Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Thalita Emanuelle Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Verica, Paula, Veronica Angelica Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17158
Resumo: Objetivo: Este relato objetiva evidenciar de que forma o capital social foi utilizado como estratégia para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos dos produtores de limão no Norte de Minas Gerais.Metodologia: O método de pesquisa do relato tecnológico foca na exposição de resultados práticos embasados pela teoria, o que, aliado ao estudo de caso, possibilitou o aprofundamento sobre a situação específica da Associação Norte-mineira. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas, tendo sido utilizado um roteiro semiestruturado e realizada visita in loco.Originalidade: A cadeia de suprimentos do limão ainda é pouco explorada no meio acadêmico em termos de pesquisa gerencial, especialmente, a cadeia da região do Norte de Minas Gerais. Além disso, apresentar resultados práticos da utilização do capital social demonstra a relevância do estudo.Principais resultados: O reconhecimento atual da Associação dos Produtores de Limão e Outras Frutas da Região do Jaíba (ASLIM) no cenário nacional e internacional comprova que o capital social se constituiu em uma estratégia assertiva para o desenvolvimento e aprimoramento da cadeia de suprimentos do limão. Os produtores associados tiveram não apenas ganhos financeiros, como progresso estrutural, gerencial, operacional e técnico.Contribuições: A pesquisa contribui para o desenvolvimento do tema capital social na cadeia de suprimentos do limão, além de servir como exemplo para outras regiões produtoras que enfrentam problemas similares.
id RIEOEI-1_038412094b0d77fdf04b7b053f890902
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/17158
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIMSocial capital as a key factor for the development of the lemon supply chain: the ASLIM caseEl capital social como factor clave para el desarrollo de la cadena de suministro del limón: el caso de ASLIMSupply Chain ManagementCadeia de suprimentos; Capital social; Cooperação; Agronegócio.Supply chai; Social capital; Cooperation; Agribusiness.Cadena de suministro; Capital social; Cooperación; Agroindustria.Objetivo: Este relato objetiva evidenciar de que forma o capital social foi utilizado como estratégia para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos dos produtores de limão no Norte de Minas Gerais.Metodologia: O método de pesquisa do relato tecnológico foca na exposição de resultados práticos embasados pela teoria, o que, aliado ao estudo de caso, possibilitou o aprofundamento sobre a situação específica da Associação Norte-mineira. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas, tendo sido utilizado um roteiro semiestruturado e realizada visita in loco.Originalidade: A cadeia de suprimentos do limão ainda é pouco explorada no meio acadêmico em termos de pesquisa gerencial, especialmente, a cadeia da região do Norte de Minas Gerais. Além disso, apresentar resultados práticos da utilização do capital social demonstra a relevância do estudo.Principais resultados: O reconhecimento atual da Associação dos Produtores de Limão e Outras Frutas da Região do Jaíba (ASLIM) no cenário nacional e internacional comprova que o capital social se constituiu em uma estratégia assertiva para o desenvolvimento e aprimoramento da cadeia de suprimentos do limão. Os produtores associados tiveram não apenas ganhos financeiros, como progresso estrutural, gerencial, operacional e técnico.Contribuições: A pesquisa contribui para o desenvolvimento do tema capital social na cadeia de suprimentos do limão, além de servir como exemplo para outras regiões produtoras que enfrentam problemas similares.Objective: This technological report aims to show how social capital was used as a strategy for the development of the lemon producers' supply chain in northern Minas Gerais.Method: The research method of the technological report focuses on the exposure of practical results based on the theory, which, together with the case study, enabled the deepening of the specific situation of the northern Minas Gerais Association. A semi-structured script for the interviews and on-site visit were used for data collection.Originality: The lemon supply chain is still little explored in academia in terms of managerial research, especially in the northern Minas Gerais region. In addition, presenting practical results from the use of social capital demonstrates the relevance of the study.Main results: ASLIM's current recognition in the national and international scenario proves that social capital was an assertive strategy for the development and improvement of the lemon supply chain. The associated producers had not only financial gains, but also structural, managerial, operational, and technical progress.Contributions: The research contributes to the development of the social capital theme in the lemon supply chain, in addition to serving as an example for other producing regions that face similar problems.Objetivo: Este informe tecnológico tiene como objetivo mostrar cómo se utilizó el capital social como estrategia para el desarrollo de la cadena de suministro de los productores de limón en el norte de Minas Gerais.Metodología: El método de investigación del informe tecnológico se enfoca en la exposición de resultados prácticos basados en la teoría, que, junto con el estudio de caso, permitió profundizar en la situación