Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706 |
id |
RIEOEI-1_8e6c257ee5606d5a89df46f6e7eb4a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15052 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E SnowStrategic Behavior of Business Women: A Study Based on the Miles and Snow TypologyHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1706Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow.Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology.O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706 The objective of the present study is to assess the strategic behavior of female entrepreneurs. The study was based on Miles and Snow’s (1978) taxonomy of strategic types to identify these strategic forms. The methodology was a quantitative research, with a questionnaire structured in 75 small businesses owned and managed by women. Choosing women as the object of this study is mainly due to the fact that the insertion of women in the productive system constitutes a privileged factor for analyzing the transformations happening in the feminine world during these modern days. From comparisons of statistical variables reflecting competitive strategy, we conclude that the four strategic types proposed by Miles and Snow exist: prospector, analyzer, defender and reactor. Among which, the most common strategic profile was the analyzer.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1505210.5585/ijsm.v10i1.1706Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-1272176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052/7261Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ivana CarneiroAntonialli, Luiz MarceloGomes, Amiralva Ferraz2019-09-20T13:23:58Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15052Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:23:58Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow Strategic Behavior of Business Women: A Study Based on the Miles and Snow TypologyHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V10i1.1706 |
title |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
spellingShingle |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow Almeida, Ivana Carneiro Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow. Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology. |
title_short |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
title_full |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
title_fullStr |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
title_full_unstemmed |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
title_sort |
Comportamento Estratégico de Mulheres Empresárias: Estudo Baseado na Tipologia de Miles E Snow |
author |
Almeida, Ivana Carneiro |
author_facet |
Almeida, Ivana Carneiro Antonialli, Luiz Marcelo Gomes, Amiralva Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Antonialli, Luiz Marcelo Gomes, Amiralva Ferraz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ivana Carneiro Antonialli, Luiz Marcelo Gomes, Amiralva Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow. Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology. |
topic |
Comportamento Estratégico; Gestão Feminina, Tipologia de Miles e Snow. Strategic Behavior; Female Management; Miles and Snow Typology. |
description |
O objetivo desse trabalho é conhecer o comportamento estratégico de mulheres empresárias. Para tanto, baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos de Miles e Snow (1978) para identificar essas formas estratégicas. A metodologia de estudo foi procedimento quantitativo, com aplicação de questionário estruturado em setenta e cinco pequenas empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. A partir de comparações estatísticas entre variáveis que traduzem a estratégia competitiva, conclui-se que há ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow, isto é, as estratégias, defensiva, analítica, prospectora e reativa. A estratégia mais frequente foi a analítica. DOI:10.5585/riae.v10i.1706 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052 10.5585/ijsm.v10i1.1706 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v10i1.1706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15052/7261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 10, No 1 (2011): RIAE v10n1; 102-127 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138725303681024 |