Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147856 |
Resumo: | Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica. |
id |
UFRGS-2_b0f6079f14e613dd44d78984eb37d44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147856 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Aline Thiemi dosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2016-08-31T02:18:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/147856001000149Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica.application/pdfporEducação de jovens e adultosAlunoEducação popularTrânsitoEducação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000149.pdf001000149.pdfTexto completoapplication/pdf629396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/1/001000149.pdf56c472daad2d0364b64b65a0aba55c53MD51TEXT001000149.pdf.txt001000149.pdf.txtExtracted Texttext/plain76992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/2/001000149.pdf.txt282c594a751ec29c03e3d7481dbafe8dMD52THUMBNAIL001000149.pdf.jpg001000149.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/3/001000149.pdf.jpg13490b20e0ebd99ed7b53df23ac760a3MD5310183/1478562018-10-29 08:47:19.779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
title |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
spellingShingle |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular Santos, Aline Thiemi dos Educação de jovens e adultos Aluno Educação popular Trânsito |
title_short |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
title_full |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
title_fullStr |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
title_full_unstemmed |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
title_sort |
Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular |
author |
Santos, Aline Thiemi dos |
author_facet |
Santos, Aline Thiemi dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Thiemi dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Aluno Educação popular Trânsito |
topic |
Educação de jovens e adultos Aluno Educação popular Trânsito |
description |
Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000149 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147856 |
identifier_str_mv |
001000149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/1/001000149.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/2/001000149.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/3/001000149.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56c472daad2d0364b64b65a0aba55c53 282c594a751ec29c03e3d7481dbafe8d 13490b20e0ebd99ed7b53df23ac760a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447180903710720 |