CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio. |
id |
RCE_b673e30d76f512375054d0773e45f1ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/13 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEMCharge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade.O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-152526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13/8Mota, Nilce Helena da info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
title |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
spellingShingle |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM Mota, Nilce Helena da Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade. |
title_short |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
title_full |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
title_fullStr |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
title_full_unstemmed |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
title_sort |
CHARGE: ESTÍMULOS PROVOCATIVOS DA IMAGEM |
author |
Mota, Nilce Helena da |
author_facet |
Mota, Nilce Helena da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Nilce Helena da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade. |
topic |
Charge; Análise do Discurso; Análise do Silêncio; Interdiscursividade. |
description |
O presente artigo apresenta a análise de imagens enfocando a charge e a estamparia para a prática leitora, bem como suas possibilidades de interação humorística/crítica, ainda, pouco empregada para (re)formular o discurso político em sala de aula. Objetivando lapidar e refinar os diversos efeitos de sentido e as possibilidades interpretativas dos acontecimentos sociais no transcurso de suas vidas. A proposta será delimitada em relação ao arcabouço da A. D. da linha francesa para conceituar os efeitos de sentido, como caracterizante da discursividade, integrando também o conceito dos efeitos de sentido, característicos da Análise do Silêncio, visto que a charge e a estamparia agregam alternâncias entre a imagem e o silêncio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13/8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 4-15 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502216867840 |