Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ivano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Heidy Rodriguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/22406
Resumo: Prezados leitores, É com satisfação que apresentamos a Edição Especial da Revista Ibero-Americana de Estratégia, com o tema: “Enfrentamento e respostas estratégicas a crises e incertezas”. Em nossos editoriais do ano de 2020 realizamos uma série de indicativos destacando a necessidade de pesquisas que proporcionassem um melhor entendimento da crise e seus impactos nos mais diversos setores, tanto as crises passadas quanto a mais recente, causada pela pandemia da Covid-19.Além do entendimento sobre o impacto, é fundamental avançar nas pesquisas que forneçam melhor compreensão sobre as possíveis ações para o enfrentamento destes períodos de crise. Na chamada para esta edição especial encorajamos, sobretudo, as pesquisas que avançassem nas discussões no campo das ações humanas e o papel dos indivíduos diante da crise e das incertezas do ambiente organizacional.Nesta edição apresentamos sete artigos que fornecem contribuições significativas para este campo. Iniciamos com o artigo “Mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas em hotéis marcados por incertezas” de Wendell de Moura Domingos (UFPE) e Yákara Vasconcelos Pereira (UFPE). O objetivo foi analisar a existência de semelhanças e diferenças nas mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas entre os hotéis localizados na Região do Litoral do Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas, duas regiões em diferentes estágios de desenvolvimento turístico e marcadas pelas incertezas de mercado. A partir de casos múltiplos e análise de conteúdo os resultados indicam a existência da relação entre as estratégias de cooperação e o desenvolvimento da atividade turística na região.O segundo artigo “Adaptação e reinvenção estratégica: atuação de empresas de saúde privada em tempos de pandemia” é de autoria de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen (Unijuí), Daniel Knebel Baggio (Unijuí), Maria Margarete Baccin Brizolla (Unijuí) e Taísa Schéfer Roveda (Unijuí). O objetivo foi investigar em que ponto e até que ponto as instituições de saúde privada se adaptam e se reinventam estrategicamente em tempos de pandemia. Por meio de uma abordagem qualitativa utilizando a análise do conteúdo, os resultados demonstram que as mudanças e a adaptação estratégica ocorreram, inicialmente, pela influência do meio externo e, em seguida, pela capacidade da empresa de identificar oportunidades e implementar ações de desenvolvimento e de otimização de rotinas, processos e dinâmicas, expandindo tais oportunidades para perspectivas futuras e contextos mais amplos.O terceiro artigo “Impactos da pandemia de Covid-19 na relação entre estrutura de capital e desempenho: análise das empresas listadas na B3” é de autoria de Thiago Borges de Souza (UFRGS), Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (UFRGS) e Alan Bandeira Pinheiro (UFPR). O estudo teve por objetivo identificar, setorialmente, o impacto causado pela pandemia de Covid-19 na relação entre a estrutura de capital e o desempenho das companhias brasileiras listadas na B3. A partir de demonstrações contábeis dos anos de 2019 e 2020 de 100 empresas brasileiras listadas na B3, os resultados mostram que a pandemia aumentou o nível de endividamento e diminuiu o desempenho nas empresas da amostra analisada.O quarto artigo “Transformação digital e Covid-19: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias” é de Erica Santos de Oliveira (UFU), Núbia Cristina Fernandes (UFU), Juliane Silvestre (UFU), Vérica Freitas (UFU) e Verônica Angélica Freitas de Paula (UFU). O objetivo foi analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. A partir de estudo de casos múltiplos a pesquisa descreve sobre o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário.O quinto artigo, “Efeito moderador da crise econômica e da turbulência de mercado em pequenas empresas da Amazônia Legal” é de autoria de Rodrigo Marques de Almeida (UFSM) Guerra, Luís Felipe Dias Lopes (UFSM) e Maria Emília Camargo (UFSM). O objetivo foi investigar o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado na relação entre mente aberta (MA) e resiliência empreendedora (RE) de gestores que atuam em pequenas empresas localizadas na Amazônia Legal. