POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada. |
id |
RCE_cb075e0e20f2dd8e9267f12ce5d3ae19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/20 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORESEAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino.O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-1302526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20/15Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
title |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino. |
title_short |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
title_full |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
title_sort |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES |
author |
Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira |
author_facet |
Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino. |
topic |
EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino. |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502226305024 |