POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada.
id RCE_cb075e0e20f2dd8e9267f12ce5d3ae19
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/20
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORESEAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino.O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-1302526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20/15Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
title POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
spellingShingle POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira
EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino.
title_short POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
title_full POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
title_fullStr POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
title_sort POSSIBILIDADES E LIMITES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES
author Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira
author_facet Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Vera Lúcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino.
topic EAD, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, formação de educadores, plataforma de ensino.
description O presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades e limites de diferentes plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para implementação de design instrucional de cursos de educação à distância para a formação inicial e continuada de educadores e verificar como suas configurações implicam, ou não, no delineamento de um design padrão ou fomenta a constituição de designs diferenciados. Verificou-se que apesar das plataformas apresentarem a maior parte de ferramentas similares, maior quantidade de ferramentas para apresentação e alocação de material didático, do que aquelas que possibilitam interação e, dentre estas, não variedade para as ações síncronas, elas não são determinantes do design do curso, mas sim de sua organização e disponibilização no AVA, pois o poder de delimitação fica a cargo do projeto pedagógico, que vai inclusive delimitar o uso que se faz de cada espaço e ferramenta disponibilizados pelas diferentes plataformas, seja em cursos de formação inicial ou continuada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/20/15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 118-130
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502226305024