Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayra Cristina Martins dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Ana Camila, Simões, Ivandira Anselmo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências em Saúde
Texto Completo: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/660
Resumo: Introdução: A síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético, devido à presença adicional de um cromossomo 21 nas células de seu portador e que causa um retardo mental de vários graus. Objetivos: Identificar quais as dificuldades e facilidades que os pais tiveram na criação de seus filhos com a SD e conhecer que tipos de apoio os pais dos portadores da SD receberam. Métodos: Pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que tem como base as Teorias das Representações Sociais. O local do estudo foi na APAE de Itajubá. A amostragem foi por conveniência; a amostra foi inicialmente constituída por 30 participantes que possuem filhos com a SD. No entanto, responderam à pergunta semiestruturada 14 participantes, os demais alegaram não ter interesse e estarem cansados em responder perguntas relacionadas ao tema; assim a amostra constou de 14 participantes. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois: um roteiro de entrevista semiestruturada e outro que contempla informações relacionadas à caracterização pessoal e profissional dos participantes do estudo. Resultados: As Ideias Centrais (IC) quanto à questão relacionada às facilidades foram: APAE, amigos, nenhuma e psicóloga. Quanto às dificuldades, foram: não teve, muitas dificuldades, não poder estudar em outra escola e saber até onde iria chegar. Já quanto ao apoio, foram as seguintes: APAE e comunidade. Conclusão: Observou-se que o desenvolvimento da pessoa portadora de SD está fortemente relacionado com a APAE, pois foi a própria APAE que os acolheu e os ajudou a conseguirem o que almejaram.Palavras-chave: Síndrome de down; Pais; EnfermagemABSTRACTIntroduction: The Down Syndrome (DS) is a genetic disorder characterized by the additional presence of the chromosome 21 in the patients´ cells and that causes a spectrum of mental retardation. Aims: To identify which difficulties and facilities parents have in raising their children with DS and know what kind of support the parents of DS patients received. Methods: It is a qualitative, descriptive, and exploratory study. For analysis and interpretation of the data it was used the Collective subject discourse technique, which is based on the Theory of Social Representations. The study site was the APAE of Itajubá. Sampling was purposeful; the sample was initially composed of 30 participants who have children with DS. However, only 14 participants answered the semi-structured questions, for the others claimed to have no interest and were tired of answering questions related to the topic; therefore the sample consisted of 14 participants. The instruments used in data collection were two: one set of semi-structured interview questions and another that included information related to the personal and professional characteristics of the participants. Results: The Central Ideas (CI) regarding the question related to the facilities were: APAE, friends, none, and psychologist. As for the difficulties, they were as following: none, many difficulties, not to study in another school and how far they would go. As for the support, they were: APAE and community. Conclusion: It was observed that the development of the DS carrier person is strongly related to APAE because it is the institution that welcomed them and helped them get what they longed for.Keywords: Down syndrome; Parents; Nursing
id RCS_281187b703719c63a28c6b40b0296543
oai_identifier_str oai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/660
network_acronym_str RCS
network_name_str Revista Ciências em Saúde
repository_id_str
spelling Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parentsIntrodução: A síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético, devido à presença adicional de um cromossomo 21 nas células de seu portador e que causa um retardo mental de vários graus. Objetivos: Identificar quais as dificuldades e facilidades que os pais tiveram na criação de seus filhos com a SD e conhecer que tipos de apoio os pais dos portadores da SD receberam. Métodos: Pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que tem como base as Teorias das Representações Sociais. O local do estudo foi na APAE de Itajubá. A amostragem foi por conveniência; a amostra foi inicialmente constituída por 30 participantes que possuem filhos com a SD. No entanto, responderam à pergunta semiestruturada 14 participantes, os demais alegaram não ter interesse e estarem cansados em responder perguntas relacionadas ao tema; assim a amostra constou de 14 participantes. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois: um roteiro de entrevista semiestruturada e outro que contempla informações relacionadas à caracterização pessoal e profissional dos participantes do estudo. Resultados: As Ideias Centrais (IC) quanto à questão relacionada às facilidades foram: APAE, amigos, nenhuma e psicóloga. Quanto às dificuldades, foram: não teve, muitas dificuldades, não poder estudar em outra escola e saber até onde iria chegar. Já quanto ao apoio, foram as seguintes: APAE e comunidade. Conclusão: Observou-se que o desenvolvimento da pessoa portadora de SD está fortemente relacionado com a APAE, pois foi a própria APAE que os acolheu e os ajudou a conseguirem o que almejaram.Palavras-chave: Síndrome de down; Pais; EnfermagemABSTRACTIntroduction: The Down Syndrome (DS) is a genetic disorder characterized by the additional presence of the chromosome 21 in the patients´ cells and that causes a spectrum of mental retardation. Aims: To identify which difficulties and facilities parents have in raising their children with DS and know what kind of support the parents of DS patients received. Methods: It is a qualitative, descriptive, and exploratory study. For analysis and interpretation of the data it was used the Collective subject discourse technique, which is based on the Theory of Social Representations. The study site was the APAE of Itajubá. Sampling was purposeful; the sample was initially composed of 30 participants who have children with DS. However, only 14 participants answered the semi-structured questions, for the others claimed to have no interest and were tired of answering questions related to the topic; therefore the sample consisted of 14 participants. The instruments used in data collection were two: one set of