UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Dorox, Giovana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gureski Rodrigues, Daniela, Saheb, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290
Resumo: Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista.  Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional.
id UNIPLAC_7f69300d7c1e8bf73d8d0fb461bb12b4
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/290
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTALFormação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista.  Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional.Editora ICEPCristiane Dorox, GiovanaGureski Rodrigues, DanielaSaheb, Daniele2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290/128info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/290Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cristiane Dorox, Giovana
Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.
title_short UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Cristiane Dorox, Giovana
author_facet Cristiane Dorox, Giovana
Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb, Daniele
author_role author
author2 Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb, Daniele
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Dorox, Giovana
Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb, Daniele
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.
topic Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.
description Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista.  Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290/128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698779344896