A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Susana Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9494
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_ffd95b5be2068048c802db53adff98f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anosPrática profissional supervisionadaRotinasMomentos de transiçãoEnvolvimentoBem estarJardim de infânciaSupervised professional practiceRoutinesTransition momentsInvolvementWellbeingKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO seguinte relatório é apresentado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada (PPSII) em contexto de Jardim de Infância, presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvida uma análise reflexiva do contexto educativo durante 4 meses, com um grupo de crianças de 3 anos. Atendendo ao facto de a logística da sala ter características diferentes da presente nas restantes, o que acabava por influenciar o comportamento e atitudes das crianças, surgiu o tema de estudo: A organização e funcionamento da sala: Predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos, tendo, posteriormente, definido a seguinte questão: De que forma os momentos de transição influenciam o bem-estar e envolvimento das crianças? A abordagem a esta problemática evidencia um nível mais elevado de bem-estar e envolvimento das crianças, quando estas se encontram em contacto com diferentes estratégias de dinamização dos momentos de transição ao invés dos momentos nos quais não existem propostas predefinidas. Para chegar a essa conclusão, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, do tipo de investigação-ação, com diferentes técnicas de recolha de dados, como observação participante e conversas informais, e utilizados como instrumentos notas de campo e reflexões. Por fim, são analisados os dados recolhidos, recorrendo à análise de conteúdo, de forma a evidenciar as conclusões retiradas das observações realizadas. Procede-se, também, à devida discussão com recurso a fundamentação pertinente.ABSTRACT This report has been created as a conclusion of the UC Prática Profissional Supervisionada (PPSII). The field of scope is nursery, as part of the master in pre school education. The present report is the result of a four month analysis with 3 years-old childreen. Due to the fact the classroom organisation presented as non common display, resulted in the toddlers behaviour to change and in this way the following topic was raised: The organization and functioning of the room: Predisposition for the learning in a room of 3 years. Was then importante to analyse how do moments of transition influence the well-being and involvement of children? The approach to this problem shows a higher level of well-being and involvement of the children, when they are in contact with different strategies of dynamization of the transition moments instead of the moments in which there are no predefined proposals. In order to reach this conclusion, a research of a qualitative nature, of the type of action research, was carried out with different data collection techniques, such as participant observation and informal conversations, and used as field notes and reflections instruments. Finally, the collected data are analyzed, using content analysis, in order to show the conclusions drawn from the observations made. Finally, due consideration shall be given to the relevant statement of reasons.Rosa, ManuelaRCIPLGouveia, Susana Filipa Ferreira2019-02-13T14:56:58Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9494TID:202034968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.514279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
title A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
spellingShingle A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
Gouveia, Susana Filipa Ferreira
Prática profissional supervisionada
Rotinas
Momentos de transição
Envolvimento
Bem estar
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition moments
Involvement
Wellbeing
Kindergarten
title_short A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
title_full A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
title_fullStr A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
title_full_unstemmed A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
title_sort A organização e funcionamento da sala: predisposição para as aprendizagens numa sala de 3 anos
author Gouveia, Susana Filipa Ferreira
author_facet Gouveia, Susana Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Susana Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Rotinas
Momentos de transição
Envolvimento
Bem estar
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition moments
Involvement
Wellbeing
Kindergarten
topic Prática profissional supervisionada
Rotinas
Momentos de transição
Envolvimento
Bem estar
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition moments
Involvement
Wellbeing
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-13T14:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9494
TID:202034968
url http://hdl.handle.net/10400.21/9494
identifier_str_mv TID:202034968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443917873152