semi-structured interview questions and another that included information related to the personal and professional characteristics of the participants. Results: The Central Ideas (CI) regarding the question related to the facilities were: APAE, friends, none, and psychologist. As for the difficulties, they were as following: none, many difficulties, not to study in another school and how far they would go. As for the support, they were: APAE and community. Conclusion: It was observed that the development of the DS carrier person is strongly related to APAE because it is the institution that welcomed them and helped them get what they longed for.Keywords: Down syndrome; Parents; NursingAISI/HCI2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresArtigo Originalapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/66010.21876/rcsfmit.v7i2.660Revista Ciências em Saúde; v. 7 n. 2 (2017): Abril a Junho de 2017; 23-29Health Sciences Journal; Vol 7 No 2 (2017): Abril a Junho de 2017; 23-292236-378510.21876/rcsfmit.v7i2reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/660/397Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mayra Cristina Martins dosBatista, Ana CamilaSimões, Ivandira Anselmo Ribeiro2020-04-17T00:50:10Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/660Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-04-17T00:50:10Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
title Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
spellingShingle Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
Santos, Mayra Cristina Martins dos
title_short Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
title_full Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
title_fullStr Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
title_full_unstemmed Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
title_sort Síndrome de down: facilidades, dificuldades e apoio encontrado pelos pais / Down syndrome: facilities, dificulties and support found by parents
author Santos, Mayra Cristina Martins dos
author_facet Santos, Mayra Cristina Martins dos
Batista, Ana Camila
Simões, Ivandira Anselmo Ribeiro
author_role author
author2 Batista, Ana Camila
Simões, Ivandira Anselmo Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayra Cristina Martins dos
Batista, Ana Camila
Simões, Ivandira Anselmo Ribeiro
description Introdução: A síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético, devido à presença adicional de um cromossomo 21 nas células de seu portador e que causa um retardo mental de vários graus. Objetivos: Identificar quais as dificuldades e facilidades que os pais tiveram na criação de seus filhos com a SD e conhecer que tipos de apoio os pais dos portadores da SD receberam. Métodos: Pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que tem como base as Teorias das Representações Sociais. O local do estudo foi na APAE de Itajubá. A amostragem foi por conveniência; a amostra foi inicialmente constituída por 30 participantes que possuem filhos com a SD. No entanto, responderam à pergunta semiestruturada 14 participantes, os demais alegaram não ter interesse e estarem cansados em responder perguntas relacionadas ao tema; assim a amostra constou de 14 participantes. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois: um roteiro de entrevista semiestruturada e outro que contempla informações relacionadas à caracterização pessoal e profissional dos participantes do estudo. Resultados: As Ideias Centrais (IC) quanto à questão relacionada às facilidades foram: APAE, amigos, nenhuma e psicóloga. Quanto às dificuldades, foram: não teve, muitas dificuldades, não poder estudar em outra escola e saber até onde iria chegar. Já quanto ao apoio, foram as seguintes: APAE e comunidade. Conclusão: Observou-se que o desenvolvimento da pessoa portadora de SD está fortemente relacionado com a APAE, pois foi a própria APAE que os acolheu e os ajudou a conseguirem o que almejaram.Palavras-chave: Síndrome de down; Pais; EnfermagemABSTRACTIntroduction: The Down Syndrome (DS) is a genetic disorder characterized by the additional presence of the chromosome 21 in the patients´ cells and that causes a spectrum of mental retardation. Aims: To identify which difficulties and facilities parents have in raising their children with DS and know what kind of support the parents of DS patients received. Methods: It is a qualitative, descriptive, and exploratory study. For analysis and interpretation of the data it was used the Collective subject discourse technique, which is based on the Theory of Social Representations. The study site was the APAE of Itajubá. Sampling was purposeful; the sample was initially composed of 30 participants who have children with DS. However, only 14 participants answered the semi-structured questions, for the others claimed to have no interest and were tired of answering questions related to the topic; therefore the sample consisted of 14 participants. The instruments used in data collection were two: one set of semi-structured interview questions and another that included information related to the personal and professional characteristics of the participants. Results: The Central Ideas (CI) regarding the question related to the facilities were: APAE, friends, none, and psychologist. As for the difficulties, they were as following: none, many difficulties, not to study in another school and how far they would go. As for the support, they were: APAE and community. Conclusion: It was observed that the development of the DS carrier person is strongly related to APAE because it is the institution that welcomed them and helped them get what they longed for.Keywords: Down syndrome; Parents; Nursing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/660
10.21876/rcsfmit.v7i2.660
url https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/660
identifier_str_mv 10.21876/rcsfmit.v7i2.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/660/397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde; v. 7 n. 2 (2017): Abril a Junho de 2017; 23-29
Health Sciences Journal; Vol 7 No 2 (2017): Abril a Junho de 2017; 23-29
2236-3785
10.21876/rcsfmit.v7i2
reponame:Revista Ciências em Saúde
instname:Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron:HCI
instname_str Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron_str HCI
institution HCI
reponame_str Revista Ciências em Saúde
collection Revista Ciências em Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubá
repository.mail.fl_str_mv rcs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br
_version_ 1797068962169618432