POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/80 |
Resumo: | As Políticas Públicas Educacionais brasileiras são elaboradas junto ao Poder Público. Após a promulgação no ano de 1988 da Constituição Federal Brasileira (CF/1988), que instituiu o Estado Democrático de Direito, foi garantido aos cidadãos brasileiros por meio de dispositivos legais, a obrigatoriedade do Estado de gerar acesso e fornecer os devidos recursos para fazer valer os direitos e garantias fundamentais indicados no Texto Constitucional e ressaltado por legislações infraconstitucionais. Neste sentido, a educação é um Direito Social positivado na Norma Constitucional, e que deve ser acessada livremente por todos os cidadãos sem distinção de credo, cor ou sexo. Cabe ao Estado brasileiro, por meio de seus recursos e destas políticas, fornece uma educação de qualidade e humanitária. Para os indivíduos que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estas políticas são de extrema importância, já que envolve não somente o aprendizado ou as práticas pedagógicas, mas ajudam em seu tratamento, possibilitando muitos benefícios para trazer uma melhor qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo entender o funcionamento das Políticas Públicas educacionais no contexto dos indivíduos que possuem TEA. Como aporte teórico para a construção deste trabalho, se utilizou da pesquisa bibliográfica e releitura bibliográfica de livros, Teses de Doutorado e Mestrado, Teses de conclusão de curso e Artigos. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Educação; Políticas Públicas; Transtorno do Espectro Autista.As Políticas Públicas Educacionais brasileiras são elaboradas junto ao Poder Público. Após a promulgação no ano de 1988 da Constituição Federal Brasileira (CF/1988), que instituiu o Estado Democrático de Direito, foi garantido aos cidadãos brasileiros por meio de dispositivos legais, a obrigatoriedade do Estado de gerar acesso e fornecer os devidos recursos para fazer valer os direitos e garantias fundamentais indicados no Texto Constitucional e ressaltado por legislações infraconstitucionais. Neste sentido, a educação é um Direito Social positivado na Norma Constitucional, e que deve ser acessada livremente por todos os cidadãos sem distinção de credo, cor ou sexo. Cabe ao Estado brasileiro, por meio de seus recursos e destas políticas, fornece uma educação de qualidade e humanitária. Para os indivíduos que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estas políticas são de extrema importância, já que envolve não somente o aprendizado ou as práticas pedagógicas, mas ajudam em seu tratamento, possibilitando muitos benefícios para trazer uma melhor qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo entender o funcionamento das Políticas Públicas educacionais no contexto dos indivíduos que possuem TEA. Como aporte teórico para a construção deste trabalho, se utilizou da pesquisa bibliográfica e releitura bibliográfica de livros, Teses de Doutorado e Mestrado, Teses de conclusão de curso e Artigos.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/8010.46616/rce.v3i6.80Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 667-679Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 667-679Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 667-6792526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/80/78Lopes, Claudio Neves Alaíde Antônio Rodrigues Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:38:20ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
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