ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61 |
Resumo: | O presente artigo apresenta subsídios teóricos e práticos para o uso do lúdico na educação, para assegurar que jogos e brincadeiras possam fazer parte do planejamento metodológico da disciplina de língua portuguesa para crianças de 6 a 9 anos, para que haja alfabetização e letramento. Há que se prever que a criança aprende aquilo que lhe seja devidamente direcionado pelos devidos pilares, estimulação, sensibilização, assimilação, acomodação do saber, por meio da internalização do conhecimento em meio à sua reflexão, fruir e execução. O professor necessário faz de suas aulas um jogo contínuo entre a imaginação e a percepção. |
id |
RCE_3e773d5f42e596d0bfd9c8343b9930cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/61 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO Alfabetização. Letramento. Lúdico. Aprendizagem.O presente artigo apresenta subsídios teóricos e práticos para o uso do lúdico na educação, para assegurar que jogos e brincadeiras possam fazer parte do planejamento metodológico da disciplina de língua portuguesa para crianças de 6 a 9 anos, para que haja alfabetização e letramento. Há que se prever que a criança aprende aquilo que lhe seja devidamente direcionado pelos devidos pilares, estimulação, sensibilização, assimilação, acomodação do saber, por meio da internalização do conhecimento em meio à sua reflexão, fruir e execução. O professor necessário faz de suas aulas um jogo contínuo entre a imaginação e a percepção.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 2 No. 4 (2018); 460-478Revista Científica Educ@ción ; Vol. 2 Núm. 4 (2018); 460-478Revista Científica Educ@ção; v. 2 n. 4 (2018); 460-4782526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61/59Flávia Ive Mitzuiama Laureanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-17T20:59:15ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
title |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO Flávia Ive Mitzuiama Laureano Alfabetização. Letramento. Lúdico. Aprendizagem. |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO |
author |
Flávia Ive Mitzuiama Laureano |
author_facet |
Flávia Ive Mitzuiama Laureano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávia Ive Mitzuiama Laureano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Letramento. Lúdico. Aprendizagem. |
topic |
Alfabetização. Letramento. Lúdico. Aprendizagem. |
description |
O presente artigo apresenta subsídios teóricos e práticos para o uso do lúdico na educação, para assegurar que jogos e brincadeiras possam fazer parte do planejamento metodológico da disciplina de língua portuguesa para crianças de 6 a 9 anos, para que haja alfabetização e letramento. Há que se prever que a criança aprende aquilo que lhe seja devidamente direcionado pelos devidos pilares, estimulação, sensibilização, assimilação, acomodação do saber, por meio da internalização do conhecimento em meio à sua reflexão, fruir e execução. O professor necessário faz de suas aulas um jogo contínuo entre a imaginação e a percepção. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/61/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 2 No. 4 (2018); 460-478 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 2 Núm. 4 (2018); 460-478 Revista Científica Educ@ção; v. 2 n. 4 (2018); 460-478 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502283976704 |