Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mery Stéfani Leivas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18653
Resumo: Disciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter a “ordem” na sala de aula. Assim, decidi investigar se a maneira tradicional de se ensinar pode estar relacionada a um mecanismo de controle dos alunos, conformando-os às regras disciplinares (dispositivo disciplinador-conformador). Este trabalho também visa compreender como os alunos reagem a tentativas de disciplinamento dos professores, assim como o porquê de tais reações. Foram realizadas idas a campo para entrevistar alunos de sexta série de duas escolas públicas de Porto Alegre. A escolha dos alunos foi feita de forma aleatória e as entrevistas continham perguntas abertas. A coleta de dados foi de caráter qualitativo, sendo que os resultados foram recolhidos em forma dissertativa para posterior análise. O número de entrevistas necessárias foi estabelecido ao longo da coleta de dados. Percebe-se que alguns professores amparam-se em aulas tradicionais com o intuito de disciplinar os alunos. Porém, isso não significa que os alunos que se consideram disciplinados se interessem por essas aulas ou as estejam compreendendo.
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