específica de la Asociación Norte-Minas. Para la recopilación de datos se utilizó un guión semiestructurado para las entrevistas y la visita in situ.Originalidad: La cadena de suministro del limón aún se explora poco en el mundo académico en términos de investigación gerencial, especialmente en la región norte de Minas Gerais. Además, la presentación de resultados prácticos del uso del capital social demuestra la relevancia del estudio.Principales resultados: El reconocimiento actual de ASLIM en el escenario nacional e internacional demuestra que el capital social fue una estrategia asertiva para el desarrollo y mejoramiento de la cadena de suministro del limón. Los productores asociados no solo obtuvieron ganancias financieras, sino también avances estructurales, administrativos, operativos y técnicos.Contribuciones: La investigación contribuye al desarrollo del tema del capital social en la cadena de suministro del limón, además de servir como ejemplo para otras regiones productoras que enfrentan problemas similares.Universidade Nove de Julho - UNINOVEBastos, Thalita Emanuelle FariasFreitas, VericaPaula, Veronica Angelica Freitas de2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1715810.5585/riae.v19i3.17158Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 146-163Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 146-1632176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17158/8459https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17158/14116Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T17:59:22Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17158Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-10-19T17:59:22Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
Social capital as a key factor for the development of the lemon supply chain: the ASLIM case
El capital social como factor clave para el desarrollo de la cadena de suministro del limón: el caso de ASLIM
title Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
spellingShingle Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
Bastos, Thalita Emanuelle Farias
Supply Chain Management
Cadeia de suprimentos; Capital social; Cooperação; Agronegócio.
Supply chai; Social capital; Cooperation; Agribusiness.
Cadena de suministro; Capital social; Cooperación; Agroindustria.
title_short Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
title_full Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
title_fullStr Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
title_full_unstemmed Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
title_sort Capital social como fator-chave para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do limão: o caso da ASLIM
author Bastos, Thalita Emanuelle Farias
author_facet Bastos, Thalita Emanuelle Farias
Freitas, Verica
Paula, Veronica Angelica Freitas de
author_role author
author2 Freitas, Verica
Paula, Veronica Angelica Freitas de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Thalita Emanuelle Farias
Freitas, Verica
Paula, Veronica Angelica Freitas de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Supply Chain Management
Cadeia de suprimentos; Capital social; Cooperação; Agronegócio.
Supply chai; Social capital; Cooperation; Agribusiness.
Cadena de suministro; Capital social; Cooperación; Agroindustria.
topic Supply Chain Management
Cadeia de suprimentos; Capital social; Cooperação; Agronegócio.
Supply chai; Social capital; Cooperation; Agribusiness.
Cadena de suministro; Capital social; Cooperación; Agroindustria.
description Objetivo: Este relato objetiva evidenciar de que forma o capital social foi utilizado como estratégia para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos dos produtores de limão no Norte de Minas Gerais.Metodologia: O método de pesquisa do relato tecnológico foca na exposição de resultados práticos embasados pela teoria, o que, aliado ao estudo de caso, possibilitou o aprofundamento sobre a situação específica da Associação Norte-mineira. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas, tendo sido utilizado um roteiro semiestruturado e realizada visita in loco.Originalidade: A cadeia de suprimentos do limão ainda é pouco explorada no meio acadêmico em termos de pesquisa gerencial, especialmente, a cadeia da região do Norte de Minas Gerais. Além disso, apresentar resultados práticos da utilização do capital social demonstra a relevância do estudo.Principais resultados: O reconhecimento atual da Associação dos Produtores de Limão e Outras Frutas da Região do Jaíba (ASLIM) no cenário nacional e internacional comprova que o capital social se constituiu em uma estratégia assertiva para o desenvolvimento e aprimoramento da cadeia de suprimentos do limão. Os produtores associados tiveram não apenas ganhos financeiros, como progresso estrutural, gerencial, operacional e técnico.Contribuições: A pesquisa contribui para o desenvolvimento do tema capital social na cadeia de suprimentos do limão, além de servir como exemplo para outras regiões produtoras que enfrentam problemas similares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17158
10.5585/riae.v19i3.17158
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17158
identifier_str_mv 10.5585/riae.v19i3.17158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/17158/8459
https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/17158/14116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 146-163
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 146-163
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138723630153728