Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Thiemi dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147856
Resumo: Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica.
id UFRGS-2_b0f6079f14e613dd44d78984eb37d44a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147856
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Aline Thiemi dosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2016-08-31T02:18:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/147856001000149Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica.application/pdfporEducação de jovens e adultosAlunoEducação popularTrânsitoEducação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000149.pdf001000149.pdfTexto completoapplication/pdf629396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/1/001000149.pdf56c472daad2d0364b64b65a0aba55c53MD51TEXT001000149.pdf.txt001000149.pdf.txtExtracted Texttext/plain76992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/2/001000149.pdf.txt282c594a751ec29c03e3d7481dbafe8dMD52THUMBNAIL001000149.pdf.jpg001000149.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/3/001000149.pdf.jpg13490b20e0ebd99ed7b53df23ac760a3MD5310183/1478562018-10-29 08:47:19.779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
title Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
spellingShingle Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
Santos, Aline Thiemi dos
Educação de jovens e adultos
Aluno
Educação popular
Trânsito
title_short Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
title_full Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
title_fullStr Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
title_full_unstemmed Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
title_sort Educação com os sujeitos do trânsito na EJA : contribuições da educação popular
author Santos, Aline Thiemi dos
author_facet Santos, Aline Thiemi dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Thiemi dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Aluno
Educação popular
Trânsito
topic Educação de jovens e adultos
Aluno
Educação popular
Trânsito
description Este trabalho procura identificar e analisar aspectos relevantes do conhecimento sobre o trânsito de estudantes pouco escolarizados, que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tem como objetivo identificar qual(is) a(s) visão(ões) do trânsito de pessoas pouco escolarizadas que frequentam a EJA e suas motivações em participar dele como condutores de veículos automotores, de modo a refletir sobre como o questionamento dessa realidade pode contribuir na educação com esses sujeitos do trânsito. Nesta pesquisa são discutidos os conceitos de Educação Popular, fundamentados nas ideias de Freire (2005; 2010) e Brandão (1984); da EJA, baseados nos escritos de Fávero (2009), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Parecer CNE/CEB 11/2000; e do trânsito, apoiado pelos trabalhos de Steigleder (2011), Pautz (2012) e Alvares (2007). A metodologia, de abordagem qualitativa, está baseada em entrevistas com três educandos das Totalidades Iniciais da EJA. A maioria dos trabalhos sobre trânsito e educação tem a visão da educação para o trânsito, a fim de salientar a necessidade de cumprimento das regras instituídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, a educação com os sujeitos do trânsito visa o diálogo entre educandos e educadores para problematizar os conhecimentos do trânsito que eles construíram ao vivenciá-lo em seu cotidiano. Identificou-se que o trânsito é percebido a partir da visão do “carrocentrismo”, desconsiderando as relações entre as pessoas nos deslocamentos realizados na cidade. Como desafio para a EJA, esta a reflexão crítica das concepções de trânsito dos estudantes, de modo a problematiza-las e promover a consciência crítica.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000149
url http://hdl.handle.net/10183/147856
identifier_str_mv 001000149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/1/001000149.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/2/001000149.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147856/3/001000149.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56c472daad2d0364b64b65a0aba55c53
282c594a751ec29c03e3d7481dbafe8d
13490b20e0ebd99ed7b53df23ac760a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447180903710720