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais de 299 gerentes, o modelo empírico demonstra o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado sobre MA e RE em um ambiente de restrições de recursos agravado ainda mais pelos efeitos da pandemia da Covid-19.O sexto artigo, “Open strategizing e resiliência organizacional considerando a incerteza do ambiente” é de autoria de Felipe Kopp Leite (UFSC) e Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC). O objetivo do estudo foi investigar como o fenômeno de open strategizing se relaciona com a resiliência organizacional, em situações de incerteza ambiental. Como resultados do estudo teórico, os autores apontam que: (a) organizações com preparação reativa superam a incerteza por meio da inclusão e da flexibilidade; (b) organizações em alto risco ou baseadas no processo não convergem para o fenômeno de abertura da estratégia; (c) organizações focadas na resiliência, superam a incerteza por meio de aprendizados passados, transparência de informações e da inclusão de atores na formação da estratégia.Encerrando esta edição, o sétimo artigo, “Evolução do relacionamento entre alta administração e média gerência em um processo de implementação estratégica no contexto da crise da Covid-19” é de autoria de Livia Aquino Machado (FDC), Maria Elisa Brandão Bernardes (FDC) e Samir Lótfi Vaz (FDC). O objetivo foi investigar a evolução da relação entre a alta administração e a média gerência na implementação de estratégia em contexto de crise, mais especificamente a crise desencadeada pela Covid-19. Por meio de um estudo de caso os  resultados da pesquisa demonstram que, a crise da Covid-19 viabilizou a maior aproximação da alta administração com a média gerência, intensificada pelas reuniões do Comitê de Crise, catalisando o processo de diminuição de ambiguidades e abertura da alta administração para a apresentação e aceitação de ideias vindas dos gestores intermediários.Desejamos a todos uma excelente leitura!
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Iniciamos com o artigo “Mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas em hotéis marcados por incertezas” de Wendell de Moura Domingos (UFPE) e Yákara Vasconcelos Pereira (UFPE). O objetivo foi analisar a existência de semelhanças e diferenças nas mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas entre os hotéis localizados na Região do Litoral do Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas, duas regiões em diferentes estágios de desenvolvimento turístico e marcadas pelas incertezas de mercado. A partir de casos múltiplos e análise de conteúdo os resultados indicam a existência da relação entre as estratégias de cooperação e o desenvolvimento da atividade turística na região.O segundo artigo “Adaptação e reinvenção estratégica: atuação de empresas de saúde privada em tempos de pandemia” é de autoria de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen (Unijuí), Daniel Knebel Baggio (Unijuí), Maria Margarete Baccin Brizolla (Unijuí) e Taísa Schéfer Roveda (Unijuí). O objetivo foi investigar em que ponto e até que ponto as instituições de saúde privada se adaptam e se reinventam estrategicamente em tempos de pandemia. Por meio de uma abordagem qualitativa utilizando a análise do conteúdo, os resultados demonstram que as mudanças e a adaptação estratégica ocorreram, inicialmente, pela influência do meio externo e, em seguida, pela capacidade da empresa de identificar oportunidades e implementar ações de desenvolvimento e de otimização de rotinas, processos e dinâmicas, expandindo tais oportunidades para perspectivas futuras e contextos mais amplos.O terceiro artigo “Impactos da pandemia de Covid-19 na relação entre estrutura de capital e desempenho: análise das empresas listadas na B3” é de autoria de Thiago Borges de Souza (UFRGS), Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (UFRGS) e Alan Bandeira Pinheiro (UFPR). O estudo teve por objetivo identificar, setorialmente, o impacto causado pela pandemia de Covid-19 na relação entre a estrutura de capital e o desempenho das companhias brasileiras listadas na B3. A partir de demonstrações contábeis dos anos de 2019 e 2020 de 100 empresas brasileiras listadas na B3, os resultados mostram que a pandemia aumentou o nível de endividamento e diminuiu o desempenho nas empresas da amostra analisada.O quarto artigo “Transformação digital e Covid-19: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias” é de Erica Santos de Oliveira (UFU), Núbia Cristina Fernandes (UFU), Juliane Silvestre (UFU), Vérica Freitas (UFU) e Verônica Angélica Freitas de Paula (UFU). O objetivo foi analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. A partir de estudo de casos múltiplos a pesquisa descreve sobre o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário.O quinto artigo, “Efeito moderador da crise econômica e da turbulência de mercado em pequenas empresas da Amazônia Legal” é de autoria de Rodrigo Marques de Almeida (UFSM) Guerra, Luís Felipe Dias Lopes (UFSM) e Maria Emília Camargo (UFSM). O objetivo foi investigar o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado na relação entre mente aberta (MA) e resiliência empreendedora (RE) de gestores que atuam em pequenas empresas localizadas na Amazônia Legal. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais de 299 gerentes, o modelo empírico demonstra o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado sobre MA e RE em um ambiente de restrições de recursos agravado ainda mais pelos efeitos da pandemia da Covid-19.O sexto artigo, “Open strategizing e resiliência organizacional considerando a incerteza do ambiente” é de autoria de Felipe Kopp Leite (UFSC) e Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC). O objetivo do estudo foi investigar como o fenômeno de open strategizing se relaciona com a resiliência organizacional, em situações de incerteza ambiental. Como resultados do estudo teórico, os autores apontam que: (a) organizações com preparação reativa superam a incerteza por meio da inclusão e da flexibilidade; (b) organizações em alto risco ou baseadas no processo não convergem para o fenômeno de abertura da estratégia; (c) organizações focadas na resiliência, superam a incerteza por meio de aprendizados passados, transparência de informações e da inclusão de atores na formação da estratégia.Encerrando esta edição, o sétimo artigo, “Evolução do relacionamento entre alta administração e média gerência em um processo de implementação estratégica no contexto da crise da Covid-19” é de autoria de Livia Aquino Machado (FDC), Maria Elisa Brandão Bernardes (FDC) e Samir Lótfi Vaz (FDC). O objetivo foi investigar a evolução da relação entre a alta administração e a média gerência na implementação de estratégia em contexto de crise, mais especificamente a crise desencadeada pela Covid-19. Por meio de um estudo de caso os  resultados da pesquisa demonstram que, a crise da Covid-19 viabilizou a maior aproximação da alta administração com a média gerência, intensificada pelas reuniões do Comitê de Crise, catalisando o processo de diminuição de ambiguidades e abertura da alta administração para a apresentação e aceitação de ideias vindas dos gestores intermediários.Desejamos a todos uma excelente leitura!Dear Reader,We are pleased to present the Special Issue of the Iberoamerican Journal of Strategic Management, with the theme: “Strategic responses to crisis and uncertainties”. In our 2020 editorial we presented a series of indicatives highlighting the need for research that would provide a better understanding of the crisis and its impacts in diverse sectors, both past crises and the most recent one, caused by the COVID-19 pandemic.Apart from understanding the impact, it is essential to advance research that provides a better understanding about the possible actions to face these periods of crisis. In the call for this special issue we encouraged, above all, researches that advance the discussion in the field of human actions and the role of individuals in the face of crisis and uncertainties in the organizational environment.In this issue we present seven articles that provide significant contributions in this field. We start with the article “Strategic changes and dynamic capacities in hotels marked by uncertainty” by Wendell de Moura Domingos (UFPE) and Yákara Vasconcelos Pereira (UFPE). The goal was to analyze the existence of similarities and diferences in the strategic changes and dynamic capabilities between two hotels located in the na Coastal Region of Cabo de Santo Agostinho and Porto de Galinhas, two regions with different stages of touristic development and marked by market uncertainties. Based on multiple cases and content analysis, the results indicate the existence of a relationship between cooperation strategies and the development of tourism in the region.The second article “Adaptation and strategic reinvention: performance of private health companies in pandemic times” was written by de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen (Unijuí), Daniel Knebel Baggio (Unijuí), Maria Margarete Baccin Brizolla (Unijuí) e Taísa Schéfer Roveda (Unijuí). The goal was to investigate when and to what extent private health institutions adapt and reinvent themselves strategically during a pandemic. Through a qualitative approach using content analysis, the results demonstrate that the changed and the strategic adaptation happens, initially, by the influence of the external environment, and then by the company’s ability to identify opportunities and implement development actions and routine, processes and dynamics, expanding such opportunities to future perspectives and broader contexts.The third article “Impacts of the COVID-19 pandemic on the relationship between capital structure and performance: Analysis of companies listed on B3” was written by de Thiago Borges de Souza (UFRGS), Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (UFRGS) and Alan Bandeira Pinheiro (UFPR). The study’s goal was to identify, by sector, the