Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ivana Carneiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Antonialli, Luiz Marcelo, Gomes, Amiralva Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052
Resumo: O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706
id RIEOEI-1_8e6c257ee5606d5a89df46f6e7eb4a73
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15052
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E SnowStrategic Behavior of Business Women: A Study Based on the Miles and Snow TypologyHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1706Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow.Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology.O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706 The objective of the present study is to assess the strategic behavior of female entrepreneurs. The study was based on Miles and Snow’s (1978) taxonomy of strategic types to identify these strategic forms. The methodology was a quantitative research, with a questionnaire structured in 75 small businesses owned and managed by women. Choosing women as the object of this study is mainly due to the fact that the insertion of women in the productive system constitutes a privileged factor for analyzing the transformations happening in the feminine world during these modern days. From comparisons of statistical variables reflecting competitive strategy, we conclude that the four strategic types proposed by Miles and Snow exist: prospector, analyzer, defender and reactor. Among which, the most common strategic profile was the analyzer.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1505210.5585/ijsm.v10i1.1706Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-1272176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052/7261Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ivana CarneiroAntonialli, Luiz MarceloGomes, Amiralva Ferraz2019-09-20T13:23:58Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15052Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:23:58Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
Strategic Behavior of Business Women: A Study Based on the Miles and Snow TypologyHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1706
title Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
spellingShingle Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
Almeida, Ivana Carneiro
Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow.
Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology.
title_short Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
title_full Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
title_fullStr Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
title_full_unstemmed Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
title_sort Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
author Almeida, Ivana Carneiro
author_facet Almeida, Ivana Carneiro
Antonialli, Luiz Marcelo
Gomes, Amiralva Ferraz
author_role author
author2 Antonialli, Luiz Marcelo
Gomes, Amiralva Ferraz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ivana Carneiro
Antonialli, Luiz Marcelo
Gomes, Amiralva Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow.
Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology.
topic Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow.
Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology.
description O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052
10.5585/ijsm.v10i1.1706
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v10i1.1706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052/7261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725303681024