AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fachel de Medeiros, Rosana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118
Resumo: Resumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching.
id RCE_ebd7a1466140058f75f012b5213c37dc
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/118
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?Educaçãodisciplina de artesensino remotoResumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching.Resumen Con la pandemia del Coronavirus, las escuelas de todo el mundo se cerraron, lo que ha imposibilitado las clases presenciales. En esta nueva perspectiva, el contacto de los maestros con los estudiantes comenzó a realizarse de manera remota y virtual, principalmente a partir de actividades que se comenzaran a disponibilizar en línea. En este texto, presento una experiencia como la classe de  artes desde actividades remotas para estudiantes de los últimos años de la escuela primaria. Además de que, por la realidad de la escuela y de mis estudiantes, no he logrado que todos mis estudiantes tuvieran acceso al material propuesto, fué evidente la dedicación y la calidad del trabajo de aquellos estudiantes que sí tuvieran acceso a las propuestas. Los intercambios de experiencias con otros profesores también han sido positivos. En este período de cuarentena se evidencia el potencial de la educación híbrida (MORAN, 2017) en la que se combina la enseñanza en línea y la enseñanza presencial, permitiendo la personalización del aprendizaje y el protagonismos del estudiante (BACICH; TANZIN NETO y TREVISANI, 2015). Palavras-chave: educação; disciplina artística; ensino remoto.Resumo Com a pandemia de Coronavírus escolas do mundo inteiro foram fechadas impossibilitando as aulas presenciais. Nessa nova perspectiva, o contato dos professores com os alunos passou a ser realizado virtualmente, principalmente a partir de atividades que começaram a ser disponibilizadas online. Nesse texto, apresento uma experiência com a disciplina de artes a partir de atividades remotas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na realidade da escola onde trabalho não conseguimos que todos os alunos tivessem acesso aos materiais propostos, em contrapartida, ficou evidente a dedicação e a qualidade dos trabalhos dos alunos que receberam e realizaram as atividades. Também foram positivas as trocas de experiências com os colegas professores. Nesse período de quarentena, ficou evidente a potencialidade de uma educação híbrida (MORAN, 2017) na qual o ensino online, combinado ao presencial poderão oportunizar a personalização da aprendizagem e o protagonismo do estudante (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Palavras-chave: Educação; disciplina de artes; ensino remoto.    Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/11810.46616/rce.v4i8.118Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 956-976Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-9762526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118/101Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFachel de Medeiros, Rosana2021-05-22T16:16:40ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
title AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
spellingShingle AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
Fachel de Medeiros, Rosana
Educação
disciplina de artes
ensino remoto
title_short AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
title_full AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
title_fullStr AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
title_full_unstemmed AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
title_sort AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
author Fachel de Medeiros, Rosana
author_facet Fachel de Medeiros, Rosana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fachel de Medeiros, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
disciplina de artes
ensino remoto
topic Educação
disciplina de artes
ensino remoto
description Resumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118
10.46616/rce.v4i8.118
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118
identifier_str_mv 10.46616/rce.v4i8.118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118/101
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 956-976
Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976
2526-8716
10.46616/rce.v4i8
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502352134144