Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900 |
Resumo: | O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática. |
id |
VERACRUZ-0_897b89b8426ee4c33abd741dcea8de12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33900 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the AmazonEducação do CampoInclusãoDesafiosPossibilidades.O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3390010.34117/bjdv7n8-083Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76920-76946Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76920-76946Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76920-769462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Kárita Mariana AlbernasLeal, Mayara MendesSales, Reinaldo Eduardo da Silva2021-09-16T20:49:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33900Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:47.430322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
title |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon de Sousa, Kárita Mariana Albernas Educação do Campo Inclusão Desafios Possibilidades. |
title_short |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
title_full |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
title_sort |
Desafios e possibilidades da educação inclusiva no campo: um estudo em uma escola da Amazônia / Challenges and possibilities of inclusive education in the field: a study in a school in the Amazon |
author |
de Sousa, Kárita Mariana Albernas |
author_facet |
de Sousa, Kárita Mariana Albernas Leal, Mayara Mendes Sales, Reinaldo Eduardo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Mayara Mendes Sales, Reinaldo Eduardo da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Kárita Mariana Albernas Leal, Mayara Mendes Sales, Reinaldo Eduardo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Inclusão Desafios Possibilidades. |
topic |
Educação do Campo Inclusão Desafios Possibilidades. |
description |
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre as práticas pedagógicas para estudantes inclusos na escola José Henrique de Araújo, Castanhal/Pará enfocando seus desafios e possibilidades. Para tanto, foi realizada a coleta de dados com 9 pessoas divididos em 3 categorias: professores(as); gestão/coordenação pedagógica e membros das famílias dos alunos(as). A análise preferiu a abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades em relação ao processo de ensino para a educação do campo estão ligadas a falta de um currículo próprio, carência de material didático específico, sobrecarga de trabalho dos professores(as), metodologias inadequadas e precárias condições de trabalho. Foi possível notar também que os desafios frente ao processo de inclusão são praticamente os mesmos citados na educação do campo: carência de uma equipe multiprofissional, precariedade de metodologias e más condições de trabalho que atendam a realidade inclusiva no campo. Sobre as possibilidades da educação inclusiva, identificou-se que são utilizados tanto materiais já prontos, que não atendem as demandas específicas dos estudantes, como recursos produzidos/adaptados na escola que geram melhor aprendizado. Há ainda um longo caminho a percorrer e existem muitos desafios a superar, mas espera-se que seja possível desmistificar o tema da educação inclusiva no campo a fim de contribuir com o aumento de pesquisas sobre esta temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900 10.34117/bjdv7n8-083 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33900/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76920-76946 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76920-76946 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76920-76946 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549815988224 |