Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2097 |
Resumo: | A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas portuguesas ganha hoje em dia, contornos de “meta a atingir”. A certificação de sistemas de gestão da qualidade é hoje vista como uma “bandeira” diferenciadora para as empresas, pois permite-lhes ter vantagem sobre os seus concorrentes directos. O conceito de melhoria contínua subjacente à norma ISO 9001 transmite para o mercado a imagem de empresas capazes de satisfazer e superar as exigências dos clientes, direccionando todos os colaboradores para esse objectivo comum. As empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica têm aderido a este conceito mostrando interesse em adquirir uma maior cultura organizacional, melhorar a qualidade do produto/serviço e dos processos internos. Este trabalho avalia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 nas empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica, através da realização de um questionário às empresas certificadas deste sector em Portugal. Os resultados deste estudo indicam que as principais razões que levaram as empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica a enveredarem pela certificação dos seus Sistemas de Gestão, são a necessidade de satisfação dos seus clientes e de melhoria contínua da qualidade do serviço. Durante o processo de implementação do SGQ, surgiram dificuldades relacionadas essencialmente com o tempo necessário para tratar de burocracias e com os custos da Qualidade. Concluiu-se ainda que as pessoas mais envolvidas em manter o Sistema “vivo”, são a gestão de topo e o gestor da qualidade, sendo estes também os principais responsáveis pela detecção e correcção de não conformidades. Com o SGQ, as empresas implementaram novos métodos de motivação dos colaboradores, dando mais importância à formação e à comunicação e revelaram que pretendem manter a certificação. |
id |
RCAP_ffbd4576aa18e6748407d2dbe39dd7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em PortugalConstrução civilEmpresasGestão da qualidadeCertificação ISO 9001A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas portuguesas ganha hoje em dia, contornos de “meta a atingir”. A certificação de sistemas de gestão da qualidade é hoje vista como uma “bandeira” diferenciadora para as empresas, pois permite-lhes ter vantagem sobre os seus concorrentes directos. O conceito de melhoria contínua subjacente à norma ISO 9001 transmite para o mercado a imagem de empresas capazes de satisfazer e superar as exigências dos clientes, direccionando todos os colaboradores para esse objectivo comum. As empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica têm aderido a este conceito mostrando interesse em adquirir uma maior cultura organizacional, melhorar a qualidade do produto/serviço e dos processos internos. Este trabalho avalia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 nas empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica, através da realização de um questionário às empresas certificadas deste sector em Portugal. Os resultados deste estudo indicam que as principais razões que levaram as empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica a enveredarem pela certificação dos seus Sistemas de Gestão, são a necessidade de satisfação dos seus clientes e de melhoria contínua da qualidade do serviço. Durante o processo de implementação do SGQ, surgiram dificuldades relacionadas essencialmente com o tempo necessário para tratar de burocracias e com os custos da Qualidade. Concluiu-se ainda que as pessoas mais envolvidas em manter o Sistema “vivo”, são a gestão de topo e o gestor da qualidade, sendo estes também os principais responsáveis pela detecção e correcção de não conformidades. Com o SGQ, as empresas implementaram novos métodos de motivação dos colaboradores, dando mais importância à formação e à comunicação e revelaram que pretendem manter a certificação.The implementation of quality management systems in Portuguese firms wins today outlines goal to achieve. The certification of quality management systems is now seen as a "flag" for distinguishing the companies because it allows them to take advantage over their competitors. The underlying concept of continuous improvement to the standard ISO 9001 transmits to market the image of companies able to meet and exceed customer requirements, directing all employees for this common goal. Companies building inspection, planning and technical consulting have showed interest in acquiring a larger organizational culture, improve the quality of the product / service and internal processes. This study evaluates the implementation of Quality Management System ISO 9001:2000 in companies of building inspection, planning and technical advice, through carrying out a questionnaire to certified companies in this sector in Portugal. The results indicate that the main reasons for companies of building inspection, planning and technical advice to enter into the certification of their management systems are the need for customer satisfaction and continuous improvement of the quality of the service. During the process of implementation of QMS, difficulties arose primarily related to the time needed to deal with bureaucracies, and the cost of quality. It was also concluded that the people most involved in keeping the system "alive" are the top and quality managers, which are also primarily responsible for detecting and correcting noncompliance. With QMS, companies have implemented new methods of motivating employees, giving more importance to training and communication and revealed that they maintain certification.2012-09-24T15:06:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2097pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Filipe Manuel da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:09.127948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
title |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
spellingShingle |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal Lourenço, Filipe Manuel da Silva Construção civil Empresas Gestão da qualidade Certificação ISO 9001 |
title_short |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
title_full |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
title_fullStr |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
title_full_unstemmed |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
title_sort |
Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal |
author |
Lourenço, Filipe Manuel da Silva |
author_facet |
Lourenço, Filipe Manuel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Filipe Manuel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção civil Empresas Gestão da qualidade Certificação ISO 9001 |
topic |
Construção civil Empresas Gestão da qualidade Certificação ISO 9001 |
description |
A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas portuguesas ganha hoje em dia, contornos de “meta a atingir”. A certificação de sistemas de gestão da qualidade é hoje vista como uma “bandeira” diferenciadora para as empresas, pois permite-lhes ter vantagem sobre os seus concorrentes directos. O conceito de melhoria contínua subjacente à norma ISO 9001 transmite para o mercado a imagem de empresas capazes de satisfazer e superar as exigências dos clientes, direccionando todos os colaboradores para esse objectivo comum. As empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica têm aderido a este conceito mostrando interesse em adquirir uma maior cultura organizacional, melhorar a qualidade do produto/serviço e dos processos internos. Este trabalho avalia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 nas empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica, através da realização de um questionário às empresas certificadas deste sector em Portugal. Os resultados deste estudo indicam que as principais razões que levaram as empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica a enveredarem pela certificação dos seus Sistemas de Gestão, são a necessidade de satisfação dos seus clientes e de melhoria contínua da qualidade do serviço. Durante o processo de implementação do SGQ, surgiram dificuldades relacionadas essencialmente com o tempo necessário para tratar de burocracias e com os custos da Qualidade. Concluiu-se ainda que as pessoas mais envolvidas em manter o Sistema “vivo”, são a gestão de topo e o gestor da qualidade, sendo estes também os principais responsáveis pela detecção e correcção de não conformidades. Com o SGQ, as empresas implementaram novos métodos de motivação dos colaboradores, dando mais importância à formação e à comunicação e revelaram que pretendem manter a certificação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-09-24T15:06:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2097 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137116785999872 |