OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39 |
Resumo: | Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino. |
id |
RCE_c5dd8f02db5423d8f390329a948ade7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/39 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTEAfetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem.Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 214-230Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 214-230Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 214-2302526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39/37Nilce Helena da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:47ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
title |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE Nilce Helena da Mota Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem. |
title_short |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
OLHAR, AMAR E SERVIR NA ATUAÇÃO DOCENTE |
author |
Nilce Helena da Mota |
author_facet |
Nilce Helena da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nilce Helena da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem. |
topic |
Afetividade. Docência. Discente. Mediação. Aprendizagem. |
description |
Neste presente artigo a abordagem será considerada através de uma ancoragem da afetividade docente, pois a ação de educar nos moldes atuais tornaram a educação vulnerável, ou seja, a relação entre docente e discente sem lanços afetivos - tem gerado inúmeros conflitos na aprendizagem. O foco será no ensino/aprendizagem com amabilidade. A metodologia será embasada em pesquisas bibliográficas, de caráter interpretativo, de reflexão docente, visando oportunizar ao docente dignificar seu relacionamento diário com o discente numa abordagem de empatia, propiciando vínculos harmoniosos entre os sujeitos aprendente e ensinante. Para tanto, é indispensável um novo olhar na ação educativa, para podermos alcançar um desenvolvimento mais eficaz nesta relação que está desgastada, mediante a blindagem estrutural do próprio sistema que, impõe a estes mesmos sujeitos um encapsulamento permeado pela burocratização do ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/39/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 214-230 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 214-230 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 214-230 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502257762304 |