INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38 |
Resumo: | A temática da inclusão escolar tem sido amplamente discutida por muitos autores que veem os benefícios que este tipo de prática proporciona para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças ao serem inseridas em um ambiente que há pouco tempo nem se imaginaria possível uma vez que a segregação de criança com necessidades educativas especiais, do convívio social, era uma prática corrente. A inclusão traz a ideia de igualdade de direitos e, principalmente, o respeito às diferenças ao afirmar que independente das necessidades especiais todas as crianças têm direito de frequentar uma escola regular e aprender os conceitos trabalhados. Com isso provoca e exigem da escola novos posicionamentos num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. É um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, desenvolvendo novas estratégias de educação, fazendo com que os alunos “aprendam” a gostar da escola e estimulem as relações interpessoais. As propostas de inclusão de todos os alunos e dos temas sociais relevantes são indicadas nos currículos de Arte, elaborado pela equipe envolvida num contexto local de educação. O objetivo desta pesquisa é clarear o sentido da inclusão que possibilite a aprendizagem dos alunos com NEE, tornando-a compreensível aos que se interessam pela educação. A metodologia utilizada foi uma abordagem interpretativa das bibliografias, na qual se buscou meios de confirmar que a inclusão das crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino não é somente para elevar a autoestima e a autoconfiança, mas possibilitar aos mesmos, além de serem eficazes e bem-sucedidos na vida sociocultural, contribuir como ferramenta para ajudar em sua aprendizagem. |
id |
RCE_ccf136ed3dedf1627b6bce5d4db93073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/38 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTEInclusão. Aprendizagem. Possibilidade.A temática da inclusão escolar tem sido amplamente discutida por muitos autores que veem os benefícios que este tipo de prática proporciona para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças ao serem inseridas em um ambiente que há pouco tempo nem se imaginaria possível uma vez que a segregação de criança com necessidades educativas especiais, do convívio social, era uma prática corrente. A inclusão traz a ideia de igualdade de direitos e, principalmente, o respeito às diferenças ao afirmar que independente das necessidades especiais todas as crianças têm direito de frequentar uma escola regular e aprender os conceitos trabalhados. Com isso provoca e exigem da escola novos posicionamentos num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. É um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, desenvolvendo novas estratégias de educação, fazendo com que os alunos “aprendam” a gostar da escola e estimulem as relações interpessoais. As propostas de inclusão de todos os alunos e dos temas sociais relevantes são indicadas nos currículos de Arte, elaborado pela equipe envolvida num contexto local de educação. O objetivo desta pesquisa é clarear o sentido da inclusão que possibilite a aprendizagem dos alunos com NEE, tornando-a compreensível aos que se interessam pela educação. A metodologia utilizada foi uma abordagem interpretativa das bibliografias, na qual se buscou meios de confirmar que a inclusão das crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino não é somente para elevar a autoestima e a autoconfiança, mas possibilitar aos mesmos, além de serem eficazes e bem-sucedidos na vida sociocultural, contribuir como ferramenta para ajudar em sua aprendizagem.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 197-213Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 197-213Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 197-2132526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38/36Neuza Maria Dias Garcia Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:47ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
title |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
spellingShingle |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE Neuza Maria Dias Garcia Siqueira Inclusão. Aprendizagem. Possibilidade. |
title_short |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
title_full |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
title_fullStr |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
title_sort |
INCLUSÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE |
author |
Neuza Maria Dias Garcia Siqueira |
author_facet |
Neuza Maria Dias Garcia Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuza Maria Dias Garcia Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Aprendizagem. Possibilidade. |
topic |
Inclusão. Aprendizagem. Possibilidade. |
description |
A temática da inclusão escolar tem sido amplamente discutida por muitos autores que veem os benefícios que este tipo de prática proporciona para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças ao serem inseridas em um ambiente que há pouco tempo nem se imaginaria possível uma vez que a segregação de criança com necessidades educativas especiais, do convívio social, era uma prática corrente. A inclusão traz a ideia de igualdade de direitos e, principalmente, o respeito às diferenças ao afirmar que independente das necessidades especiais todas as crianças têm direito de frequentar uma escola regular e aprender os conceitos trabalhados. Com isso provoca e exigem da escola novos posicionamentos num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. É um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, desenvolvendo novas estratégias de educação, fazendo com que os alunos “aprendam” a gostar da escola e estimulem as relações interpessoais. As propostas de inclusão de todos os alunos e dos temas sociais relevantes são indicadas nos currículos de Arte, elaborado pela equipe envolvida num contexto local de educação. O objetivo desta pesquisa é clarear o sentido da inclusão que possibilite a aprendizagem dos alunos com NEE, tornando-a compreensível aos que se interessam pela educação. A metodologia utilizada foi uma abordagem interpretativa das bibliografias, na qual se buscou meios de confirmar que a inclusão das crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino não é somente para elevar a autoestima e a autoconfiança, mas possibilitar aos mesmos, além de serem eficazes e bem-sucedidos na vida sociocultural, contribuir como ferramenta para ajudar em sua aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/38/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 197-213 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 197-213 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 197-213 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502255665152 |