Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Kárita Mariana Albernas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Mayara Mendes, Sales, Reinaldo Eduardo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900
Resumo: O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática.
id VERACRUZ-0_897b89b8426ee4c33abd741dcea8de12
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33900
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the AmazonEducação do CampoInclusãoDesafiosPossibilidades.O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3390010.34117/bjdv7n8-083Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76920-76946Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76920-76946Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76920-769462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Kárita Mariana AlbernasLeal, Mayara MendesSales, Reinaldo Eduardo da Silva2021-09-16T20:49:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33900Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:47.430322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
title Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
spellingShingle Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
de Sousa, Kárita Mariana Albernas
Educação do Campo
Inclusão
Desafios
Possibilidades.
title_short Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
title_full Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
title_fullStr Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
title_sort Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
author de Sousa, Kárita Mariana Albernas
author_facet de Sousa, Kárita Mariana Albernas
Leal, Mayara Mendes
Sales, Reinaldo Eduardo da Silva
author_role author
author2 Leal, Mayara Mendes
Sales, Reinaldo Eduardo da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Kárita Mariana Albernas
Leal, Mayara Mendes
Sales, Reinaldo Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Inclusão
Desafios
Possibilidades.
topic Educação do Campo
Inclusão
Desafios
Possibilidades.
description O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900
10.34117/bjdv7n8-083
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76920-76946
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76920-76946
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76920-76946
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549815988224