ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São João, Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galinha, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667
Resumo: A assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.
id RCAP_fffaf7e0105c37ecf8dc95685facf925
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19Estudio de evaluación global de la asertividad de los estudiantes al comienzo del período de confinamiento de COVID-19ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19ArtigosA assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.Assertiveness is a key communication concept within the personal and social skills of young adult students in higher education for the benefits it brings. This quantitative research, using a non-probabilistic sample of 101 respondents, carried out at the beginning of the COVID-19/March 2020 pandemic period in Portugal aims to: characterise the sociodemographic profile before the confinement of students; assess their assertive competence levels by applying the Global Assertiveness Assessment Scale (EAGA); discuss the importance of social support and the absence of mobility in relation to the competence analysed. Sociodemographic aspects (age group, level of education, family social support and distance learning) compensate for the lack of mobility imposed by confinement. In the exceptional public health period to which the study reports, individuals in distance education present positive attitudes with above average levels of assertiveness.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667por2182-9608São João, RicardoGalinha, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:07.877311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
Estudio de evaluación global de la asertividad de los estudiantes al comienzo del período de confinamiento de COVID-19
ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
title ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
spellingShingle ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
São João, Ricardo
Artigos
title_short ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
title_full ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
title_fullStr ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
title_full_unstemmed ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
title_sort ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19
author São João, Ricardo
author_facet São João, Ricardo
Galinha, Sónia
author_role author
author2 Galinha, Sónia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv São João, Ricardo
Galinha, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485980397568