A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17 |
Resumo: | O presente artigo desenvolve-se com os objetivos de descrever o processo de construção da modalidade EJA a partir da educação popular e identificar os efeitos dos Programas de EJA para os trabalhadores. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados os processos históricos da EJA no Brasil e os Programas desenvolvidos na última década. Também foram descritas as contribuições de Paulo Freire para a EJA e consequentemente para a conscientização sociopolítica e laboral dos trabalhadores. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos alunos, associados à deficiência na qualidade de ensino são fatores que impedem a continuidade na escola. Porém a maior parte dos sujeitos que ingressam na sala de aula de EJA tende a concluir os estudos, como forma de manter-se no emprego e alcançar melhores condições de trabalho e qualidade de vida. |
id |
RCE_156cdb984940732472708b31bd61fd95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/17 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORAEducação popular. Educação de Jovens e Adultos. Classe Trabalhadora.O presente artigo desenvolve-se com os objetivos de descrever o processo de construção da modalidade EJA a partir da educação popular e identificar os efeitos dos Programas de EJA para os trabalhadores. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados os processos históricos da EJA no Brasil e os Programas desenvolvidos na última década. Também foram descritas as contribuições de Paulo Freire para a EJA e consequentemente para a conscientização sociopolítica e laboral dos trabalhadores. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos alunos, associados à deficiência na qualidade de ensino são fatores que impedem a continuidade na escola. Porém a maior parte dos sujeitos que ingressam na sala de aula de EJA tende a concluir os estudos, como forma de manter-se no emprego e alcançar melhores condições de trabalho e qualidade de vida.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-85Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-85Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-852526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17/12Silva, Josenalva da Rocha info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
title |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA Silva, Josenalva da Rocha Educação popular. Educação de Jovens e Adultos. Classe Trabalhadora. |
title_short |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
title_full |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA |
author |
Silva, Josenalva da Rocha |
author_facet |
Silva, Josenalva da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josenalva da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular. Educação de Jovens e Adultos. Classe Trabalhadora. |
topic |
Educação popular. Educação de Jovens e Adultos. Classe Trabalhadora. |
description |
O presente artigo desenvolve-se com os objetivos de descrever o processo de construção da modalidade EJA a partir da educação popular e identificar os efeitos dos Programas de EJA para os trabalhadores. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados os processos históricos da EJA no Brasil e os Programas desenvolvidos na última década. Também foram descritas as contribuições de Paulo Freire para a EJA e consequentemente para a conscientização sociopolítica e laboral dos trabalhadores. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos alunos, associados à deficiência na qualidade de ensino são fatores que impedem a continuidade na escola. Porém a maior parte dos sujeitos que ingressam na sala de aula de EJA tende a concluir os estudos, como forma de manter-se no emprego e alcançar melhores condições de trabalho e qualidade de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17/12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-85 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-85 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 68-85 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502222110720 |