A EDUCAÇÃO POPULAR COMO BASE DA EJA: UM REFLEXO DA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josenalva da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17
Resumo: O presente artigo desenvolve-se com os objetivos de descrever o processo de construção da modalidade EJA a partir da educação popular e identificar os efeitos dos Programas de EJA para os trabalhadores. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados os processos históricos da EJA no Brasil e os Programas desenvolvidos na última década. Também foram descritas as contribuições de Paulo Freire para a EJA e consequentemente para a conscientização sociopolítica e laboral dos trabalhadores. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos alunos, associados à deficiência na qualidade de ensino são fatores que impedem a continuidade na escola. Porém a maior parte dos sujeitos que ingressam na sala de aula de EJA tende a concluir os estudos, como forma de manter-se no emprego e alcançar melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
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