AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118 |
Resumo: | Resumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching. |
id |
RCE_ebd7a1466140058f75f012b5213c37dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/118 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA?Educaçãodisciplina de artesensino remotoResumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching.Resumen Con la pandemia del Coronavirus, las escuelas de todo el mundo se cerraron, lo que ha imposibilitado las clases presenciales. En esta nueva perspectiva, el contacto de los maestros con los estudiantes comenzó a realizarse de manera remota y virtual, principalmente a partir de actividades que se comenzaran a disponibilizar en línea. En este texto, presento una experiencia como la classe de artes desde actividades remotas para estudiantes de los últimos años de la escuela primaria. Además de que, por la realidad de la escuela y de mis estudiantes, no he logrado que todos mis estudiantes tuvieran acceso al material propuesto, fué evidente la dedicación y la calidad del trabajo de aquellos estudiantes que sí tuvieran acceso a las propuestas. Los intercambios de experiencias con otros profesores también han sido positivos. En este período de cuarentena se evidencia el potencial de la educación híbrida (MORAN, 2017) en la que se combina la enseñanza en línea y la enseñanza presencial, permitiendo la personalización del aprendizaje y el protagonismos del estudiante (BACICH; TANZIN NETO y TREVISANI, 2015). Palavras-chave: educação; disciplina artística; ensino remoto.Resumo Com a pandemia de Coronavírus escolas do mundo inteiro foram fechadas impossibilitando as aulas presenciais. Nessa nova perspectiva, o contato dos professores com os alunos passou a ser realizado virtualmente, principalmente a partir de atividades que começaram a ser disponibilizadas online. Nesse texto, apresento uma experiência com a disciplina de artes a partir de atividades remotas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na realidade da escola onde trabalho não conseguimos que todos os alunos tivessem acesso aos materiais propostos, em contrapartida, ficou evidente a dedicação e a qualidade dos trabalhos dos alunos que receberam e realizaram as atividades. Também foram positivas as trocas de experiências com os colegas professores. Nesse período de quarentena, ficou evidente a potencialidade de uma educação híbrida (MORAN, 2017) na qual o ensino online, combinado ao presencial poderão oportunizar a personalização da aprendizagem e o protagonismo do estudante (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Palavras-chave: Educação; disciplina de artes; ensino remoto. Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/11810.46616/rce.v4i8.118Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 956-976Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-9762526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118/101Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFachel de Medeiros, Rosana2021-05-22T16:16:40ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
title |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
spellingShingle |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? Fachel de Medeiros, Rosana Educação disciplina de artes ensino remoto |
title_short |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
title_full |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
title_fullStr |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
title_full_unstemmed |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
title_sort |
AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: COMO MANTER O VÍNCULO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA? |
author |
Fachel de Medeiros, Rosana |
author_facet |
Fachel de Medeiros, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fachel de Medeiros, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação disciplina de artes ensino remoto |
topic |
Educação disciplina de artes ensino remoto |
description |
Resumo Due the Coronavirus pandemic schools all over the world have been closed making impossible to physical attend the classes. Within this new perspective, the contact in between teachers and students started to be implemented virtually, mainly via activities availible on-line. In this text, I am presenting an experience in the Art Class carried out with remote activities to students at final years in primary school (6ª ,7ª e 8ª year). The realite of the school where I work, unfortunately it is not possible to everyone to access the material availible, however, it is very clear the dedication and quality of these activities submited by those who have done. Also the experiences exchanged with teachers and students are satisfatory. In this period of quarentine, it is evidente the potencial of a hybrid education (MORAN, 2017) in which the on-line teaching, combined with physical attend can give opportunity to personalization the teaching and a chance to student protagonism (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015). Keywords: Education; Art Class; remote teaching. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118 10.46616/rce.v4i8.118 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v4i8.118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/118/101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 956-976 Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 956-976 2526-8716 10.46616/rce.v4i8 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502352134144 |