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
title_sort Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
author Silva, Artur Jorge Vieira da
author_facet Silva, Artur Jorge Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Artur Jorge Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Reputação
Afetos
Satisfação
Lealdade e Envolvimento
Students
Reputation
Affection
Satisfaction
Loyalty and Involvement
topic Alunos
Reputação
Afetos
Satisfação
Lealdade e Envolvimento
Students
Reputation
Affection
Satisfaction
Loyalty and Involvement
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02T16:01:21Z
2018-02-02
2018-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15024
TID:201970406
url http://hdl.handle.net/10400.5/15024
identifier_str_mv TID:201970406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131096128946176