impact caused by the COVID-19 pandemic in the relationship between capital structure and the performance of Brazilian companies listed in the B3. The results show that the pandemic raised the level of debt and diminished the performance in the companies in the sample analyzed.The fourth article “Digital Transformation and COVID-19: A multiple case study on food micro and small enterprises” is by Erica Santos de Oliveira (UFU), Núbia Cristina Fernandes (UFU), Juliane Silvestre (UFU), Vérica Freitas (UFU) and Verônica Angélica Freitas de Paula (UFU). The goal was to analyze the pandemic context in food micro and small enterprises (MSEs), as well as the digital transformations that happened from the adoption of new communication and sale channels. Based on the study of multiple cases the research describes the impact of the pandemic in (MSEs) of the food sector and how the digital transformation was driven and accelerated by this new context.The fifth article, “Moderating effect of the economic crisis and market turbulence in small companies in the legal amazon” was written by Rodrigo Marques de Almeida (UFSM) Guerra, Luís Felipe Dias Lopes (UFSM) and Maria Emília Camargo (UFSM). The goal was to investigate the moderating effect of variable economic crisis and market turbulence in the relationship between open-mindedness and entrepreneurial resilience of managers working in small companies in the Legal Amazônia. Through the Explanatory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling of 299 managers, the empirical model demonstrates the moderating effect of the variable economic crisis and market turmoil on MA and RE in an environment of resource constraints further aggravated by the effects of the COVID-19 pandemic.The sixth article, “Open strategizing and organizational resilience considering the environmental uncertainty”, was written by Felipe Kopp Leite (UFSC) and Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC). The goal of the study was to investigate how the open strategizing phenomenon relates to the organizational resilience, in situations of environmental uncertainty. As results of the theoretical study, the authors point out that: (a) organization with reactive preparation overcome uncertainty through inclusion and flexibility; (b) organization with high risk or process-based do not converge to the phenomenon of open strategizing; (c) organization focused on resilience overcome unvcertainty through learning from the past, transparency of information and inclusion of actors in the strategy formation.To end this issue, the seventh article, “Relationship evolution between top and middle management in a strategic implementation process in the context of the COVID-19 crisis” was written by Livia Aquino Machado (FDC), Maria Elisa Brandão Bernardes (FDC) and Samir Lótfi Vaz (FDC). The goal was to investigate the evolution of the relationship between senior management and middle management in the implementation of strategy in the context of crisis, more specifically the crisis generated by COVID-19. Through a case study the result of the research show that the COVID-19 crisis made it possible to bring senior management and middle management closer, intensified by the meetings of the Crisis Committee, catalyzing the process of diminishing ambiguity and the opening of senior management for the presentation and acceptance of ideas coming from middle management.We wish you all an excellent read!Universidade Nove de Julho - UNINOVERibeiro, IvanoRamos, Heidy Rodriguez2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/2240610.5585/riae.v21i2.22406Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e22406Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 21, No 2 (2022): Special issue: Strategic responses to crisis and uncertainties; e224062176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIengporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/22406/9698https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/22406/9699Copyright (c) 2022 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-06T13:37:28Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/22406Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2022-07-06T13:37:28Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
