CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Nilce Helena da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13
Resumo: O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio.
id RCE_b673e30d76f512375054d0773e45f1ee
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/13
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEMCharge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade.O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-152526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13/8Mota, Nilce Helena da info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
title CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
spellingShingle CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
Mota, Nilce Helena da
Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade.
title_short CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
title_full CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
title_fullStr CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
title_full_unstemmed CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
title_sort CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
author Mota, Nilce Helena da
author_facet Mota, Nilce Helena da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Nilce Helena da
dc.subject.por.fl_str_mv Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade.
topic Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade.
description O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13/8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502216867840