Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Padilha, Ana Claudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gallon, Cristina, Mattos, Paloma de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15085
Resumo: O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores condicionantes do desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas nas indústrias de joias de Guaporé-RS. Os procedimentos metodológicos empregados no estudo são explicados pela pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados através de questionário e as empresas produtoras de joias escolhidas aleatoriamente. Os dados foram analisados através da transcrição das respostas dos questionários e organizados em quadros para uma melhor compreensão. Os resultados indicam que as empresas utilizam estratégias competitivas e cooperativas que são delineadas pensando em produzir produtos com preços baixos, diferenciados, especialmente por estarem num ambiente pressionado por produtos importados que disputam a preferência dos consumidores. DOI:10.5585/riae.v11i2.1826
id RIEOEI-1_d9d3f5f0d77ee010b2af33de210e72e9
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15085
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RSFactors Conditioning the Implementation of Cooperative and Competitive Strategies: The Case of Industries of Jewelry Guaporé- Rs StateCONDICIONANTES DE LA APLICACIÓN DE LAS ESTRATEGIAS DE COOPERACIÓN Y COMPETITIVA: EL CASO DE LA INDUSTRIA DE JOYERÍA GUAPORÉ-RSEstratégias; Competição; Cooperação; Joias.Strategies; Competition; Cooperation; Jewelry.Competencia, Cooperación; Estrategias; Joyas.O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores condicionantes do desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas nas indústrias de joias de Guaporé-RS. Os procedimentos metodológicos empregados no estudo são explicados pela pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados através de questionário e as empresas produtoras de joias escolhidas aleatoriamente. Os dados foram analisados através da transcrição das respostas dos questionários e organizados em quadros para uma melhor compreensão. Os resultados indicam que as empresas utilizam estratégias competitivas e cooperativas que são delineadas pensando em produzir produtos com preços baixos, diferenciados, especialmente por estarem num ambiente pressionado por produtos importados que disputam a preferência dos consumidores. DOI:10.5585/riae.v11i2.1826This study aims to identify and analyze factors that influence the development of competitive and cooperative strategies in the industry of jewelry of Guaporé-RS. The methodological procedures employed in the study are explained by qualitative and exploratory studies, along with data collected through a questionnaire presented to randomnly chosen producers of jewelry and semi jewelry. Data were analyzed using the transcription of the questionnaire responses and organized in tables for better understanding. The results indicate that firms using strategies that are competitive and exercise cooperative thinking result in producing low-costs. This result is important due to the fact that this industry is under pressure to compete for consumers from imported products.Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar los factores que influyen en el desarrollo de estrategias cooperativas y competitivas en la industria de la joyería Guaporé-RS. Los procedimientos metodológicos utilizados en este estudio se explica por el estudio cualitativo y exploratorio, con datos recogidos a través de un cuestionario enviado a las empresas que fabrican joyas elegido al azar. Los datos fueron analizados por la transcripción de las respuestas a los cuestionarios y organizados en tablas para una mejor comprensión. Los resultados indican que las empresas utilizan estrategias competitivas y cooperativas que están delineados pensando en la producción de productos con precios bajos y diferenciados, sobre todo en un ambiente al ser presionado por los productos importados que compiten por la preferencia del consumidor.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1508510.5585/ijsm.v11i2.1726Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 34-69Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 34-692176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15085/7294Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Padilha, Ana ClaudiaGallon, CristinaMattos, Paloma de2021-02-22T18:58:33Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15085Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:58:33Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
Factors Conditioning the Implementation of Cooperative and Competitive Strategies: The Case of Industries of Jewelry Guaporé- Rs State
CONDICIONANTES DE LA APLICACIÓN DE LAS ESTRATEGIAS DE COOPERACIÓN Y COMPETITIVA: EL CASO DE LA INDUSTRIA DE JOYERÍA GUAPORÉ-RS
title Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
spellingShingle Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
Machado Padilha, Ana Claudia
Estratégias; Competição; Cooperação; Joias.
Strategies; Competition; Cooperation; Jewelry.
Competencia, Cooperación; Estrategias; Joyas.
title_short Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
title_full Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
title_fullStr Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
title_full_unstemmed Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
title_sort Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
author Machado Padilha, Ana Claudia
author_facet Machado Padilha, Ana Claudia
Gallon, Cristina
Mattos, Paloma de
author_role author
author2 Gallon, Cristina
Mattos, Paloma de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Padilha, Ana Claudia
Gallon, Cristina
Mattos, Paloma de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias; Competição; Cooperação; Joias.
Strategies; Competition; Cooperation; Jewelry.
Competencia, Cooperación; Estrategias; Joyas.
topic Estratégias; Competição; Cooperação; Joias.
Strategies; Competition; Cooperation; Jewelry.
Competencia, Cooperación; Estrategias; Joyas.
description O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores condicionantes do desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas nas indústrias de joias de Guaporé-RS. Os procedimentos metodológicos empregados no estudo são explicados pela pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados através de questionário e as empresas produtoras de joias escolhidas aleatoriamente. Os dados foram analisados através da transcrição das respostas dos questionários e organizados em quadros para uma melhor compreensão. Os resultados indicam que as empresas utilizam estratégias competitivas e cooperativas que são delineadas pensando em produzir produtos com preços baixos, diferenciados, especialmente por estarem num ambiente pressionado por produtos importados que disputam a preferência dos consumidores. DOI:10.5585/riae.v11i2.1826
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15085
10.5585/ijsm.v11i2.1726
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15085
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v11i2.1726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15085/7294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 34-69
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 34-69
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725942263808