Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18653 |
Resumo: | Disciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter a “ordem” na sala de aula. Assim, decidi investigar se a maneira tradicional de se ensinar pode estar relacionada a um mecanismo de controle dos alunos, conformando-os às regras disciplinares (dispositivo disciplinador-conformador). Este trabalho também visa compreender como os alunos reagem a tentativas de disciplinamento dos professores, assim como o porquê de tais reações. Foram realizadas idas a campo para entrevistar alunos de sexta série de duas escolas públicas de Porto Alegre. A escolha dos alunos foi feita de forma aleatória e as entrevistas continham perguntas abertas. A coleta de dados foi de caráter qualitativo, sendo que os resultados foram recolhidos em forma dissertativa para posterior análise. O número de entrevistas necessárias foi estabelecido ao longo da coleta de dados. Percebe-se que alguns professores amparam-se em aulas tradicionais com o intuito de disciplinar os alunos. Porém, isso não significa que os alunos que se consideram disciplinados se interessem por essas aulas ou as estejam compreendendo. |
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Pereira, Mery Stéfani LeivasKindel, Eunice Aita Isaia2010-03-05T04:14:56Z2009http://hdl.handle.net/10183/18653000730434Disciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter a “ordem” na sala de aula. Assim, decidi investigar se a maneira tradicional de se ensinar pode estar relacionada a um mecanismo de controle dos alunos, conformando-os às regras disciplinares (dispositivo disciplinador-conformador). Este trabalho também visa compreender como os alunos reagem a tentativas de disciplinamento dos professores, assim como o porquê de tais reações. Foram realizadas idas a campo para entrevistar alunos de sexta série de duas escolas públicas de Porto Alegre. A escolha dos alunos foi feita de forma aleatória e as entrevistas continham perguntas abertas. A coleta de dados foi de caráter qualitativo, sendo que os resultados foram recolhidos em forma dissertativa para posterior análise. O número de entrevistas necessárias foi estabelecido ao longo da coleta de dados. Percebe-se que alguns professores amparam-se em aulas tradicionais com o intuito de disciplinar os alunos. Porém, isso não significa que os alunos que se consideram disciplinados se interessem por essas aulas ou as estejam compreendendo.application/pdfporDisciplina escolarEnsino fundamentalAulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2009Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000730434.pdf.txt000730434.pdf.txtExtracted Texttext/plain106914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18653/2/000730434.pdf.txt716fd1999316f2e4f257f8c7f044fa2fMD52ORIGINAL000730434.pdf000730434.pdfTexto completoapplication/pdf230344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18653/1/000730434.pdffd892f3d8f06bf31c6560a1288318f84MD51THUMBNAIL000730434.pdf.jpg000730434.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18653/3/000730434.pdf.jpg0ae3c21c0868185841d834141cc800e4MD5310183/186532018-10-17 08:45:33.888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:45:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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