OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilce Helena da Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39
Resumo: Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino.
id RCE_c5dd8f02db5423d8f390329a948ade7e
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/39
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTEAfetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem.Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 214-230Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 214-230Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 214-2302526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39/37Nilce Helena da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:47ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
title OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
spellingShingle OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
Nilce Helena da Mota
Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem.
title_short OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
title_fullStr OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
title_sort OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
author Nilce Helena da Mota
author_facet Nilce Helena da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilce Helena da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem.
topic Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem.
description Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39/37
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 214-230
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 214-230
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 214-230
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502257762304