Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Ronaldo Lamounier
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fonseca, Alan Sales da, Lara, José Edson, Silva, Wendel Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548
Resumo: Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. 
id RIEOEI-1_76ba397c9b8fb04be59c4db5ce69946b
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/18548
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiroEconomic value creation and financial sustainability in Brazilian higher education institutionsGeneración de valor económico y sostenibilidad financiera en instituciones de educación superior brasileñasAdministração; Estratégias CorporativasInstituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira.Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability.Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera.Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. Objective: The article aims to analyze the creation of economic value, as well as the value vectors and the impacts caused by the number of students, value of tuition and costs on the economic results achieved in a higher education institution (HEI).Methodology/approach: This is a case study with adaptation of the EVA (Economic Value Added) model and the use of multivariate econometric analysis.Relevance/originality: Despite the representativeness of private organizations in the educational sector in the Brazilian economy, academic articles were not identified dealing with their capacity to create value, which is one of the necessary conditions for self-sustained growth of an organization.The main results: The University Center was able to generate value in the recent period. The disaggregated analysis showed the good performance of engineering and that most courses in the business area have destroyed the organization's value.Theoretical/methodological contributions: An incursion into the theory of corporate finance made it possible to adapt methods and procedures that led to an adequate application to the study of value generation in a HEI. The study can be replicated and contributes for HEIs to incorporate the dimension of value generation in their management model. Social contributions to management: Two segments were identified that demand differentiated strategies to improve the IES' market position. In the business area, given the competition, a policy of low prices is imposed, with revision/consolidation of the offer of courses. In the healthcare and engineering segment, the strategy to be followed is not price competition, but differentiation, with the pursuit of excellence being crucial.Objetivo del studio: El artículo tiene como objetivo analizar la generación de valor económico, así como los vectores de valor y los impactos que ocasiona el número de estudiantes, matrículas y costos sobre los resultados económicos alcanzados en una institución de educación superior (IES).Metodología/Enfoque: Este es un caso de estudio con adaptación del modelo EVA (Valor Económico Agregado) y uso de análisis econométrico multivariado.Originalidad/Relevancia: A pesar de la representación de las organizaciones privadas del sector educativo en la economía brasileña, no se identificaron artículos académicos sobre su capacidad de crear valor, que es una de las condiciones necesarias para el crecimiento autosostenido de una organización.Resultados principals: El Centro Universitario supo generar valor en el período reciente. El análisis desagregado mostró el buen desempeño de la ingeniería y que la mayoría de los cursos en el área de negocios han destruido el valor de la organización.Contribuciones teóricas: Se realizó una incursión en la teoría de las finanzas corporativas, adaptando métodos y procedimientos que dieron lugar a una adecuada aplicación al estudio de la generación de valor en una IES. El estudio puede ser replicado y contribuye a que las IES incorporen la dimensión de generación de valor en su modelo de gestión.Contribuciones sociales y a la gestion: Se identificaron dos segmentos que demandan estrategias diferenciadas para mejorar la posición de mercado de IES. En el área empresarial, dada la competencia, se impone una política de precios bajos, con revisión / consolidación de la oferta de cursos. En el segmento de la salud y la ingeniería, la estrategia a seguir no es la competencia de precios, sino la diferenciación, siendo crucial la búsqueda de la excelencia.Universidade Nove de Julho - UNINOVELocatelli, Ronaldo LamounierFonseca, Alan Sales daLara, José EdsonSilva, Wendel Alex2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1854810.5585/riae.v21i1.18548Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e185482176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9608https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9609Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T19:04:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/18548Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-10-31T19:04:07Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
Economic value creation and financial sustainability in Brazilian higher education institutions
Generación de valor económico y sostenibilidad financiera en instituciones de educación superior brasileñas
title Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
spellingShingle Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
Locatelli, Ronaldo Lamounier
Administração; Estratégias Corporativas
Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira.
Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability.
Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera.
title_short Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
title_full Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
title_fullStr Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
title_sort Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
author Locatelli, Ronaldo Lamounier
author_facet Locatelli, Ronaldo Lamounier
Fonseca, Alan Sales da
Lara, José Edson
Silva, Wendel Alex
author_role author
author2 Fonseca, Alan Sales da
Lara, José Edson
Silva, Wendel Alex
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Ronaldo Lamounier
Fonseca, Alan Sales da
Lara, José Edson
Silva, Wendel Alex
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Estratégias Corporativas
Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira.
Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability.
Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera.
topic Administração; Estratégias Corporativas
Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira.
Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability.
Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera.
description Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548
10.5585/riae.v21i1.18548
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548
identifier_str_mv 10.5585/riae.v21i1.18548
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9608
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724250910720