Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15024 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração Escolar |
id |
RCAP_ffbc3b58146858dce351fc15945a9e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das FreirasAlunosReputaçãoAfetosSatisfaçãoLealdade e EnvolvimentoStudentsReputationAffectionSatisfactionLoyalty and InvolvementDissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração EscolarO presente estudo é confirmatório e de natureza quantitativa. Decorreu nas instalações da EB123/PE do Curral das Freiras e envolveu alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico (CEB). Teve como principal objetivo avaliar a satisfação e a lealdade dos alunos e perceber quais as variáveis que estão associadas à satisfação e à lealdade, neste estudo, entende-se como clientes da escola os alunos da mesma. Construiu-se um modelo final que é constituído por cinco dimensões e trinta e nove indicadores de medida, estes foram obtidos através de inquérito por questionário aos alunos. Encontrou-se que os alunos tinham uma boa satisfação da escola, com um a média de 7,2 e um bom nível de lealdade, com uma média de 7. A reputação foi a dimensão que obteve um resultado mais baixo, com um nível de razoável, com uma média de 6,8. O modelo encontrado refere que os afetos têm um impacto direto muito forte na satisfação (0,80) e a reputação têm um impacto direto moderado na satisfação (0,13). Por sua vez a satisfação tem um impacto direto muito forte com na lealdade (0,77). A lealdade tem um impacto direto muito forte no envolvimento (0,56).The present study is confirmatory and quantitative in nature. It took place at the EB123 / PE facilities of Curral das Freiras and involved students from the 2nd and 3rd cycles of basic education. The main objective of this study was to evaluate students' satisfaction and loyalty and to understand which variables are associated with satisfaction and loyalty. In this study, the students of the school are understood as clients. A final model was constructed that consists of five dimensions and thirty-nine measurement indicators, these were obtained through a questionnaire survey of the students. It was found that students had good school satisfaction, with an average of 7.2 and a good level of loyalty, with an average of 7. Reputation was the dimension that achieved a lower score with a level of with an average of 6.8. The model found that affections have a very strong direct impact on satisfaction (0.80) and reputation have a moderate direct impact on satisfaction (0.13). In turn, satisfaction has a very strong direct impact on loyalty (0.77). Loyalty has a very strong direct impact on involvement (0.56).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroRepositório da Universidade de LisboaSilva, Artur Jorge Vieira da2018-03-02T16:01:21Z2018-02-022018-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15024TID:201970406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:46.441967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
title |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras Silva, Artur Jorge Vieira da Alunos Reputação Afetos Satisfação Lealdade e Envolvimento Students Reputation Affection Satisfaction Loyalty and Involvement |
title_short |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
title_full |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
title_sort |
Avaliação da satisfação e lealdade dos alunos sobre a EB123/PE do Curral das Freiras |
author |
Silva, Artur Jorge Vieira da |
author_facet |
Silva, Artur Jorge Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Artur Jorge Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Reputação Afetos Satisfação Lealdade e Envolvimento Students Reputation Affection Satisfaction Loyalty and Involvement |
topic |
Alunos Reputação Afetos Satisfação Lealdade e Envolvimento Students Reputation Affection Satisfaction Loyalty and Involvement |
description |
Dissertação de Mestrado em Administração Pública especialização Administração Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-02T16:01:21Z 2018-02-02 2018-02-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15024 TID:201970406 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15024 |
identifier_str_mv |
TID:201970406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131096128946176 |