A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rui Filipe Meireles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3119
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_ffd51ad0bf5a1584f416f862f0e2970e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágioCálculo MentalComunicação MatemáticaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino da MatemáticaRaciocínio MatemáticoResolução de ProblemasMathematics EducationMathematical CommunicationMathematical ReasoningMental ArithmeticPreschool EducationPrimary School EducationProblem SolvingMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.No presente trabalho, procurou-se perceber de que modo a utilização de uma metodologia baseada na resolução de problemas, com o recurso ao cálculo mental, ao raciocínio e à comunicação matemática, potencia a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O gosto do mestrando pela Matemática foi o ponto de partida, mas a responsabilidade de um futuro professor pelo ensino desta disciplina aos seus alunos, despertando neles o gosto pelas aprendizagens que ela promove, foi o verdadeiro impulsionador de toda a ação que este trabalho espelha. As práticas aqui analisadas e a reflexão que delas decorre constituem, muito possivelmente, o embrião de uma forma de estar na profissão docente que obriga o professor a um olhar atento à sua ação e a um reajuste constante das suas práticas em proveito do desenvolvimento dos seus alunos. As práticas realizaram-se em pequenos períodos ao longo do ano de 2013, com crianças do Pré-Escolar e do 1º. Ciclo do Ensino Básico. A sua análise e reflexão foi sendo feita ao longo desse tempo, tendo amadurecido e tomado forma nos últimos quatro meses. O resultado é o trabalho que aqui se apresenta. Trata-se, pois, de um documento que seleciona práticas levadas a cabo pelo estagiário com a finalidade de, a partir de uma reflexão aprofundada, construir conhecimento sobre o ser educador/professor que ensina Matemática. Essa reflexão deixa transparecer o potencial didáctico resultante do entrecruzar das tarefas de resolução de problemas com a comunicação e o raciocínio matemáticos, destacando igualmente os benefícios daí decorrentes para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Focam-se, ainda, tarefas promotoras do desenvolvimento do cálculo mental e analisam-se as suas potencialidades na resolução de problemas.ABSTRACT: The present study aims at providing a broader understanding of how a problem-solving methodology, using mental arithmetic, mathematical reasoning and communication, promotes mathematics learning in Preschool and Primary school. The joy and beauty of mathematics was the starting point of this study; however, the real catalyst was without a doubt the responsibility a future teacher has to awaken in his/her students a taste for mathematics. The practice described and analysed in the study and subsequent reflection may be the basis for the development of a reflexive teacher, as it makes him/her be attentive to what goes on in the classroom in order to make the necessary adjustments to promote effective learning. This study was carried out in 2013 and was performed with children in Preschool and Primary School during short-periods of time. The analysis and reflection on the teaching practice have been done throughout this timeframe, however, only in the last four months have they culminated in the current study, which presents a student teacher’s practice, looked at from a distance, with the aim of obtaining a clearer conception of what it means to be a teacher who teaches Mathematics. With this study, it is possible to give a glimpse of the connection between problem-solving tasks, mathematical reasoning and communication, and its potential for developing students’ autonomy. The potential of using tasks for promoting mental arithmetic in problem-solving is also highlighted.Cascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresFerreira, Rui Filipe Meireles2014-07-15T11:42:00Z2014-07-012014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3119201406152porFerreira, Rui Filipe Meireles. "A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio”. 2014. vi, 127 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:42.919113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
title A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
spellingShingle A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
Ferreira, Rui Filipe Meireles
Cálculo Mental
Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Raciocínio Matemático
Resolução de Problemas
Mathematics Education
Mathematical Communication
Mathematical Reasoning
Mental Arithmetic
Preschool Education
Primary School Education
Problem Solving
title_short A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
title_full A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
title_fullStr A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
title_full_unstemmed A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
title_sort A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio
author Ferreira, Rui Filipe Meireles
author_facet Ferreira, Rui Filipe Meireles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rui Filipe Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo Mental
Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Raciocínio Matemático
Resolução de Problemas
Mathematics Education
Mathematical Communication
Mathematical Reasoning
Mental Arithmetic
Preschool Education
Primary School Education
Problem Solving
topic Cálculo Mental
Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Raciocínio Matemático
Resolução de Problemas
Mathematics Education
Mathematical Communication
Mathematical Reasoning
Mental Arithmetic
Preschool Education
Primary School Education
Problem Solving
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15T11:42:00Z
2014-07-01
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3119
201406152
url http://hdl.handle.net/10400.3/3119
identifier_str_mv 201406152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Rui Filipe Meireles. "A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio”. 2014. vi, 127 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130707429163008