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Iniciamos com o artigo “Mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas em hotéis marcados por incertezas” de Wendell de Moura Domingos (UFPE) e Yákara Vasconcelos Pereira (UFPE). O objetivo foi analisar a existência de semelhanças e diferenças nas mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas entre os hotéis localizados na Região do Litoral do Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas, duas regiões em diferentes estágios de desenvolvimento turístico e marcadas pelas incertezas de mercado. A partir de casos múltiplos e análise de conteúdo os resultados indicam a existência da relação entre as estratégias de cooperação e o desenvolvimento da atividade turística na região.O segundo artigo “Adaptação e reinvenção estratégica: atuação de empresas de saúde privada em tempos de pandemia” é de autoria de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen (Unijuí), Daniel Knebel Baggio (Unijuí), Maria Margarete Baccin Brizolla (Unijuí) e Taísa Schéfer Roveda (Unijuí). O objetivo foi investigar em que ponto e até que ponto as instituições de saúde privada se adaptam e se reinventam estrategicamente em tempos de pandemia. Por meio de uma abordagem qualitativa utilizando a análise do conteúdo, os resultados demonstram que as mudanças e a adaptação estratégica ocorreram, inicialmente, pela influência do meio externo e, em seguida, pela capacidade da empresa de identificar oportunidades e implementar ações de desenvolvimento e de otimização de rotinas, processos e dinâmicas, expandindo tais oportunidades para perspectivas futuras e contextos mais amplos.O terceiro artigo “Impactos da pandemia de Covid-19 na relação entre estrutura de capital e desempenho: análise das empresas listadas na B3” é de autoria de Thiago Borges de Souza (UFRGS), Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro (UFRGS) e Alan Bandeira Pinheiro (UFPR). O estudo teve por objetivo identificar, setorialmente, o impacto causado pela pandemia de Covid-19 na relação entre a estrutura de capital e o desempenho das companhias brasileiras listadas na B3. A partir de demonstrações contábeis dos anos de 2019 e 2020 de 100 empresas brasileiras listadas na B3, os resultados mostram que a pandemia aumentou o nível de endividamento e diminuiu o desempenho nas empresas da amostra analisada.O quarto artigo “Transformação digital e Covid-19: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias” é de Erica Santos de Oliveira (UFU), Núbia Cristina Fernandes (UFU), Juliane Silvestre (UFU), Vérica Freitas (UFU) e Verônica Angélica Freitas de Paula (UFU). O objetivo foi analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. A partir de estudo de casos múltiplos a pesquisa descreve sobre o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário.O quinto artigo, “Efeito moderador da crise econômica e da turbulência de mercado em pequenas empresas da Amazônia Legal” é de autoria de Rodrigo Marques de Almeida (UFSM) Guerra, Luís Felipe Dias Lopes (UFSM) e Maria Emília Camargo (UFSM). O objetivo foi investigar o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado na relação entre mente aberta (MA) e resiliência empreendedora (RE) de gestores que atuam em pequenas empresas localizadas na Amazônia Legal. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais de 299 gerentes, o modelo empírico demonstra o efeito moderador das variáveis crise econômica e turbulência de mercado sobre MA e RE em um ambiente de restrições de recursos agravado ainda mais pelos efeitos da pandemia da Covid-19.O sexto artigo, “Open strategizing e resiliência organizacional considerando a incerteza do ambiente” é de autoria de Felipe Kopp Leite (UFSC) e Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC). O objetivo do estudo foi investigar como o fenômeno de open strategizing se relaciona com a resiliência organizacional, em situações de incerteza ambiental. Como resultados do estudo teórico, os autores apontam que: (a) organizações com preparação reativa superam a incerteza por meio da inclusão e da flexibilidade; (b) organizações em alto risco ou baseadas no processo não convergem para o fenômeno de abertura da estratégia; (c) organizações focadas na resiliência, superam a incerteza por meio de aprendizados passados, transparência de informações e da inclusão de atores na formação da estratégia.Encerrando esta edição, o sétimo artigo, “Evolução do relacionamento entre alta administração e média gerência em um processo de implementação estratégica no contexto da crise da Covid-19” é de autoria de Livia Aquino Machado (FDC), Maria Elisa Brandão Bernardes (FDC) e Samir Lótfi Vaz (FDC). O objetivo foi investigar a evolução da relação entre a alta administração e a média gerência na implementação de estratégia em contexto de crise, mais especificamente a crise desencadeada pela Covid-19. Por meio de um estudo de caso os  resultados da pesquisa demonstram que, a crise da Covid-19 viabilizou a maior aproximação da alta administração com a média gerência, intensificada pelas reuniões do Comitê de Crise, catalisando o processo de diminuição de ambiguidades e abertura da alta administração para a apresentação e aceitação de ideias vindas dos gestores intermediários.Desejamos a todos uma excelente leitura!
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