Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Débora Prazeres
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15276
Resumo: Ao se visualizar no mercado uma preocupação e valorização emergente dos aspectos sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) é entendida como um novo paradigma a ser utilizado, que não mais se restringe a atender os anseios de lucro dos acionistas, mas que procura incluir em sua análise outros interessados, tais como a sociedade e o ambiente. A mesma é considerada como uma capacidade organizacional de acordo com a Resource-Based View (RBV), já que procura um conjunto de recursos, que a depender da maneira como é gerenciada pode vir a ser fonte de vantagem competitiva sustentável (VCS). Assim, o objetivo do estudo é analisar a RSAE como capacidade organizacional e propensa fonte de vantagem competitiva sustentável de uma empresa à luz da RBV, no sentido de entender como a mesma pode der alinhada à gestão estratégica e adicionar valor rumo à efetivação de uma VCS. A partir de uma discussão teórica, identificou-se alguns aspectos que podem ser elevados ao patamar de uma VCS, dentre os quais se torna possível visualizar a geração de uma boa reputação e imagem organizacional, bem como uma cidadania corporativa favorável à prática da RSAE, de maneira tal, que os concorrentes não imitem uma empresa com essa perspectiva. DOI:10.5585/riae.v12i1.1805
id RIEOEI-1_0c9155ff8843c7cfbe4a6db77fe5405c
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15276
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em RecursosCreating Sustainable Competitive Advantage: A Corporate Socialenvironmental Responsibility in the Light of the Resource-Based ViewEstratégia; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Resource-Based View; Vantagem Competitiva Sustentável.Strategy, Corporate Social-Environmental Responsibility, Resource-Based View, Sustainable Competitive Advantage.Ao se visualizar no mercado uma preocupação e valorização emergente dos aspectos sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) é entendida como um novo paradigma a ser utilizado, que não mais se restringe a atender os anseios de lucro dos acionistas, mas que procura incluir em sua análise outros interessados, tais como a sociedade e o ambiente. A mesma é considerada como uma capacidade organizacional de acordo com a Resource-Based View (RBV), já que procura um conjunto de recursos, que a depender da maneira como é gerenciada pode vir a ser fonte de vantagem competitiva sustentável (VCS). Assim, o objetivo do estudo é analisar a RSAE como capacidade organizacional e propensa fonte de vantagem competitiva sustentável de uma empresa à luz da RBV, no sentido de entender como a mesma pode der alinhada à gestão estratégica e adicionar valor rumo à efetivação de uma VCS. A partir de uma discussão teórica, identificou-se alguns aspectos que podem ser elevados ao patamar de uma VCS, dentre os quais se torna possível visualizar a geração de uma boa reputação e imagem organizacional, bem como uma cidadania corporativa favorável à prática da RSAE, de maneira tal, que os concorrentes não imitem uma empresa com essa perspectiva. DOI:10.5585/riae.v12i1.1805From the perspective of a greater concern with respect to corporate social and environmental aspects viewed in society, the Corporate Social-Environmental Responsibility (CSER) is understood as a new management perspective to be used, no longer restricted to meet the aspirations of profit shareholders, but seeks include in your analysis other stakeholders such as society and the environment. According to the Resource-Based View (RBV), the CSER is regarded as an organizational capacity, because it involves a set of resources and depending on how it is integrated with business planning, could be a source of Sustainable Competitive Advantage (SCA). The objective of the study is to analyze the likely social and environmental responsibility as a sustainable competitive advantage for an organization in light of the Resource-Based View . From the discussion held to theoretical essay, we identified some aspects of CSER that can be elevated to the level of a SCA, namely: the generation of a good reputation and organizational image, and corporate citizenship in favor of the practice of CSER. It is appropriate therefore to carry out empirical studies, qualitative and/or quantitative, that can confirm and extend the arguments of this discussion, from the development of constructs, development of measurement instruments and proposing models, on CSER.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1527610.5585/ijsm.v12i1.1805Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 1 (2013): January/March; 29-53Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 1 (2013): January/March; 29-532176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15276/7457Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalbino, Débora Prazeres2021-02-22T18:56:00Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15276Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:56Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
Creating Sustainable Competitive Advantage: A Corporate Socialenvironmental Responsibility in the Light of the Resource-Based View
title Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
spellingShingle Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
Balbino, Débora Prazeres
Estratégia; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Resource-Based View; Vantagem Competitiva Sustentável.
Strategy, Corporate Social-Environmental Responsibility, Resource-Based View, Sustainable Competitive Advantage.
title_short Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
title_full Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
title_fullStr Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
title_full_unstemmed Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
title_sort Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos
author Balbino, Débora Prazeres
author_facet Balbino, Débora Prazeres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Débora Prazeres
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Resource-Based View; Vantagem Competitiva Sustentável.
Strategy, Corporate Social-Environmental Responsibility, Resource-Based View, Sustainable Competitive Advantage.
topic Estratégia; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Resource-Based View; Vantagem Competitiva Sustentável.
Strategy, Corporate Social-Environmental Responsibility, Resource-Based View, Sustainable Competitive Advantage.
description Ao se visualizar no mercado uma preocupação e valorização emergente dos aspectos sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) é entendida como um novo paradigma a ser utilizado, que não mais se restringe a atender os anseios de lucro dos acionistas, mas que procura incluir em sua análise outros interessados, tais como a sociedade e o ambiente. A mesma é considerada como uma capacidade organizacional de acordo com a Resource-Based View (RBV), já que procura um conjunto de recursos, que a depender da maneira como é gerenciada pode vir a ser fonte de vantagem competitiva sustentável (VCS). Assim, o objetivo do estudo é analisar a RSAE como capacidade organizacional e propensa fonte de vantagem competitiva sustentável de uma empresa à luz da RBV, no sentido de entender como a mesma pode der alinhada à gestão estratégica e adicionar valor rumo à efetivação de uma VCS. A partir de uma discussão teórica, identificou-se alguns aspectos que podem ser elevados ao patamar de uma VCS, dentre os quais se torna possível visualizar a geração de uma boa reputação e imagem organizacional, bem como uma cidadania corporativa favorável à prática da RSAE, de maneira tal, que os concorrentes não imitem uma empresa com essa perspectiva. DOI:10.5585/riae.v12i1.1805
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15276
10.5585/ijsm.v12i1.1805
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15276
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v12i1.1805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15276/7457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 1 (2013): January/March; 29-53
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 1 (2013): January/March; 29-53
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724605329408