Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548 |
Resumo: | Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. |
id |
RIEOEI-1_76ba397c9b8fb04be59c4db5ce69946b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/18548 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiroEconomic value creation and financial sustainability in Brazilian higher education institutionsGeneración de valor económico y sostenibilidad financiera en instituciones de educación superior brasileñasAdministração; Estratégias CorporativasInstituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira.Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability.Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera.Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. Objective: The article aims to analyze the creation of economic value, as well as the value vectors and the impacts caused by the number of students, value of tuition and costs on the economic results achieved in a higher education institution (HEI).Methodology/approach: This is a case study with adaptation of the EVA (Economic Value Added) model and the use of multivariate econometric analysis.Relevance/originality: Despite the representativeness of private organizations in the educational sector in the Brazilian economy, academic articles were not identified dealing with their capacity to create value, which is one of the necessary conditions for self-sustained growth of an organization.The main results: The University Center was able to generate value in the recent period. The disaggregated analysis showed the good performance of engineering and that most courses in the business area have destroyed the organization's value.Theoretical/methodological contributions: An incursion into the theory of corporate finance made it possible to adapt methods and procedures that led to an adequate application to the study of value generation in a HEI. The study can be replicated and contributes for HEIs to incorporate the dimension of value generation in their management model. Social contributions to management: Two segments were identified that demand differentiated strategies to improve the IES' market position. In the business area, given the competition, a policy of low prices is imposed, with revision/consolidation of the offer of courses. In the healthcare and engineering segment, the strategy to be followed is not price competition, but differentiation, with the pursuit of excellence being crucial.Objetivo del studio: El artículo tiene como objetivo analizar la generación de valor económico, así como los vectores de valor y los impactos que ocasiona el número de estudiantes, matrículas y costos sobre los resultados económicos alcanzados en una institución de educación superior (IES).Metodología/Enfoque: Este es un caso de estudio con adaptación del modelo EVA (Valor Económico Agregado) y uso de análisis econométrico multivariado.Originalidad/Relevancia: A pesar de la representación de las organizaciones privadas del sector educativo en la economía brasileña, no se identificaron artículos académicos sobre su capacidad de crear valor, que es una de las condiciones necesarias para el crecimiento autosostenido de una organización.Resultados principals: El Centro Universitario supo generar valor en el período reciente. El análisis desagregado mostró el buen desempeño de la ingeniería y que la mayoría de los cursos en el área de negocios han destruido el valor de la organización.Contribuciones teóricas: Se realizó una incursión en la teoría de las finanzas corporativas, adaptando métodos y procedimientos que dieron lugar a una adecuada aplicación al estudio de la generación de valor en una IES. El estudio puede ser replicado y contribuye a que las IES incorporen la dimensión de generación de valor en su modelo de gestión.Contribuciones sociales y a la gestion: Se identificaron dos segmentos que demandan estrategias diferenciadas para mejorar la posición de mercado de IES. En el área empresarial, dada la competencia, se impone una política de precios bajos, con revisión / consolidación de la oferta de cursos. En el segmento de la salud y la ingeniería, la estrategia a seguir no es la competencia de precios, sino la diferenciación, siendo crucial la búsqueda de la excelencia.Universidade Nove de Julho - UNINOVELocatelli, Ronaldo LamounierFonseca, Alan Sales daLara, José EdsonSilva, Wendel Alex2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1854810.5585/riae.v21i1.18548Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e185482176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9608https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9609Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T19:04:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/18548Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-10-31T19:04:07Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro Economic value creation and financial sustainability in Brazilian higher education institutions Generación de valor económico y sostenibilidad financiera en instituciones de educación superior brasileñas |
title |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro Locatelli, Ronaldo Lamounier Administração; Estratégias Corporativas Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira. Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability. Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera. |
title_short |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
title_full |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
title_sort |
Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro |
author |
Locatelli, Ronaldo Lamounier |
author_facet |
Locatelli, Ronaldo Lamounier Fonseca, Alan Sales da Lara, José Edson Silva, Wendel Alex |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Alan Sales da Lara, José Edson Silva, Wendel Alex |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Ronaldo Lamounier Fonseca, Alan Sales da Lara, José Edson Silva, Wendel Alex |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Estratégias Corporativas Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira. Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability. Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera. |
topic |
Administração; Estratégias Corporativas Instituições de ensino superior; Geração de valor; Sustentabilidade financeira. Higher education institutions; Value creation; Financial sustainability. Instituciones de educación superior; Generación de valor; Sostenibilidad financiera. |
description |
Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548 10.5585/riae.v21i1.18548 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548 |
identifier_str_mv |
10.5585/riae.v21i1.18548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9608 https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18548/9609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 1 (2022): Continuous flow; e18548 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138724250910720 |