Orientações para Mercado e para Aprendizagem: Interdependência, Complementaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15290 |
Resumo: | Este estudo investiga as relações existentes entre as dimensões da Orientação para Mercado, Orientação para Aprendizagem e o desempenho organizacional de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) da região de Santa Maria/RS. Foi conduzida uma pesquisa de levantamento com a adesão de 83 micro, pequenos e médios empresários de Santa Maria e região com instrumento de coleta de dados estruturado adotando as escalas MARKOR e de Orientação para Aprendizagem. Elaborou-se ainda um modelo estrutural de referência estimado por PLS (Partial Least Squares) com adoção da técnica de bootstrapping. Os resultados sugerem que existe uma alta interdependência entre as dimensões das orientações para mercado e aprendizagem nas MPMEs. As análises permitem inferir que os aspectos comportamentais e o senso comum de aprendizagem e visão compartilhada impactam positivamente nas dimensões da OPM e no desempenho organizacional das MPMEs. Em contrapartida, os resultados sugerem a ausência de relação significativa entre a responsividade e o desempenho. DOI:10.5585/riae.v12i2.1876 |
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Orientações para Mercado e para Aprendizagem: Interdependência, ComplementaridadeMarket and Learning Orientations: Interdependence, ComplementarityAprendizagem Organizacional; Mínimos Quadrados Parciais; Escala MARKOR; Estratégia.Organizational Learning; Partial Least Squares; MARKOR Scale; Strategy.Este estudo investiga as relações existentes entre as dimensões da Orientação para Mercado, Orientação para Aprendizagem e o desempenho organizacional de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) da região de Santa Maria/RS. Foi conduzida uma pesquisa de levantamento com a adesão de 83 micro, pequenos e médios empresários de Santa Maria e região com instrumento de coleta de dados estruturado adotando as escalas MARKOR e de Orientação para Aprendizagem. Elaborou-se ainda um modelo estrutural de referência estimado por PLS (Partial Least Squares) com adoção da técnica de bootstrapping. Os resultados sugerem que existe uma alta interdependência entre as dimensões das orientações para mercado e aprendizagem nas MPMEs. As análises permitem inferir que os aspectos comportamentais e o senso comum de aprendizagem e visão compartilhada impactam positivamente nas dimensões da OPM e no desempenho organizacional das MPMEs. Em contrapartida, os resultados sugerem a ausência de relação significativa entre a responsividade e o desempenho. DOI:10.5585/riae.v12i2.1876This study investigates the relationship between the dimensions of Market Orientation (MO), Learning Orientation (LO) and Organizational Performance (OP) of Micro, Small and Medium Enterprises (MSMEs) in the region of Santa Maria / RS. It was conducted a survey with the voluntary participation of 83 micro, small and medium businesses of Santa Maria and its region adopting structured data collection instrument with MARKOR scale and learning orientation scale. It was developed a structural model of reference that was also estimated by PLS (Partial Least Squares) and the adoption of bootstrapping technique. The results suggest that there is a high interdependence between the dimensions of the three dimensions of MO. Thus, evidences suggest that there is a strong interdependence between the three dimensions of LO. However, the relationship between the dimensions of LO and MO are less significant. Also, results suggest the absence of significant relationship between responsiveness and OP. On the other hand, the dissemination of intelligence impacts positively and significantly on the OP.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1529010.5585/ijsm.v12i2.1876Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 2 (2013): April/June; 138-164Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 2 (2013): April/June; 138-1642176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15290/7474Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbbade, Eduardo Botti2021-02-22T18:57:26Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15290Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:57:26Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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